TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Empresarial

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Federal de Uberlândia

Trabalho de Ética Empresarial

Uberlândia

2016

Bruno Badue

Hyan Cabral

Jaqueline Aguiar

Victor Hugo

Victor Pires

Willian Costa

Trabalho de Ética Empresarial

Trabalho avaliativo da disciplina de Ética e Responsabilidade Social do curso de Ciências Contábeis apresentado ao Professor Carlos A. Pereira da Universidade Federal de Uberlândia.

Uberlândia

2016

Sumário

1 - CONCEITO DE CÓDIGO DE ÉTICA        

2 - OBJETIVO E FINALIDADE        

3 - QUESTOES ÉTICAS E DILEMAS ÉTICOS        

3.1 - DEFINIÇÃO DE DILEMA ÉTICO        

3.2 - DILEMA DE VALOR        

3.3 - DILEMA DE DESTINATÁRIO        

3.4 - DILEMA DOS MEIOS        

3.5 - SOLUÇÕES        

4 - CONTEÚDO DO CÓDIGO DE ÉTICA        

4.1 - IDEOLOGIA ORGANIZACIONAL        

4.1.1 - Missão        

4.1.2 - Visão        

4.1.3 - Valores        

4.2 - DIRETRIZES DE CONDUTA        

4.2.1 - Estado e os governos        

4.2.2 - Sociedade        

4.2.3 - CLIENTES        

4.2.4 - Força de trabalho        

4.2.5 - Fornecedores        

4.3 - GUIA PRÁTICO DO COMPORTAMENTO ÉTICO        

4.3.1 - Comunicação e Transparência        

4.3.2 - Confidencialidade        

4.3.3 - Legislação        

4.3.4 - Respeito às normas e instruções internas        

4.3.5 - Corrupção        

4.3.6 - Assédio        

4.3.7 - Proteção dos ativos        

4.3.8 - Utilização de redes sociais        

4.4 - COMITÊ DE ÉTICA        

5 - REFRÊNCIAS        


1 - CONCEITO DE CÓDIGO DE ÉTICA

Ética é uma palavra criada pelos gregos (“ethikos”) e significa aquilo que pertence ao caráter. É um ramo da Filosofia que estuda o comportamento das pessoas em sociedade, deste modo, estando presente no nosso dia-a-dia, nas escolhas que fazemos. Um código, segundo o Direito, é um conjunto de normas que regulam uma determinada matéria.

Deste modo o Código de Ética é um documento com normas comportamentais para uma boa convivência com a sociedade, visando criar uma visão politicamente correta, onde separa as atitudes corretas das atitudes incorretas. Geralmente o código é criado pelo governo ou organização, onde é aplicado nas empresas, em categorias profissionais e em qualquer outra situação onde há convívio entre pessoas.

Esse código é de cumprimento obrigatório apesar da ética ser coactiva, ou seja, não existe pena legal para atitudes antiéticas. Mas pode acontecer de alguma norma do código de ética coincidir com as normas legais, e, portanto, uma conduta desse critério deve ser penalizada de acordo com as leis previstas nas legislações penais e trabalhistas.

O Código de Ética empresarial é utilizado para que não aconteça divergências de comportamento entre os funcionários e mantenha a reputação da empresa como o dono almeja. Sendo estendido até o tratamento com os fornecedores e clientes, por exemplo.

2 - OBJETIVO E FINALIDADE

A ética empresarial é o ramo da ética ligado às empresas no meio corporativo, e podemos dizer que explicita as regras e a sua forma como conduzir a convivência entre os funcionários e os clientes, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com os seus clientes internos e externos.

Resumidamente, podemos comparar que a ética moralmente aceita estabelece as “leis e regras” que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, já à ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, tanto no âmbito público ou privado.

Essa ética corporativa tende a fortalecer a empresa, aumentando a sua reputação e status provocando um impacto positivo nos seus resultados. Essa empresa que cumpre e faz cumprir determinados padrões éticos, cria e fortalece esse ciclo, estimulando demais agentes da sociedade tais como seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios a perpetuar uma “conduta moralmente correta”.

Mas quais os benefícios dessa constante prática? Publicamente um dos benefícios e talvez o maior deles, seja o reconhecimento e geração de valor pelo cliente, fortalecendo uma relação de confiança, criando laços e impulsionando a obtenção de lucros e alcance das metas de crescimento.

A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, e como ela é vista no mercado. As corporações que agem foram desse conceito ético, tende a ser rotuladas como “antiética” e dificilmente criam valores, que serão propagados por décadas a fio.

Como forma de eternizar esses conceitos, as empresas reúnem todas as regras, princípios e recomendações num manual, conhecido como “Código de Ética”, é deve ser incessantemente integrado a formação do funcionário, desde seu ingresso, até sua aposentadoria (se for o caso) norteando a forma como conduzir o relacionamento interno e externo, pautado nos interesses corporativos, que foram previamente estabelecidos e aceitos pela coletividade.

A ética empresarial tem como objetivo auxiliar as empresas na sua função essencial, que não é o lucro, mas prestar serviços para as pessoas. O lucro é a consequência pelos serviços prestados, ou seja, a remuneração. E daí que se surge à ética, para aumentar a qualidade dos serviços e a responsabilidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (193.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com