TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

NOME DA UNIVERSIDADE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – GESTÃO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NOME DO ALUNO

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PADRONIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E ANÁLISE

ÍNDICES-PADRÃO

 

LOCAL

 ANO

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Índices-padrão referente ao ano de 2013 das empresas do ramo de produtos cirúrgicos hospitalar         07

Tabela 2: Índices-padrão referente ao ano de 2014 das empresas do ramo de produtos cirúrgicos hospitalar         

08


LISTA DE QUADROS

QUADRO 1: Avaliação dos índices econômicos e financeiros da Empresa CREMER S.A comparados com a tabela de índices-padrão do ano de 2013-         07

QUADRO 2: Avaliação dos índices econômicos e financeiros da Empresa CREMER S.A comparados com a tabela de índices-padrão do ano de 2014-         09


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

%                 Por cento

S.A                Sociedade Anônima

CCP                 Capital Circulante Próprio

CCL                 Capital Circulante Líquido


Sumário

1.APRESENTAÇÃO        

2. ÍNDICES-PADRÃO        

Considerações Finais        

Referências        11

LISTA DE APÊNDICES        12


1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho apresenta a análise através de índices-padrão dos anos de 2013 e 2014 da empresa CREMER S.A

Primeiramente é apresentado a TABELA 1 com os índices-padrão do ano de 2013, para isso é utilizado os valores que constam no ANEXO 1, com esses valores é possível encontrar a média de cada índice e com isso  preencher a referida tabela, em seguida apresenta-se o QUADRO 1, onde é feita a comparação da empresa CREMER S.A no ano de 2013 em relação as outras empresas do mesmo ramo que constam no ANEXO 1, e com isso é aplico o conceito de cada índice da empresa (Deficiente, Razoável, Satisfatório e Bom), os mesmos passos são seguidos para assim preencher a TABELA 2.


2. ÍNDICES-PADRÃO

De acordo com Matarazzo (2007) os índices obtidos a partir dos dados contábeis podem ser avaliados pela comparação ao longo de vários exercícios ou pela comparação com índices de outras empresas. A comparação dos índices no tempo torna-se importante por permitir a análise de tendências seguida pelas empresas, permitindo ao analista formar a opinião a respeito das politicas seguidas. Por ultimo, o índice-padrão possibilita a comparação da empresa com suas concorrentes, ou seja, com as empresas que atuam no mesmo setor da empresa em análise.

Porém torna-se difícil proceder à construção desse tipo de indicador, tendo em vista a ausência de informações sobre os concorrentes disponíveis no mercado, uma vez que somente as sociedades anônimas são obrigadas a publica e divulgar suas informações contábeis.

“Só podemos avaliar bem os índices econômico-financeiros de empresas do mesmo ramo” (MARION, 2006, p.266). Pode-se certificar-se da grande diversidade de um ramo de atividade para o outro, em adjacência de avaliação de indicadores, como por exemplo: uma margem de lucro de 4% é satisfatória para um supermercado que opera com grandes quantidades, no entanto é péssima para uma joalheria que opera com poucas e valiosas quantidades.

Para Matarazzo (2007), “a análise de balanço através de índices só adquire consistência e objetividade quando os índices são comparados com padrões, pois, do contrário, as conclusões se sujeitam a opinião e, não raro, ao humor do analista de balanço”. Por isso devemos tomar sempre como base de comparação empresas que atuam no mesmo ramo, para que tenhamos resultados satisfatórios neste tipo de análise. Para elaboração do índice padrão, uma técnica muito usada é a do quartil, a qual você toma um determinado número de empresas do mesmo ramo, e faz divisões de quatro grupos em ordem crescente. Desta forma você terá um índice padrão.

A tabela n° 1 apresenta os Índices-padrão das empresas do ramo de fabricação de produtos cirúrgicos e hospitalar calculados sobre os demonstrativos contábeis findos em 31/12/2013, conforme a elaboração dos quartis apresentadas no APÊNDICE 1, mediante os resultados dos indicadores das empresas analisadas conforme ANEXO 1.

Tabela 1: Índices-padrão referente ao ano de 2013 das empresas do ramo de produtos cirúrgicos hospitalar.[pic 1]

Fonte: Primária

O quadro nº 1 apresenta os resultados da comparação da Empresa CREMER com a Tabela de Índices-padrão.

Quadro 1: Avaliação dos índices econômicos e financeiros da Empresa CREMER S.A comparados com a tabela de índices-padrão do ano de 2013.

[pic 2]

Fonte: Primária

Com a elaboração da tabela e do quadro 1 (ano de 2013), observa-se que a empresa CREMER S.A encontra-se nos 25% das piores empresas do ramo em relação aos índices: participação de capitais de terceiros, imobilização do PL, Imobilização dos recursos não correntes, liquidez corrente, Liquidez seca, rentabilidade do ativo e CCL, estes índices obtém conceito deficiente, e em relação aos índices: liquidez geral, giro do ativo, margem líquida, rentabilidade do PL e CCP, estes possuem conceito razoável, ou seja, a empresa está entre as 50% piores do ramo, e entre as 50% das melhores empresas em relação aos índices de composição de endividamento e prazo de retorno do investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com