TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influencia da contabilidade societária nas organizações.

Por:   •  2/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.784 Palavras (32 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 32

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradecemos a Deus por tudo que nos proporciona, por nos dar sabedoria e iluminar nossos caminhos.

À professora Adelaide Maria da Cruz pela orientação, apoio e dedicação.

As Empresas Renaumec Reparação Automotiva LTDA, DMA DISTRIBUIDORA S/A, e Lojas Rede que possibilitaram a realização deste trabalho através da coleta de dados.

E aos familiares pela paciência em tolerar nossa ausência.

A todos, o nosso muito obrigado!

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, tem medo ou se arrepende.”

Leonardo da Vince

        RESUMO

Este projeto interdisciplinar tem como finalidade estudar e entender a importância e necessidade de controle e avaliação dos estoques nas empresas, apontar as vantagens e desvantagens, além de demonstrar as dificuldades de implantação do CPC 16 nas empresas. Neste contexto, são demonstrados os controles que as empresas fazem em relação aos estoques, seu gerenciamento e como essa ferramenta pode ajudar ou prejudicar a empresa em áreas financeiras e administrativas, também como os demais setores lidam com o controle transmitindo e recebendo as informações referentes aos estoques, para avaliação e controle dessas informações para atingir os objetivos da empresa. A escolha desse tema se deve á importância de se ter um controle contábil das operações dentro das empresas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com o Gerente de Estoque da empresa DMA DISTRIBUIDORA S/A, com a gerente de logística da Lojas Rede, e  com o Estoquista da empresa Renaumec Reparação Automotiva LTDA Me. A técnica de coleta de dados para a pesquisa de campo do projeto foi realizada por meio de uma entrevista feita aos funcionários, para demonstrar a importância do controle dos estoques, e como esse controle é administrado dentro da empresa. Posteriormente encontram-se os resultados da pesquisa demonstrando a administração e gestão do controle de estoques.

Palavras - chaves: CPC 16, controle de estoque; importância do controle de estoque.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1 Contabilidades no Brasil        

2.1.1 Contabilidade Societária        

2.2 CPC 16 e IASB 2        

2.2.1 CPC e IASB no Brasil        

2.3 Métodos de Avaliação e indicadores de controle de estoque        

2.4 Vantagens X Desvantagens do CPC 16        

2.5 Controle físico        

2.5.1 Controles gerenciais dos estoques        

2.5.2 Indicadores de controle de estoque        

3 METODOLOGIA        

3.1 Abordagens da pesquisa        

3.2 Unidade de análise e de observação        

3.3 Descrições das fontes de informação        

3.4 Técnicas de coleta de dados        

3.5 Métodos de análise        

4 ANÁLISE DE DADO        

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIA        

APENDICE        

1 INTRODUÇÃO

Entende-se contabilidade como a ciência que controla o patrimônio e gerencia os negócios de uma empresa, além de registrar os fatos que afetam seu patrimônio com finalidade de fornecer informações importantes para a tomada de decisões nas organizações. Por meio dos registros e análises de todos os fatos relacionados com a formação, movimentação e variações do patrimônio administrativo vinculados à entidade, a contabilidade assegura o controle e fornece aos administradores as informações necessárias à ação administrativa. Bem como aos proprietários, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade. As teorias e práticas contábeis permitem a correta interpretação das informações, por qualquer acionista ou outro interessado, em qualquer parte do mundo.

A contabilidade societária envolve todas as entidades constituídas perante a justiça, com ou sem fins lucrativos, está em resumo no código civil brasileiro, sempre voltada para a constituição das sociedades registradas nas juntas comerciais ou registro civil de pessoas jurídicas.

Ao longo dos anos, a contabilidade tem procurado evoluir por meio dos estudos e pesquisas, no sentido de apresentar práticas específicas e tidas como adequadas e necessárias à composição do conjunto de informações de que os tomadores de decisão necessitam de uma condução competitiva das empresas, se transformando em um instrumento fundamental de auxílio gerencial ás organizações, para mensurar seus resultados e buscar sua eficácia organizacional. Com o crescimento contínuo de grandes empresas, multinacionais ou transnacionais e com um número elevado de acionistas, asinformações contábeis são imprescindíveispara tomada de decisões nas organizações. A importância deter um controle contábil das operações de empresas foi aumentando de acordo com as demandas de mercado, legislações e tributações. Com o tempo, as empresas tiveram que se adequar a este perfil, pois tinham que demonstrar com muita precisão todos os fatos ocorridos nos períodos que se passaram.

No tempo atual, surge a obrigação de ter um setor responsável pela parte contábil da empresa ou terceirizar este serviço que afeta diretamente na administração e organização financeira da empresa do seu patrimônio.

Com o crescimento do mercado, as instituições buscam garantir um excelente gerenciamento de estoques, tendo em vista o atendimento de sua clientela com condições favoráveis em curto prazo. Por esse motivo, as empresas devem ser ligeiras, inovadoras, flexíveis e competentes nos seus processos industriais e comerciais. O controle de estoques está inteiramente ligado ao processo de compras, por conta de uma melhor comercialização no mercado, mantém um baixo custo na aquisição de matéria prima e preservação do fluxo de caixa. Através do gerenciamento de estoque, a empresa alcança os menores custos financeiros na obtenção de seus insumos, podendo assim ter um produto de excelente qualidade a custo inferior de seus concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com