TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA CONTABILIDADE COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Por:   •  20/2/2016  •  Artigo  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 8

Análise da Contabilidade como Sistema de Informação

Daiane Souza Flores1, Deisson Almeida Lima1, Heber Pereira1, José Harley 1,Kleber da Silva Ramos¹, Raquel Dantas da Silva Rocha1.

Patrícia Vitória Prates Quadros2.

Resumo

O estudo tem como finalidade demonstrar a importância do sistema de informação e da tomada de decisão no setor publico, com foco na área de saúde. Sendo demonstrado através do sistema SIOPS. Mostra-se a necessidade dos sistemas, os pontos principais de atuação e decisão em relação à consultoria para com o cliente e do cliente ao cumprimento da lei, usando uma metodologia de bibliografia e observação in loco do sistema utilizado pela entidade, juntamente com os procedimentos utilizados para alimentação de dados e geração de relatórios exigidos pelo governo.

Palavras-chave: Sistema, contabilidade, SIOPS, decisão.

_____________________

1 - Alunos do 4o semestre do Curso de Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). E-mail: raqueldantas94@gmaill.com.

2 – Professora do Curso de Administração de Sistema de Informação (FAINOR). E-mail: patriciaquadros@fainor.com.br 

Introdução

        No mundo moderno sabe-se que a tecnologia é algo completamente necessário.  Desde o início da história da humanidade vivenciou-se vários tipos de  tecnologia, com o surgimento do computador abrangeu vários modelos tecnológicos. Nessa evolução os órgãos públicos adotou vários sistemas de informações devido a necessidade de controle dos dados gerando todas informações que o governo exige através das leis. Na área da saúde existe um sistema de controle através do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, que visa gerir e controlar os recursos recebidos e aplicados.

        O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do sistema SIOPS para os municípios, colaborando assim no controle orçamentário, fazendo um balanço sistemático de tudo que foi recolhido e gasto em benefício a população. percebe-se dentro do sistema, um parâmetro de controle municipal voltado para a área saúde, onde todas as informações são geradas e controladas através do ministério de saúde, onde exigirá uma plataforma correta para um bom controle municipal.

Metodologia

Baseiam-se nos estudos bibliográficos via pesquisa de internet, reuniões periódicas. Troca de informações via email, orientações da professora, observações do trabalho em uma empresa de Consultoria e Assessoria Municipal denominada como Ágil Consultoria e Assessoria Municipal Ltda., atendendo a quatorze prefeituras e quatro câmaras. Além de outros sistemas instalados na entidade de forma a trabalhar integralmente, focamos principalmente no SIOPS, será demonstrado também, através de uma pesquisa sobre a atuação e importância deste programa.[a]

Sistema de Informação

Falando em dias atuais, devido à globalização e com ela um mercado mais aberto e competitivo a informação decisiva é a chave para conquistar o consumidor final, onde o foco de atuação reflete desde o operacional ao gerenciamento envolvendo fatos ocorridos entre eles.

Em um entendimento de combinações para tomadas de decisões Nakagwa destaca:

É entendido como uma combinação de pessoas, facilidade, tecnologias, mídias, procedimentos e controle, com os quais se pretende manter canais de comunicações relevantes, processar transações rotineiras, chamar a atenção dos gerentes e outras pessoas para eventos internos e externos significativos e assegurar bases para a tomada de decisões inteligentes. (Nakagwa, 1993)

Sempre conceituando sobre um conjunto de dados, fatos e situações o sistema de informação tem a condição de avaliar desde um todo como uma só parte do problema ou da própria solução. Com essa evolução o conhecimento é a chave da informação nos dias atuais nesse universo de negócios que empresas lutam diariamente para estarem no topo do mercado, nesse relacionamento destacamos a importância da contabilidade, um setor que desde os primórdios do comércio se fez presente, então hoje não seria diferente a necessidade da contabilidade ser um fator essencial para tomada de decisões.

Contabilidade

Conforme a evolução do comércio, a contabilidade se tornou um dos seus pilares, hoje pelos estudos avançados e necessidades encontradas no mercado como um todo existe várias especialidades de contabilidade onde destacamos o estudo das ciências contábeis, que além de registrar fatos, dados e emitir relatórios, a contabilidade tem um fator muito importante em várias decisões a serem tomadas pela empresa, pelo cliente.

Como há vários tipos de contabilidade vamos focar na contabilidade do setor público, um setor diferenciado, pois não visa lucro e o seu maior objetivo é definir metas para se cumprir com a legislação imposta com o intuito maior de satisfazer as necessidades da sociedade, nesse caso seria comparado ao lucro de uma empresa comercial, então, o lucro do setor público é a satisfação de sua sociedade.

Na contabilidade o sistema de informação citado por Moscove, define a importância das informações geradas pela contabilidade para tomar decisões:

O sistema de informação é “Um conjunto de subsistemas inter-relacionados que funcionam em conjunto para coletar, processar, armazenar, transformar e distribuir informações.” (Moscove; Simkin; Bagranoff (2002, p. 23)

A Entidade

No setor público as principais divisões são as Secretarias, que podem ser subdivididas em setores, que por sua vez podem ter departamentos, assim uma decisão que o Gestor tem que tomar precisará observar todos os pontos de necessários de cada Secretaria que por sua vez se refletem a necessidade da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (966.9 Kb)   docx (889.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com