TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DE EMPRESA LISTADA NA BOVESPA

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.541 Palavras (19 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE ANGRA DOS REIS/RJ - EAD

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL – 5ª SÉRIE

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, CONTABILIDADE DE CUSTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

LEONARDO OLIVEIRA ALVES QUERINO – RA 2848233120

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DE EMPRESA LISTADA NA BOVESPA

Tutora: Carmem Régis

Angra dos Reis, 29 de maio de 2017

Indice

  1. – Introdução

  1. – Características de Negócio e de Mercado

  1. – Análise das Demonstrações Financeiras

3.1 – Indices de endividamento

3.2 – Indices de liquidez

3.3 – Indices de rentabilidade

3.4 – Termômetro de Solvência

  1. – Custeio

  1. – Análise de Investimentos
  1. - Introdução

Petróleo Brasileiro S.A., ou simplesmente Petrobras é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima) cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, sendo assim uma empresa estatal de economia mista. Sua sede é no Rio de Janeiro e atualmente opera em 25 países no segmento de energia, tendo como áreas principais a exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás e derivados.

A empresa foi instituída em 3 de outubro de 1953 e deixou de monopolizar a indústria do petróleo brasileira em 1997, mas continua a ser uma importante produtora do mesmo. Em 2011 a empresa estava no quinto lugar na classificação das maiores petrolíferas de capital aberto do mundo.

Em 2014 a empresa teve seu maior prejuízo desde 1986 (e o primeiro desde 1991): 21,587 bilhões de Reais. Em 2015 registrou prejuízo de 34,8 bilhões de Reais em decorrência de fatores relacionados a baixas nos campos de petróleo, o preço internacional do barril, crises políticas e econômicas, dentre outros.

[pic 1]

  1. – Características de Negócio e de Mercado

  • Políticas de relacionamento

Para garantir que sua atuação seja sempre orientada pela ética e pela transparência, a Petrobras adota mecanismos de monitoramentos, fiscalização e prestação de contas. A empresa possui um Código de Ética e uma Guia de Conduta que incluem temas como relacionamentos com clientes, parceiros e fornecedores, o combate à corrupção e o compromisso de recusar apoios e contribuições para campanhas ou partidos políticos de candidatos e cargos eletivos. Cabe a Comissão de Ética orientar, disseminar e promover o cumprimento desses princípios e compromissos.

A Ouvidoria-Geral da Petrobras é o orgão responsável pelo tratamento de reclamações, solicitações de informação, denúncias, pedidos, consultas, opiniões e sugestões de todos os públicos de interesses, de forma confidencial, independente, isenta e acessível. Está vinculada ao Conselho de Administração da Petrobras e acolhe denúncias de caráter anônimo, desde que referentes a questões de natureza contábil, de controles internos ou de auditoria interna e externa. A empresa presta contas à sociedade por meio de seu Portal de Transparência e de publicações como o Relatório de Sustentabilidade.

  • Estratégias de Negócio

Com investimentos de US$ 71,1 bilhões, o Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 da Petrobras prioriza projetos de exploração e produção de petróleo no Brasil, com ênfase em águas profundas.

Nas demais áreas de negócios, os investimentos destinam-se à manutenção de operações e projetos relacionados ao escoamento da produção de petróleo e gás natural.

[pic 2]

Atualmente a empresa visa a gestão do portfólio com foco em rentabilildade e geração de caixa no curto prazo, visando desalavancagem:

  • Gerir de forma integrada o porfolio de projetos de Exploração & Produção
  • Priorizar o desenvolvimento da produção em águas profundas, atuando prioritariamente em parceirias estratégicas, congregando competências técnicas e tecnológicas
  • Gerir portfólio exploratório, visando a maximizar a economicidade e garantir a sustentabilidade da produção de óleo e gás
  • Maximizar continuamente a produtividade e a redução de custos de acordo com as melhores práticas internacionais
  • Fortalecer a gestão de reservatórios para maximizar o valor dos contratos de Exploração & Produção em todos os regimes regulatórios, em busca de oportunidades para contínua incorporação de reservas

Em 2018, acesso a volumes já descobertos e ampliação do valor dos ativos já existentes mediante participação de parceiros estratégicos.

A partir de 2020, abertura de novas fronteiras exploratórias e intensificação do desenvolvimento do Pre-Sal.

[pic 3]

  • Gestão de Riscos

A Política de Gestão de Riscos Empresariais classifica os riscos aos quais a Companhia está exposta em cinco grupos: Financeiro, Estratégico, Conformidade, Negócios e Operacionais. Além disso também conta com um fator de risco específico aos investidores.

  1. Fatores de risco relacionados às finanças

- A Petrobras possui passivos significativos e está exposta a restrições de liquidez no curto e médio prazo

- Aumento no valor da dívida em função da desvalorização do Real em relação ao Dólar

- Aumento no valor da dívida em função do aumento na taxa de juros

- Rebaixamento da nota de crédito da Petrobras pode aumentar seu custo de capital

- A Petrobras não possui seguro contra interrupção de negócios nas operações no Brasil e a maioria dos ativos não está segurada contra guerra ou sabotagem

- As obrigações relativas aos planos de benefício previdenciário (“Planos Petros”) e assistência médica (“AMS”) podem ser maiores do que foi inicialmente previsto

- A Petrobras está exposta a riscos de crédito de alguns de seus clientes e fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (570.1 Kb)   docx (324.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com