TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA PAULA BATISTA DE OLIVEIRA

BRUNA MARIA ROCHA DE SOUZA

JÉSSICA MIRANDA OLIVEIRA

VALMIR DE CASTRO CURCINO

        

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

“TÓPICOS AVANÇADOS – 8º Semestre”

        [pic 3]

Macaúbas-BA

2014

ANA PAULA BATISTA DE OLIVEIRA

BRUNA MARIA ROCHA DE SOUZA

JÉSSICA MIRANDA OLIVEIRA

VALMIR DE CASTRO CURCINO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

“TÓPICOS AVANÇADOS – 8º Semestre”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual em Grupo do 8º Semestre.

Orientador: Equipe de Professores do 8º Semestre.

Macaúbas-BA

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 DESENVOLVIMENTO        04

2.1 ANÁLISE DAS DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS        04

2.2 TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE.....................................        06

2.3 CONTABILIDADE AVANÇADA        08

3 CONCLUSÃO        09

REFERÊNCIAS        10


1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma ciência que visa demonstrar, medir e analisar os dados sobre as situações, econômicas e patrimoniais das entidades, com o objetivo de prestar aos seus diversos usuários, as informações necessárias à formulação de planejamentos e ao auxílio do processo de tomada de decisão.

No decorrer desse trabalho serão abordados os aspectos que evidenciam a atual pratica entre o setor contábil e as entidades, para um melhor esclarecimento foi realizada entrevista com um empresário. É salientado a importância das demonstrações contábeis nas tomadas de decisões, o perfil do empreendedor e os processos contábeis em uma entidade.

                            A organização na qual desenvolveu-se a presente pesquisa foi o “Comércio Ibipitanga”, atua na comercialização de alimentos. O grupo possui a missão de primar pela excelência na comercialização, sendo a melhor opção dos seus clientes e parceiros no fornecimento dos produtos com os quais trabalha, através da qualidade, do seu modelo de atendimento, das formas de pagamento e da competitividade daí decorrente.

2. DESENVOLVIMENTO

                            Escolhemos a empresa do ramo alimentício “Comércio Ibipitanga” para realizarmos a nossa pesquisa, a entrevistada foi a proprietária da empresa, a Sr.ª Marília Silva de Oliveira.

2.1 ANÁLISES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

  1. A empresa utiliza da contabilidade para a tomada de decisões?

                            Sim, a contabilidade é um instrumento de apoio à nossa organização. No mundo dos negócios nos deparamos com várias decisões a serem tomadas e os relatórios oferecidos pela contabilidade nos favorecem decidir com maior segurança, e assim permanecer no mercado.

  1. Qual foi o último relatório contábil que o Sr. (a) Teve em suas mãos? As informações nele contidas foram claras e de fácil entendimento?

                Foi o Balanço Patrimonial. Todas as informações foram detalhadas com clareza, mostrando como de fato está o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento.

  1. O Sr. (a) Já realizou as análises de balanços ou o profissional responsável pela contabilidade já apresentou as referidas análises com base nas informações contábeis?

                            São elaboradas por profissionais da área contábil, eu apenas dou um suporte, e acabamos realizando juntos. Os meus vários anos de experiência me possibilita identificar a saúde financeira da minha empresa.

  1.  O Sr. (a) entende como é importante a análise de balanços? Por quê?

                             Sim, a análise de balanços é de suma importância para uma empresa que pretende se evoluir, pois através dela pode-se obter informações importantes sobre sua posição econômica e financeira. São os analistas que tiram conclusões através de dados relevantes como se a empresa analisada em um determinado momento merece crédito ou não, se a mesma tem capacidade de pagar suas obrigações, se vem sendo bem administrada, se sua atividade operacional oferece uma rentabilidade que satisfaz as expectativas dos proprietários de capital e se irá falir ou se continuará operando, entre outros fatores. Assim, dois fatores são importantes à análise de balanços: a qualidade das informações e o volume de informações disponibilizadas a quem for analisar.

  1. O Sr. (a) saberia nos informar qual o índice de liquidez corrente da empresa? Caso afirmativo, qual seria? Caso negativo teria a curiosidade em saber? Por quê?

                            Sim, 1,16. É considerado o medidor de saúde financeira da empresa. Indica quanto a empresa poderá dispor em recursos de curto prazo para honrar suas dívidas circulantes.

  1. A empresa participa de processos licitatórios? Tem ou já teve interesse em participar de processos licitatórios? O Sr. (a) sabe que em muitos editais são solicitados indicadores de análises de balanços?

                            Sim, já participamos de várias licitações e vencemos algumas vezes. A análise de balanços em processos licitatórios possibilita conhecer a situação patrimonial da entidade.

2.2 TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE

  1. Conte sobre a trajetória de existência dessa empresa (da criação da empresa até os dias de hoje).

                            Iniciamos nossas atividades comerciais em abril de 1995, dedicando-se a atender com qualidade e competência diversos segmentos do mercado, além de atacadistas, somos também distribuidores. O nosso empreendimento é um sonho realizado, trabalhamos duro para conquistarmos e hoje somos reconhecidos da nossa região. A direção do “Comércio Ibipitanga” conta com larga experiência no ramo alimentício e mantém parcerias importantes que garantem sempre os melhores preços. Oferecemos produtos de conceituadas marcas. Com uma estrutura racional e ágil, garantimos atendimento personalizado por meio de soluções práticas e criativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com