TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUENCIA NORTE AMERICANA NA CONTABILIDADE NACIONAL

Por:   •  16/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  1.720 Visualizações

Página 1 de 2

A contabilidade tem na sua origem a influência de grandes escolas europeias. Entretanto, em meados do século XX, após algumas importantes mudanças no cenário econômico mundial, esta influência entra em declínio e a escola norte-americana avança com suas doutrinas bem desenvolvidas e mais adaptadas ao novo contexto, através de pesquisas e trabalhos intensos que aos poucos foram se espalhando.

O avanço do enfoque norte-americano chega ao Brasil a partir da década de 60. Até então, prevalecia a cultura contábil europeia, particularmente a italiana. Dessa forma, o ensinamento patrimonialista perde força e, com o surgimento da Lei 6.404/76 das S/As, os padrões contábeis, aos poucos, sofrem adequação às Normas Internacionais, traçando um divisor histórico desse assunto no Brasil.

Vale lembrar que em 1972, a Circular nº 179 estabeleceu a expressão “princípios contábeis geralmente aceitos” e, no mesmo ano, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) se manifestou através da Resolução nº 321 adotando e ratificando a mesma terminologia.

Esta divulgação dos princípios, por meio de organizações, evidencia a contribuição da escola norte-americana para o mundo contábil, ampliando a produção de informação antes direcionada apenas aos administradores e credores para focar nos investidores e acionistas.

Fazendo uma comparação entre as duas vertentes doutrinárias, observa-se que a intenção europeia era apenas de investigar e/ou estudar o movimento patrimonial e a quem os resultados decorrentes desse estudo interessavam, enquanto o modelo norte-americano buscava registrar e divulgar todos os fatos, normatizando os procedimentos e qualificando a informação contábil, o que maximizou a sua difusão tornando-a útil a qualquer usuário.

Enfim, podemos concluir que os dispositivos legais e regulamentadores influenciaram de forma muito concreta a transformação da contabilidade até os atuais princípios contábeis no Brasil. Diante do cenário atual da Contabilidade brasileira, que ainda vive momentos de convergências das normas internacionais, alicerçando o conhecimento adquirido e sempre prezando pela transparência na evidenciação das informações para os usuários, verifica-se que as novas alterações trazem consequências fiscais, as quais certamente deverão ser reguladas por meio de novos atos normativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com