TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADE DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EMPRESA TALENTO MODAS

Exames: A NECESSIDADE DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EMPRESA TALENTO MODAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  3.839 Palavras (16 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 16

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS

Amauri Bonfim Júnior

Danilo Donizete Cândido

A NECESSIDADE DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EMPRESA TALENTO MODAS

Projeto de Pesquisa apresentado para concluir atividades da disciplina de Metodologia de Pesquisa do curso de Graduação em Engenharia de Produção.

Passos

2013

Resumo: A pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta importante, capaz de identificar a origem de problemas que surgem na organização como baixa produtividade, absenteísmo, desmotivação, baixa criatividade, entre outros. Essa pesquisa pode ser considerada uma ferramenta eficiente de diagnóstico, pois através dela é possível identificar os fatores que contribuem para a geração de um ambiente motivador, estimulante, agradável e saudável ao ponto de vista dos integrantes. É necessário saber o que os funcionários pensam sobre a empresa e qual a sua atitude em relação aos diferentes aspectos da organização. Tendo em vista a inovação e crescimento, as instituições requerem colabores comprometidos que se dediquem a inserir tais mudanças, frente a isso, a valorização do Clima Organizacional é cada vez mais estratégico para contribuir a este comprometimento, por ser o colaborador a peça chave para a inovação. Outro fator importante é o relacionado ao salário, que influenciam significativamente o grau de satisfação e desempenho dos indivíduos.

Palavras-chave: Clima organizacional; Ferramenta; Diagnóstico; Valorização.

1. INTRODUÇÃO

O estudo sobre Clima Organizacional começou a partir do pensamento de autores sobre o comportamento e satisfação do trabalhador. Segundo Rizzatti (2002), os estudos iniciais sobre clima organizacional surgiram nos Estados Unidos, no início dos anos 1960, com os trabalhos de Forehand e Gilmer sobre comportamento organizacional, dentro de um grande movimento da Administração chamado de Comportamentalismo. Este movimento buscou formas de combinar a humanização do trabalho com as melhorias na produção, buscando, principalmente na Psicologia, as ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo. Os trabalhos de Forehand e Gilmer levantaram alguns conceitos e indicadores iniciais do clima organizacional a partir de estudos sobre comportamento individual realizados na Psicologia.

O clima organizacional contribui para o entendimento dos sentimentos dos colaboradores, entre eles satisfação, motivação, criatividade, pró-atividade. Também está interligado com relacionamento entre as pessoas na organização, de maneira que elas se interagem buscando um bem estar, na convivência no ambiente de trabalho. Na busca de satisfazer suas necessidades seja elas fisiológica, segurança, sociais, de auto estima e autorrealização.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta voltada para análise do ambiente interno da empresa. Ela possibilita identificar possíveis vulnerabilidades no modelo de gestão de pessoas, permitindo a análise da satisfação, compromisso, atitudes, produtividade e motivação dos colaboradores na empresa e das demais pessoas que com eles interagem. Por meio desse diagnóstico, a organização poderá desenvolver um plano de ação visando minimizar os pontos de melhoria no ambiente de trabalho.

O objetivo geral desse estudo é identificar quais benefícios ou atitudes a empresa Talento Modas podem ajudar o funcionário a se sentir motivado. O objetivo específico será mensurar o grau de importância que as ações da empresa têm sobre a motivação dos funcionários.

Identificar o que seria, na opinião dos próprios funcionários, um incentivo importante para aumentar a motivação dos mesmos.

A pesquisa será realizada na empresa Talento Modas, do setor têxtil, por se tratar de um ramo que vem crescendo muito em nossa região e possui também uma alta rotatividade de colaboradores, motivo isso que pode ser devido a insatisfação do mesmo.

É uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, utilizando uma abordagem de estudo de caso, com base de dados e/ou métodos de natureza qualitativa.

Serão abordados assuntos sobre a importância do clima organizacional que possui um paralelismo com a cultura organizacional e a necessidade da pesquisa de clima organizacional para compreender os sentimentos, pensamentos, desejos dos colaboradores. Tudo embasado em teorias, conceito e exemplos.

2. REVISÃO TEÓRICA

2.1 Considerações gerais

O Conceito de clima organizacional se sustenta em três pilares principais: Satisfação, Percepção e Influência sobre o comportamento.

A satisfação dos funcionários está presente em quase todas as definições dos diferentes autores. Os conceitos dizem respeito à relação do clima organizacional com o grau de satisfação das pessoas que trabalham em uma organização.

Outra palavra importante contida nos conceitos de clima refere-se à Percepção que os colaboradores têm sobre os diferentes aspectos da empresa que possam influenciá-los positiva ou negativamente. Ou seja, se o funcionário perceber algo positivo na empresa o clima tende a ser bom, ao contrário, se percebem algo ruim o clima tende a ser ruim também. Citado por Litwin (apud CHIAVENATO,1979,p.98).

Quando se fala sobre clima muito se vê sobre a influência que ele exerce sobre o comportamento dos colaboradores no trabalho. Esse conceito pode ser encontrado em Litwin (apud CHIAVENATO,1979,p.98).

A cultura organizacional está presente em diversos conceitos de clima. Alguns autores consideram clima e cultura como algo semelhante, sempre referindo à cultura quando se fala de clima. È comparado porque a cultura influencia no clima da empresa, são complementares uma à outra (LUZ 2010).

2.2 Cultura Organizacional

Impossível falar sobre clima organizacional sem citar o paralelismo que o mesmo possui com a cultura organizacional. É necessário aprofundar nesse tema para ter uma maior compreensão da sua influência sobre o clima das empresas.

Segundo Smircich (apud HOLLENBECK, 2000, p.367); “a cultura de uma organização é uma maneira informal e compartilhada de perceber a vida e a participação na organização na organização, que mantém os seus membros unidos e influencia o que pensam sobre si mesmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com