TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PONTO DE EQUILIBRIO FINANCEIRO, ECONÔMICO E CONTÁBIL.

Por:   •  20/7/2016  •  Monografia  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ANA PAULA ALVES MAGALHÃES

THAYNARA DE PAULA CAETANO

THAYNARA SOUZA ANDRADE

CONTABILIDADE DE CUSTOS:

A ANÁLISE DO PONTO DE EQUILIBRIO FINANCEIRO, ECONÔMICO E CONTÁBIL.

ANÁPOLIS

2016


ANA PAULA ALVES MAGALHÃES[pic 2]

THAYNARA DE PAULA CAETANO

THAYNARA SOUZA ANDRADE

[pic 3]

A ANÁLISE DO PONTO DE EQUILIBRIO FINANCEIRO, ECONÔMICO E CONTÁBIL.

Projeto apresentado ao curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Anhanguera Educacional de Anápolis.
Orientador: Katia Cristina Lopes Ariss.


ANÁPOLIS

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

        1.1 PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

ANEXO        

        

Sucesso não é a chave para a felicidade;

Felicidade é a chave para o sucesso.

 Se você ama o que faz, você será bem sucedido.

“Albert Schweitzer.”

  1. INTRODUÇÃO  

Este estudo trata de um importante mecanismo que influência no processo decisório na gestão de custos. O real objetivo desta pesquisa é mostrar para a sociedade um método de custeio que influência na obtenção de receitas de uma empresa. Uma análise a qual todas as entidades devem optar para uma tomada decisão a respeito da entidade.

A Contabilidade de Custos é o ramo da contabilidade responsável por diversas informações destinadas a vários níveis gerenciais de uma empresa. Os custos podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo com sua finalidade, eles podem ser nomeados em diretos e indiretos. Os custos diretos são aqueles que estão diretamente ligados ao produto, e os indiretos são aqueles que fazem indiretamente parte do produto, ou seja, são aqueles custos que ajudam para a fabricação do produto mais que não esta diretamente ligada a ele.   Os custos são definidos conforme sua ligação ao volume de produção, destinados em fixos ou variáveis. Os custos e despesas fixas são aqueles que não variam com o volume produzido ou vendido, já os custos e despesas variáveis são aqueles que variam em função do volume produzido ou vendido.

Analisando os custos, despesas e receita de uma organização obtemos a Margem de Contribuição, que é a diferença entre valor da venda e custos de produção onde cada venda contribui para pagamento de custos e despesas fixas e variáveis gerando ou não um lucro; é elemento fundamental para decisões de curto prazo, além disto possibilita diversas análises com objetivo de reduzir os custos.

Através da avaliação dos custos despesas e receita chegamos à margem de contribuição, que nada mais é o que sobra das receitas abatidas dos custos e despesas, ou seja, é o cálculo básico que diz quanto cada venda contribui para liquidar os passivos e gerar lucros.

A redução dos custos passou a ser uma obrigação vital, onde os custos têm papel fundamental no ponto de equilíbrio de uma empresa, ou seja, onde os custos e despesas se igualam as receitas obtemos o Ponto de Equilíbrio onde não gera lucro nem prejuízo, porém mantém a empresa até certo período, servindo como decisão à curto prazo.

A partir do momento em que aprofundamos no ponto de equilíbrio começamos a entender o motivo pelo qual diversas empresas são levadas a falência e outras poucas ao sucesso, pois, para se obter o ponto de equilíbrio é preciso seguir alguns passos dentre eles o planejamento, onde para evitar problemas futuros e totalmente inesperados deve-se resumir ou transferir tudo para um papel ou computador afim de que se possa ter a noção mais real possível daquilo que se almeja, pois, antes errar enquanto se planeja e há tempo para consertar e até mudar o projeto do que errar tendo dinheiro investido, pessoas envolvidas e sem base solida.

A fim de ajudar aos investidores nas tomadas de decisões mais corretas algumas consultorias ensinam técnicas de como empreender, se manter, e se desenvolver no mercado competitivo, as técnicas mais utilizadas são Análise de Mercado, onde é realizado um levantamento de tudo o que, quanto, e de quem se pretende comprar, como e quanto produzir para quem e como vender, como escoar a produção dentre outros, Analise Operacional e Financeiro, onde além de esquematizar estrategicamente o que será realizada estimativa de equipamentos, custos iniciais prospectiva de lucros dentre outros, Analise de Inteligência Competitiva onde cria utiliza , compartilha informações e conhecimentos com a ajuda da Tecnologia da Informação, e por ultimo a Analise na Formação De preços, onde deve ser feito o controle de todas as vendas tanto estaduais quanto interestaduais, clientes, contribuintes para cada venda.

  1. PROBLEMA

De que forma pode ser analisado o ponto de equilíbrio na formação de preço de venda?

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

   Analisar o Ponto de Equilíbrio no preço de vendas.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

- Apresentar os custos fixos e variáveis da empresa.

- Analisar a margem de contribuição.

- Desenvolver o ponto de equilíbrio para obter o preço de venda.

  1. JUSTIFICATIVA

Vários mercados não têm sucesso na área por falta de análise do Ponto de Equilíbrio sobre o preço de venda de cada produto. Uma vez que você não souber colocar um preço de venda no seu produto, ele não vai cobrir os seus custos e nem suas despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com