TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inovacao tecnologica e a contabilidade

Artigo: A inovacao tecnologica e a contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Artigo  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

A INOVACAO TECNOLOGICA E A CONTABILIDADE

Autor: ANTONIO CARLOS NUNES, Mestrando em Sistema de Gestão – Qualidade, Universidade Federal Fluminense – UFF – LATEC- Busines School. Rua: Dr Salk, 177 – Rocha – SG – RJ – 24421-470. (21) 2604.5799, (21) 2622.7419 e Tel Fax (21) 2719.5491 - nunes1949@yahoo.com.br

RESUMO

O mercado cada vez mais competitivo, a globalização e a crescente informatização exigem que o profissional da área contábil enfrente vários desafios. Os clientes têm mudado suas necessidades, sempre em busca da qualidade e de melhores serviços. Sendo assim, o profissional contábil deve estar atento aos novos paradigmas que surgem, abandonando o que estiver ultrapassado. É época de mudar, atualizar, identificar as necessidades das entidades, fornecer informações objetivas e com qualidade, sabendo utilizá-las e transmiti-las de forma que sejam úteis aos gestores das organizações.

Vivemos hoje a era do conhecimento, do capital intelectual, onde o poder de manipular o conhecimento é o ponto chave das grandes decisões. E é este capital que as empresas estão procurando, principalmente no setor contábil: de profissionais que possam interagir e estudar as realidades políticas, sociais e financeiras e toda e qualquer variável que possa determinar o rumo a ser tomado por elas. O contabilista deve ter consigo que é um trabalhador do conhecimento, um profissional valioso, procurado por seu talento e trabalho.

Para sobreviver nestes novos tempos, o profissional contábil deve possuir, agilidade, perspicácia e disponibilidade para resolver os problemas que surgem. Sendo assim, o que importa é a capacidade de aprender a lidar com mudanças, com as idéias de melhorias. O desejo de aprender deve estar dentro do profissional contábil que deseja ser bem sucedido.

As empresas passam por transformações que lhes impõem ações rápidas. Seus produtos possuem vida curta e os investimentos em melhoria nos processos produtivos começam a ser suplantados pelos investimentos em desenvolvimento de novos produtos para novos mercados.

Conclui-se que num ambiente de intensas mudanças social, econômica e tecnológica, nenhuma empresa pode se manter estática diante das adversidades e conduzir o processo contábil, vivenciado até pouco tempo, como uma mera rotina econômico-fiscal ou o que é pior, apenas adesão a uma boa técnica com o fim de atender os interesses do fisco. Os cenários são outros, o mundo contábil, na verdade, já aderiu às transformações requeridas pela movimentação circulatória de riquezas entre a célula social e a sociedade, se inserido num sistema ambiental que requer atenção em consonância com a velocidade proposta pela tecnologia na era digital.

Palavras Chaves:

A contabilidade e as novas tecnologias da informação/

Sistemas de Informações de Vendas;

Sistemas de Inteligência de Marketing (SIM);

Sistema de Informações Gerencia (SIG).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com