TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 6

ALESSANDRO SILVA ALMEIDA

CLAUDIO SOUZA ALMEIDA

APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Um estudo de caso

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

UNINOVE

SÃO PAULO
2012

ALESSANDRO SILVA ALMEIDA RA:

CLAUDIO SOUZA ALMEIDA RA:

APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL

TCC apresentada como exigência para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, a Universidade Nove de Julho – UNINOVE, sob a orientação do Prof. Ms. Claudio Raza.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

UNINOVE

SÃO PAULO
2012

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

RESUMO

Palavras chave:

ABSTRACT

Keywords:

SUMÁRIO

   1 – INTRODUÇÃO

  1.1 – Delimitação Do Tema

  1.2 - Justificativa

  1.3 - Objetivo

  1.4 – O Problema

  1.5 - Hipótese

 1.5.1 – Hipótese 1

 1.5.2 – Hipotese 2

   1.6 - Metodologia

   1.7 – Referencial Teórico

2 – HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

3 – CONTROLADORIA

4 – CONTABILIDADE GERENCIAL

5- ESTUDO DE CASO

 

 6. – BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO

A tomada de decisão evoluiu no que tange as informações contábeis. No final do século passado avistávamos um cenário voltado unicamente para o processo decisório através da Contabilidade Gerencial.

A evolução da economia no mundo e a necessidade de informações mais competitivas fizeram com que a contabilidade se voltasse para as partes externas das empresas, focando a obtenção de vantagem competitiva sobre os concorrentes das organizações empresariais, gerando resultados estratégicos.

É necessário neste novo cenário que a contabilidade seja um sistema de informação e avaliação para alimentar seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, física e de produtividade em relação aos fatos que irão gerar decisões.

Assim, neste artigo, apresentamos a Contabilidade Gerencial Estratégica com seus conceitos, relatórios e tomada de decisão, numa empresa do segmento industrial.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente trabalho delimita-se ao estudo da problemática das Empresas de Pequeno Porte industrial no Município de São Paulo/SP, Investigando soluções construídas à luz da Ciência Contábil sob o enfoque gerencial Voltadas, para Gestão administrativa financeira.Delimitada aos seguintes pontos:

Sendo a contabilidade como o cérebro da empresa, vem refletir numa realidade dinâmica; Faz-se necessário ponderá-los e ajustá-los à realidade vivenciada e requerida; Propondo modelos de relatórios para controle e planejamento econômico-financeiros; Enfocando a importância do planejamento, para o segmento, possibilitando com os modelos e projeções de informações econômico-financeiras;

1.2 JUSTIFICATIVA

O motivo que se leva à escolha deste tema está na necessidade de auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão, de forma eficaz, precisa e objetiva.

A importância deste trabalho é revelar a contabilidade como instrumento de gestão, os avanços e sua forma de atuação na moderna gestão empresarial.

Na atualidade onde o mercado é extremamente competitivos, este trabalho poderá motivar as organizações a buscarem de forma rápidas medidas flexíveis com relação ao melhor gerenciamento dos recursos disponíveis, medidas essas adotadas nas diversas áreas da atividade, visando assegurar a continuidade de participação no mercado.

1.3 OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é identificar e discutir a importância das informações contábeis no processo decisório das Empresas de Pequeno Porte industrial em São Paulo/SP

Identificar como as informações gerenciais que alimentam os processos decisórios dos gestores são obtidas Constatar a relevância da informação contábil sob ótica da essência econômica. Enfocar a importância do planejamento, para o segmento, possibilitando com os modelos de decisões, projeções de informações econômico-financeiro.

1.4 O PROBLEMA

A problemática que encaminhará neste trabalho tem como escopo desse cenário, alguns  usuários das informações contábeis como, por exemplo, os gestores, a quem demanda modelos elucidativos a criação ou não de riqueza por parte das entidades.

Assim neste trabalho pesquisa, a pergunta problema é:

A aplicabilidade da Contabilidade Gerencial Estratégica proporciona uma eficácia  no resultado da industria?

1.5 HIPÓTESE

Este trabalho de pesquisa tem as seguintes hipóteses:

1.5.1 HIPÓTESE. 1  

        Sim, a Contabilidade Gerencial favorece a boa gestão e resultado da empresa, pois nos proporciona relatórios que fazem com que mesmo tendo uma empresa com um planejamento adequado possamos visualizar e ter um controle ainda melhor sobre o excesso de custo e as despesas desnecessárias.

1.5.2 HIPÓTESE. 2 

        Não, a empresa alcança a eficácia no resultado, independente de agir com Contabilidade Gerencial.

Mesmo não tendo um controle apurado Utilizando as ferramentas da Contabilidade Gerencial à empresa já tem um foco na redução dos custos e sua eficácia e favorável da mesma forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com