TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A virtude como substancia ética

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  1.389 Visualizações

Página 1 de 2

A VIRTUDE COMO SUBSTANCIA ÉTICA

Antonio Lopes de Sá faz no livro abordagens sobre a Ética com base em posicionamentos de filósofos e também das concepções de pensadores.

A Ética é uma ciência de conduta humana diante o ser e seu semelhantes, ou seja onde há humanos se fala da ética. Muito embora o que pode ser considerado ético para uns , não será para outros. O autor traz duas visões de pensadores sobre a ética: ciências que estuda a conduta dos seres humanos e ciências que busca modelos da conduta conveniente, olhando muito para a objetividade do próprio ser humano. Ambas visões, enfatizam que o bem estar e as boas relações onde percebe-se uma conduta de respeito sem prejudicar a terceiros, bem como a si mesmo, encontra-se a Ética.

No capitulo: A VIRTUDE COMO SUBSTANCIA ÉTICA- CONCEITO GENÉRICO E ESSENCIAL DE VIRTUDE ÉTICA, Sá traz em questão o conceito de Aristóteles sobre a virtude, que é identificada como hábitos dignos de louvor. Porem o efeito causado por estes hábitos é que determina a ética no ser humano. A virtude ou o virtuoso não são dignos de destaque numa sociedade onde prevalece vícios, pois tudo depende de uma analise de forma relativa. Afinal depende muito da optica particular ou grupal.

O autor entende, tambem, que atos de  virtude devem estar permeados da pratica de amor, sabedoria,ação e pratica do bem. Segundo Sá o ser humano ao nascer traz caracteristica ainda não definida e que com o convivio social e familiar serão moldadas portanto a virtude também passa por estas instancias.

Sá enfatiza, que a conduta humana acoompanha as mudanças da sociedade, mas não está desvinculada da virtude. Os valores morais foram se transformando mas não abalaram as bases da virtude.

Vista como  uma qualidade e está ligada a perfeição e ao caráter a virtude é inspirada pelas mesmas. E consequentemente é a substancia, o principio, a condição essencial para uma conduta Ética.

REFERENCIA:

SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. São Paulo: Editora Atlas, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com