TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE MICROS, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE MICROS, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.664 Palavras (15 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

Este artigo descreve a importância do planejamento financeiro de Micros, Pequenas e Médias Empresas as quais caracteristicamente, não tem o hábito de fazê-lo, pelo menos formalmente.

O desenvolvimento do planejamento financeiro envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam de alguma forma, afetar os resultados do negócio e projeção de resultados esperados, possibilitando ao gestor a prevenção quanto ás necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente. Através da elaboração de um planejamento financeiro informal, sem reconhecimento científico, a pequena empresa, objeto do estudo, demonstra com clareza a eficiência do programa elaborado, utilizado como insumo á gestão financeira.

Através do planejamento financeiro de Micros, Pequenas e Médias Empresas poderá aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação no mercado, de modo que seja possível alcançá-las, considerando-se a capacidade de produção e comercialização da empresa.

A administração financeira empírica poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como se detectar o que especificamente não está de acordo com o projetado, dificultando assim a tomada de ações corretivas, para que o resultado projetado seja alcançado de forma e no período planejado.

PALAVRAS-CHAVES: Micros, Pequenas e Médias Empresas. Planejamento Financeiro. Gestão Eficiente.

ABSTRACT

This article describes the importance of financial planning Micro, Small and Medium Enterprises which characteristically do not have the habit of doing it, at least formally. The development of financial planning involves knowledge of environmental variables that may in any way affect the business results and projection of expected results, allowing the manager to prevention as the needs or excess cash, providing opportunities for efficient management. Through the development of an informal financial planning without scientific recognition, the small business, object of the study clearly demonstrates the efficiency of the prepared agenda will be used as input financial management. Through financial planning Micro, Small and Medium Enterprises can gauge the expected results with the results obtained and outline strategies for market share, so that you can reach them, considering the capacity of production and marketing company. Empirical tax authorities could endanger the company's survival, since there is no way to detect what specifically is not in accordance with the designed, making it difficult to take corrective actions so that the projected results will be achieved and so the planned period.

KEYWORDS: Micro, Small and Medium Enterprises. Financial Planning. Efficient management.

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Atualmente existe uma grande preocupação com a gestão de Micros, Pequenas e Médias Empresas, uma vez que as mesmas são consideradas de grande importância no crescimento e maturação de uma economia saudável e responsável pela geração de oportunidades que absorve uma parte considerável da população ativamente econômica disponível no mercado de trabalho e pelo incentivo ao desenvolvimento empresarial.

Normalmente, Micros, Pequenas e Médias Empresas, por conta de seu porte, possuem uma estrutura mais enxuta em relação ao número de funcionários e ao espaço físico. Sua administração é, por muitas vezes, familiar, e a tomada de decisões se concentra nas mãos do próprio dono.

As pequenas e médias empresas são importantíssimas para o país, do ponto de vista econômico e social, devido a sua capacidade de geração de empregos e distribuição de renda, bem como a sua aptidão para a formação de empreendedores e de mão-de-obra. Constituem-se na maioria absoluta de empresas do território, respondendo por 98% dos estabelecimentos empresariais e 60% dos empregos urbanos no Brasil, consolidando-se em todos os setores da economia.

Existem diversas questões sem respostas acerca da administração de Micros, Pequenas e Médias Empresas, e uma questão muito importante dizem respeito ao profissional que gerencia, talvez, o mais importante setor dessas organizações: o setor financeiro. Manter o equilíbrio nas finanças diante de tantas situações adversas requer características, as quais se busca apresentar e discutir neste artigo.

2 CONTEXTO DE EMPRESA

Quando pensamos em negócios, logo surge em nossas mentes à empresa, mas; o que é uma empresa, qual conceito devemos ter dessa palavra? Diversos autores mostram os mais variados conceitos para definir e conceituar esta palavra, entretanto a mais usual seja a de que:

Empresa é a unidade econômica organizada, que combinando capital e trabalho, produz ou faz circular bens ou presta serviços com finalidade de lucro. Adquire personalidade jurídica pela inscrição de seus atos constitutivos nos órgãos de registro próprio, adquirindo dessa forma capacidade jurídica para assumir direitos e obrigações. A empresa deve ter sua sede, ou seja, deve um domicílio, local onde exercerá seus direitos e responderá por suas obrigações. (FABRETTI, 2003, p.36),

Neste aspecto, a empresa surge como a maneira estruturada, organizada e gerida a fim de atingir um determinado resultado, e isto acontece através da combinação dos diferentes que integram o processo.

Para Padoveze (2005, p.3), “as empresas nascem a partir de investimentos nas operações necessárias para vender os produtos e serviços escolhidos”. Nesta nova visão, para que haja os recursos necessários para que a empresa cresça e se desenvolva, são necessários investimentos que servirão como parâmetros iniciais da etapa financeira da empresa.

Ainda, segundo Padoveze (2005, P.3), “a finalidade da empresa é criar valor para seu proprietário”. Este valor é o lucro que o investidor espera, ou ainda o preço pelo risco que este está correndo ao aplicar seu capital em um determinado investimento.

3 CONCEITUÇÃO DE EMPRESA

Vários autores citam a dificuldade em definir o porte da empresa, pois são muitos parâmetros que podem ser analisados, existindo uma grande variedade de critérios na literatura.

Almeida e Moreira (2004) citam que características específicas, receita bruta anual e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com