TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  6/11/2017  •  Seminário  •  6.461 Palavras (26 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

As demonstrações financeiras são de extrema importância para a tomada de decisões, tanto dos administradores da organização, quanto de terceiros, como acionistas, governo etc. Elas revelam a atual situação econômica da organização. A elaboração deve consistir em dados reais, e todas as demonstrações conter notas explicativas ao final. E seguir todas as normas de contabilidade brasileira, em conformidade com as internacionais. Vale ressaltar a responsabilidade do profissional de contabilidade, o qual tem a responsabilidade de fazer, analisar e passar as informações reais, uma vez que são elas que vão afetar o futuro da organização.

Palavras chave: Elaboração, análise, obrigatoriedade, profissional contábil, demonstrações financeiras.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 7

2.1. A Análise das Demonstrações Financeiras 7

3. ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 9

3.1. Tipos de Demonstrações 9

3.2. Apresentação das Demonstrações Financeiras. 9

3.3. Notas Explicativas 10

4. BALANÇO PATRIMONIAL 12

4.1. Estrutura Do Balanço Patrimonial 12

4.2. Ativo 13

4.2.1. Ativo Circulante 13

4.3. Passivo 15

4.3.1. Passivo Circulante 15

4.3.2. Passivo Não Circulante 16

4.4. Patrimônio Líquido 16

5. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO (DRE) 19

5.1. A Estrutura da DRE 19

6. DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA) 23

6.1. Estrutura da DLPA 23

7. DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LÍQUIDO (DMPL) 25

7.1. Mutações nas Contas Patrimoniais 25

7.2. Elaboração da DMPL 26

8. DEMONSTRAÇÕES DE FLUXOS DE CAIXA (DFC) 28

8.1 Atividades Operacionais 29

8.2 Atividades de Investimento 29

8.2 Atividades de Financiamento 30

9. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA) 31

10. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE (DRA) 34

11. CONCLUSÃO 37

12. BIBLIOGRAFIA 39

1. INTRODUÇÃO

As demonstrações financeiras têm como objetivo apresentar a real situação econômica da empresa, para poder auxiliar administradores e ou terceiros (governo, acionistas, formadores de capital etc.) em suas tomadas de decisões, de forma assertiva.

E para atingir esse objetivo, a elaboração deve ser feita conforme as normas e leis exigidas, pois a análise depende das informações corretas. No entanto algumas barreiras são a falta de responsabilidade da organização com o profissional contábil, como também o mesmo não realiza as demonstrações financeiras de forma clara, deixando de lado informações relevantes, tais como notas explicativas, que são esclarecimentos sobre a situação patrimonial e os resultados do exercício social, não apresentados nas demonstrações financeiras.

Todavia as demonstrações financeiras obrigatórias são: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado de exercício (DRE), Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (DLPA), Demonstrações dos Fluxos de Caixa (DFL), Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Demonstração do Resultado Abrangente (DRA), exceto a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), o qual não é obrigatório, mas cada um com suas particularidades e importância.

Também cabe ressaltar o valor do profissional contábil desde a elaboração, até as considerações finais das demonstrações financeiras.

E que a publicação das demonstrações é obrigatória em um meio de comunicação.

2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

O objetivo das demonstrações financeiras, segundo a IFRS (International Financial Reporting Standards, 2001-Normas Internacionais de Contabilidade), e consequentemente o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis, 2005), de acordo com o IRFRS Brasil (2011), é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisão econômica.

Portanto a importância das demonstrações financeiras é oferecer um diagnóstico real da situação econômica financeira da organização, através de relatórios feitos pela contabilidade, além de outras informações necessárias, com o foco de ajudar e atender terceiros.

2.1. A Análise das Demonstrações Financeiras

Para uma demonstração financeira atingir esse objetivo é necessário que os números retratados espelhem a real situação líquida e patrimonial da organização. Que elas sigam os procedimentos que estão detalhados nas NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade), na Lei de Sociedade por Ações, no Regulamento do Imposto de Renda e em normas expedidas pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários.

Pois a análise desses demonstrativos está subdivida em:

• Análise Contábil- tem por objetivo avaliar demonstrações de dois ou mais períodos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)   pdf (302.3 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com