TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIÊNCIAS CONTÁBEIS PORTFÓLIO

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

ANA JULIA BIGINELI MENDES

8050711

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PORTFÓLIO

(ATIVIDADE 1)

Avaliação desenvolvida na disciplina Atuária sob a orientação do Prof. Neivaldo Hakime Dutra, para obtenção de nota parcial.

BATATAIS

2021

1) Explique a importância da matemática dentro da atuária.

R: A sua principal função em matemática, especialmente no domínio dos seguros, é calcular os riscos envolvidos no seguro de um determinado programa, de forma a calcular o montante e os prémios compatíveis que devem ser cobrados por este tipo de seguro.

2) Explique a origem da matemática.

Desde a antiguidade, já havia uma ideia de garantia mutua, coletiva e social com os indivíduos. Foi se achado documentos antigos do Egito onde existia uma “caixa” para socorrer vítimas de infortúnios entre os operários das grandes construções, no Império Romano também foi visto o começo do que é atual, seguro de vida e depois da Idade Média se foi visto a atividade caritativa da Igreja assumida para ajudar os soldados pós guerra e as vítimas de grandes tragédias, como a peste ou terremotos.

   Em 1694, Edmond Halley propôs um processo de cálculo de tabuas de mortalidade. Tais cálculos foram baseados nos boletins de nascimentos e mortes que circulavam em Breslaw no ano de 1691. Daí nasceu a teoria das probabilidades, onde se foi evoluindo em diversos passos.

3) Explique a evolução da matemática atuarial.

R: A teoria das probabilidades avançou rapidamente, especialmente devido à elaboração posterior das ideias de Pierre de Fermat (1601-1665), Blaise Pascal (1623-1662) e Christian Huygens (1629-1695); o "Doctrine of chances" de 1716 do Huguenote Abrahan De Moivre (1667-1754), continha ricos elementos da teoria dos jogos de azar, e sua obra "Annunuites upon lives" de 1718, foi de grande importância para a ciência atuarial, pois De Moivre deu um tratamento mais amplo às anuidades. Na matemática atuarial, um tipo de anuidade muito usada, é a chamada “anuidade de vida inteira”, ou seja, uma anuidade vitalícia cujos pagamentos devem continuar enquanto o titular da anuidade estiver vivo.

As freqüentes loterias e companhias de seguros que se organizavam, interessaram a diversos matemáticos, incluindo Leonard Euler (1707-1783) pela teoria dos jogos de azar. O gradual interesse em problemas relacionados com probabilidades foi devido primeiramente ao desenvolvimento dos seguros, mas as questões específicas que estimularam grandes matemáticos a pensarem nesse assunto vieram dos pedidos de nobres que se entregavam aos jogos de acaso, tal como cartas e dados. Nas palavras de Siméon - Denis Poisson (1781-1840): “Um problema relativo aos jogos de azar, proposto a um jansenista austero por um mundano, esteve na origem do cálculo de probabilidades.

4) Apresente a finalidade da estatística atuarial.

R: A estatística Atuaria tem como finalidade apresentar os dados e projeções das populações, relativo ao número de nascimentos e mortes.

Esses dados são muito importante para os cálculos de seguro utilizado na ciência Atuarial, para que os profissionais possam utilizar uma estimativa para poder elaborar seus trabalhos e projetos.

5) Explique a diferença entre seguro público e privado.

R: Seguro Público: é aquele que é assumido os riscos por uma instituição sem fins lucrativos. Podemos citar como exemplo a Seguridade e Previdência Social.

Seguro Privado: ocorre quando o risco segurado é assumido por uma pessoa jurídica de direito privado comercial, com fins lucrativos. Nesse caso, o contrato é regulado pelo Código Civil ou Comercial, obedecendo as leis especificas e regulamentações complementares.

6) Apresente a diferença entre o ramo vida e o elementar.

R: Seguro de vida: Garante ao beneficiário ou ao próprio segurado um capital ou renda determinada no caso de morte, ou no caso de o segurado sobreviver em um prazo convencionado. Mediante coberturas adicionais, pode cobrir invalidez permanente, doenças graves e também, em certos casos, acidentes ou situações de desemprego. Este seguro opera em duas modalidades: seguro de vida individual e seguro de vida em grupo.

Ramos elementar: São os que têm por finalidade a garantia de perdas, danos ou responsabilidades sobre objetos ou pessoas, excluída desta classificação os seguros do ramo vida.

7) Explique a finalidade do Instituto de Resseguro do Brasil (IRB).

R: Instituto de Resseguro do Brasil (IRB) finalidade de regular o cosseguro, o resseguro e a retrocessão, além de promover o desenvolvimento das operações de seguros no País.

 E também tem por objetivo aumento da capacidade seguradora das sociedades nacionais, para a retenção de maior volume de negócios em nossa economia, tornava urgente a organização de uma entidade nacional de resseguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com