TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA COMUNIDADE DA FAZENDA SÃO ROQUE

Por:   •  22/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

POLO EAD

ELIANA BOHLAND

MARCO ROBERTO SOARES

MARIA DO BOMSUCESSO DO ALVARENGA

PEDRO BATISTA

VERA LÚCIA DE OLIVEIRA SILVA

UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA COMUNIDADE DA FAZENDA SÃO ROQUE

SÃO PAULO

2010


ELIANA BOHLAND

MARCO ROBERTO SOARES

MARIA DO BOMSUCESSO DO ALVARENGA

PEDRO BATISTA

VERA LÚCIA DE OLIVEIRA SILVA

UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA COMUNIDADE DA FAZENDA SÃO ROQUE

                Relatório Conceitual apresentado no curso de graduação a Universidade Metodista de São Paulo, curso de Tecnólogo de Gestão Pública do pólo EAD Perus, que corresponde à primeira parte do Módulo: Oficina de elaboração e encaminhamento de Projetos de Gestão I, do PAP (Plano de Ação Profissional).

Orientação: Professores: Roberto Joaquim de Oliveira e Judith Zuquim

SÃO PAULO

2010

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL        

3.        COMUNIDADES        

REFERÊNCIAS        

OBRAS CONSULTADAS        


RESUMO

Este relatório se propõe a apresentar um relatório de proposições de intervenção social, através da participação social da comunidade da Fazenda São Roque junto aos gestores municipais da cidade Franco da Rocha, com vistas à melhoria da qualidade de vida desta comunidade e também dos aparelhos do Estado disponíveis. Este relatório se dará através de reuniões junto à comunidade, num primeiro momento para identificar as necessidades, e depois, num segundo momento, para apresentar as proposições que entendemos serem possíveis de executar, tendo como base, indicadores sociais e políticas públicas executadas em outras comunidades que apresentaram êxito.

Palavras-chave: Comunidade; Participação Social; Governança.

ABSTRACT

This report is to present a report on proposals for social intervention, through the participation of the community of São Roque farm near the city's municipal managers Franco da Rocha, with a view to improving the quality of life of this community and also of the State apparatus available. This report will be through meetings with the community, at first to identify needs and then, subsequently, to submit proposals that we believe are possible to implement, based on social indicators and public policies implemented in other communities who had success.

Keywords: Community, Social Participation, Governance

  1. INTRODUÇÃO

A Constituição Federal de 1988 fala em Estado Democrático de Direto. Mas, o ambiente mais propício para exercitarmos este conceito é nos municípios, uma vez que lá estão instaladas as comunidades. E é exatamente a partir do princípio de um Estado Democrático, é que defendemos, neste trabalho, uma efetiva participação cidadã, nas decisões da administração que alcancem toda a coletividade.

O trabalho faz parte de um Projeto de Ação Profissional (PAP), onde se pretende analisar a situação de uma comunidade, no que se refere à presença do estado e suas ações na comunidade. Após esta análise, estudar indicadores e soluções que possam ser aplicadas nesta comunidade, e propor ações efetivas para sua execução.

Para o correto entendimento em relação à abordagem e ações que iremos adotar discutimos os temas propostos pela Universidade, que abrangem conceitos de comunidade, participação social e governança.

O entendimento foi feito primeiramente de forma individual e depois, através de reuniões do grupo de trabalho, fechamos o conceito final que será adotado como estratégia.

Este projeto foi conduzido, tendo como premissa o objetivo proposto pela Universidade para o PAP, que é possibilitar ao aluno de Gestão Pública, construir um elo com a sociedade, possibilitando criar um conjunto de parcerias junto a governos locais/regionais, lideranças de gestão social das comunidades e outros setores da governança de cidades e regiões.

Este elo possibilita ao aluno exercitar e até influenciar em ações positivas junto as comunidades e na sociedade como um todo.

Objetiva construir na prática, ações e propostas discutidas durante das aulas, aprimorando a capacidade de interpretação e crítica científica, tão importante no exercício da profissão de gestor público.

Enfim, o que procuramos demonstrar neste trabalho, e que a cidadania pode ser exercida como mecanismo transformador de uma sociedade, todavia, esta mesma cidadania deve ser vista em todos os seus aspectos, principalmente no sentido que, através dela, se almeja uma sociedade com vida digna para todos.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL

Estudando os três temas propostos, fica claro a interdependência entre eles. Uma boa governança é resultado de um bom gestor público, mas também de uma participação social intensa e coesa, e isto somente se consegue se houver comunidades sólidas e cientes dos seus direitos fundamentais. Portanto, nosso objetivo foi encontrar o conceito ideal para a nossa proposta de trabalho do grupo.

Ocorre, que a discussão de algum tema ou conceito eminentemente teórico apresenta certa dificuldade. Encontrar o que mais se aproxima do que entendemos viável para o sucesso do trabalho, explorar as idéias apresentadas, exige uma apurada leitura crítica. Essas etapas, por si sós, constituem um importante progresso no debate teórico e como princípio para uma intervenção na prática social. Passar deles para uma proposta factível de execução, é algo muito difícil. Isto ocorreu principalmente com o tema Comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com