TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Econômica Financeira das Empresas Listadas na Bovespa

Por:   •  4/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 13

Tema: Análise Econômica Financeira

Título: “Análise econômica financeira das empresas listadas na Bovespa no Novo Mercado do ramo químico”.

1 Introdução

  1. Contextualização

Relataremos a seguir a importância da análise econômica financeira nas tomadas de decisões de uma empresa.

A análise das demonstrações contábeis através de indicadores econômicos e financeiros é o ponto de partida para que os gestores entendam a atual situação da empresa e possam ter uma visão do que poderá ocorrer no futuro.  

Esse levantamento dos dados econômicos e financeiros ressaltará os pontos fortes que poderão ser ainda mais reforçados e mostrará também os pontos fracos da empresa, que deverão ser tratados, a fim de reverter à situação.

A responsabilidade da entidade, com a precisão de métodos seguros e competentes, onde será possível analisar a atuação econômica e financeira da mesma é imprescindível.

Para a obtenção do sucesso, a empresa deverá possuir um domínio financeiro satisfatório e competente.

Para o desenvolvimento dessa pesquisa será feito um estudo, através de dados quantitativos das empresas Fertilizantes Heringer S.A. e Nutriplant Indústria e Comércio S.A., com a finalidade de demonstrar a posição econômica e financeira de cada uma delas.

1.2. Justificativa

A escolha pela análise econômica financeira justifica-se uma vez que é importante no funcionamento de uma organização, tanto para uso interno quanto para externo, como por exemplo, os investidores.

Usada a seu favor, é capaz de traçar metas a curto e longo prazo, realizar investimentos e tomar decisões fundamentadas em dados financeiros.

Essa pesquisa se justifica em demonstrar ao leitor uma total compreensão da importância do assunto para qualquer tipo de instituição.

1.3. Objetivo geral

Essa pesquisa terá como objetivo geral verificar os indicadores financeiros e econômicos de duas empresas do ramo químico para uma tomada de decisão.

1.4. Objetivos específicos

Embasado no objetivo geral, especificaremos o trabalho com os seguintes objetivos específicos:

  • Avaliar a posição financeira econômica de ambas as empresas;
  • Comparar os indicadores;
  • Focalizar as principais características das empresas estudadas;
  • Evidenciar por meio de análise econômica a melhora nas gestões das empresas.

1.5. Problema

As organizações têm sofrido diversas agressões do mercado, a crise financeira atual que sofre o país, o ambiente cada vez mais competitivo entre as empresas, junto com uma falta de controle e planejamento, faz com que muitas instituições encerrem suas atividades.

Uma boa análise e uma tomada de decisão acertada tornam-se essenciais para garantir a sobrevivência, crescimento e a permanência de uma empresa no mercado.

Ter uma visão clara da atual situação da empresa ajuda na tomada de decisão com um menor índice de erros possíveis, porém muitos gestores ainda desconhecem o valor dessa análise econômica financeira.

1.6. Hipóteses

        A análise econômica financeira das instituições ilustra a situação de forma competente e diligente, sendo possível apresentar os danos das decisões que foram escolhidas no passado e servindo de apoio nas decisões futuras.

Hipótese positiva: A análise financeira econômica forneceu informações de grande valia para a tomada de decisões das empresas apresentadas.
Hipótese negativa: A análise financeira econômica não fornece informações essenciais no processo de tomada de decisões.

1.7. Metodologia

A metodologia aplicada no trabalho será uma coleta de dados baseada nas empresas Fertilizantes Heringer S.A e Nutriplant Indústria e Comércio S.A, ambas listadas na BM&Bovespa, pertencentes ao setor químico e com atividades principais na comercialização e distribuição de fertilizantes para agricultura.

A pesquisa será realizada com materiais bibliográficos já publicados, será uma pesquisa bibliográfica, segundo LAKATOS e MARCONI (1986, 45), “Trata-se de levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita.”

Será realizada também uma análise quantitativa, para demonstrarmos através de indicadores econômicos e financeiros a posição de cada empresa.

“Este método caracteriza-se pelo emprego de quantificação, tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento dessas através de técnicas estatísticas desde as mais simples até as mais complexas.” RICHARDSON (1989, 110).

Desta forma, o trabalho será realizado com suporte teórico em pesquisa bibliográfica, quantitativa e descritiva relativas ao assunto em questão. Serão analisados diversos autores, de forma a explanar o tema escolhido e sua seriedade como instrumento de apoio a tomada de decisão.

2 Referencial teórico

2.1 Análise através das demonstrações contábeis

Para atender aos usuários das informações contábeis, a instituição deverá registrar e expor as suas demonstrações contábeis, essas demonstrações deverão seguir as normas regulamentares dos órgãos normativos.

“As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data IBRACON (NPC 27)”.

O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com