TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Sumaré

2017


NATÁLIA APARECIDA DA SILVEIRA[pic 6]

[pic 7]

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Faculdade Anhanguera deSumaré.                                          
Orientador:
Marcelo Freire


SUMARÉ

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O Problema        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 Objetivo Geral ou Primário        6

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

REFERÊNCIAS        12

APÊNDICE        13

ANEXO        14


1 INTRODUÇÃO

O principal conceito da contabilidade é apresentar periodicamente a posição em que se encontra uma empresa.

Através da análise das demonstrações contábeis, as informações obtidas podem contribuir no gerenciamento das empresas. Com base nas informações coerentes obtidas através dos relatórios, os gestores conseguem ter uma visão ampla sobre a vida econômica/financeira da empresa e sendo assim, possuindo uma base mais eficácia para a tomada de decisão.

Hoje em dia, as informações adquiridas através desses relatórios contábeis precisam ser bem eficientes, coerentes, para que os mesmos possam ser comparados aos de outras entidades e tirando assim uma conclusão apta sobre o desempenho das empresas.

Segundo Matarazzo (2010, p.4): as demonstrações financeiras fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A análise de balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir.

Os relatórios contábeis são vistos como meios importantíssimos para a melhoria de análises, ganhando assim um lugar na empresa.

Este trabalho, tem a função de apresentar os tipos de demonstrativos contábeis, averiguar as análises, etc. A importância deste estudo é obter mais conhecimentos sobre o assunto tratado ‘Demonstrativos Contábeis’, sendo que se tiver um bom conhecimento, poderá facilitar na tomada de decisão da entidade.

Para começar o estudo, vamos ressaltar que daremos uma visão ampla sobre os relatórios contábeis, ou seja, serão objetos de estudo durante o decorrer do trabalho.

 1.1 O Problema

Sendo que as demonstrações contábeis têm sua importância no histórico financeiro/econômico da empresa, como estas demonstrações podem ser úteis na tomada de decisão?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Analisar as Demonstrações Contábeis e mostrar de que forma as informações obtidas dos relatórios conseguem auxiliar na tomada de decisão da entidade.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Analisar os demonstrativos e suas devidas funções
  • Esclarecer os índices obtidos através da análise das demonstrações
  • Descrever os tipos de demonstrativos contábeis e como auxiliam na tomada de decisão

3 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar a importância da análise das demonstrações contábeis como uma ferramenta de gestão, que deve ser usada para auxiliar nas tomadas de decisões das empresas e instituições.

Justifica-se o presente estudo para mostrar que com início de uma análise em demonstrativos coerentes e estruturados, consegue-se discernir a situação patrimonial das entidades, podendo assim compará-las e se necessário fazendo os devidos ajustes em prol do desenvolvimento das mesmas.

Esta pesquisa se faz necessária para sair da teoria e colocar em prática todo conhecimento sobre as demonstrações contábeis que foram obtidos em sala de aula.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste tópico é importante apresentar o referencial teórico pesquisado pelo autor sobre o tema. É importante utilizar várias fontes de pesquisas, lembrando-se que em um trabalho acadêmico as informações devem apresentar carácter cientifico.

Para auxiliar seu entendimento sobre a formatação do trabalho, seguem algumas dicas de acordo com a Norma da ABNT atualizada para o ano de 2016.

A fonte do texto deve ser Arial, com tamanho 12. Exceto nas legendas de figura relativas à Fonte, e nas citações diretas com mais de 3 linhas, onde utiliza-se o tamanho 10.  

Quanto as citações, atente-se para que as faça de acordo com as normas. No livro de Metodologia disponível no AVA, o aluno encontra as instruções detalhadas para a inserção dos diferentes tipos de citação. Observe algumas dicas no Quadro 1.

Quadro 1 – Tipos de citações

Tipo de citação

Observação

Citação direta curta

Citações diretas com menos de 3 linhas devem ser apresentada diretamente no corpo do texto. Coloca-se a citação entre aspas ou itálico no corpo do texto, contendo sempre a referência ao devido autor. (AUTOR, ANO, páginas).

Citação direta longa

Uma citação direta longa é utilizada quando se apresenta trechos de mais de 3 linhas de uma obra. Neste caso faz-se um recuo de 4 cm, a fonte utilizada é Arial 10 e espaçamento simples, sem aspas ou itálico.

Citação Indireta

É a citação de um texto, escrito por outro autor, sem alterar as ideias originais.

Na citação indireta reescreve-se a ideia do autor com suas palavras, e deve-se obrigatoriamente referenciar o autor também no esquema chamado de autor-data (AUTOR, ANO, páginas).

Citação de citação

É a citação que se faz de outro pesquisador que ampara o trabalho. Utiliza-se neste caso o apud.

Fonte: Dos autores (2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (234.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com