TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DEMOSTRARES FINANCEIRAS

Por:   •  23/5/2015  •  Resenha  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Estrutura do ativo

        

O ativo representa os bens e direitos de uma determinada empresa, segundo a legislação brasileira o ativo é dividido em 3 grupos.

Cada grupo do ativo possui seus prazos diferentes para a realização de cada ativo são eles:

  • Circulante

É ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo máximo de 1 ano. Suas principais contas : caixa e banco,Aplicações financeiras,Duplicatas a receber e Estoques.

  • Realizável a longo prazo

        Ativos que serão recebidos ou realizados após 1 ano. Suas principais contas: Créditos de Coligadas / Controladas.

  • Permanente

Ativos de uso e utilização nas atividades da empresa e cuja realização é lenta e demorada. Suas principais contas : Investimentos em Coligadas e controladas, imobilizado(máquinas e equipamentos,veiculos, móveis,terrenos, edificios , etc.)

O balanço mostra qual o volume dos recursos que a empresa utilizou para manter seus ativos. O balanço tambem nós mostra como os recursos serão distribuidos dentro do ativo e em quanto tempo os recursos  irão ser recuperados e transformados em dinheiro. Ao análizarmos o ativo temos que observar quando há de recursos de curto prazo (Circulante) e quanto há de longo prazo (Realizável e Permanente).

O ativo de mais importancia é o de curto prazo que normalmente tem a maior liquidez e que é usado para garantir pagamento de despesas e dívidas.

Estruturas do passivo

O passivo representa as dívidas e obrigações das empresas. O passivo também é divido em 3 grupos.

Os grupos do passivo definem prazos diferentes para o pagamento das dividas, o passivo divide-se essencialmente em Recursos de terceiros(que são dividas efetivas) e Recursos próprio (que são recursos que pertencem aos sócios, mais que são utilizados pela empresa).

  • Circulante

Dividas ue a empresa deve pagar no máximo de 1 ano a partir da data do Balanço. Principais contas: Fornecedores, Salários e Encargos, Impostos a pagar,Empréstimos, Contas a pagar, Adiantamento de clientes e Imposto de renda.

  • Exigivel a longo prazo

Dividas que a empresa deve pagar a partir de 1 ano. Principais contas:Financiamentos, Imposto parcelados,Dívidas de concordata.

  • Patrimônio líquido

Recursos que são de propriedade dos sócios e que pertencem com a empresa para o seu uso próprio..Principais contas: Capital Social,Reservas de Capital, Reservas de lucro e Lucros acumulados.

Estrutura das demonstrações de Resultado

Nas demonstrações temos:

  • Receitas     -    são fontes de recursos
  • Despesas e Custos  - são aplicações de recursos

A demonstração de resultado é feita com o objetivo de mostra os resultados, isto é lucro ou prejuizo. Para isto, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas ou custos, obtendo assim os resultados.

A informação importante da demonstração é, sem dúvida o resultado final, pois quanto maior os lucros que a empresa puder obter, maior é a sua capacidade de investir em seus ativos, utilizando seus recursos próprios. Muitas empresas não prosperam devido a lucros baixos ou até prejuizos, pois para essas empresas que não conseguem ter um retorno em seus lucro  constantes exigem maior atenção.

Pois o prejuizo exige uso de recursos para pagá-los e as alternativas que a empresa têm para isso é desfazer-se de ativo ou buscar recursos de terceiros, aumentando assim as dívidas.

Capital de giro

        

Capital de giro é um fluxo constante de recursos utilizado para aquisição de estoques, financiamento de vendas aos clientes(duplicatas a receber) e, em caso de sobras, utilizado em aplicações financeiras temporárias.

É com esse recurso que as empresas irá manter sua liquidez, pois eles serão utilizados no pagamento de dividase uma vez pagos os credores, eles voltam a conceder creditos e , assim manter o fluxo de capitais de terceiros da empresa.

O fluxo do capital de giro não é constante, ele varia ao longo dos meses do ano.Esta variação pode se dar em função dos volumes, que aumentam ou diminuem, como também em função dos prazos, que podem se alongar ou estreitar ao longo do ano.

Capital de terceiros

Recursos de terceiros são as dividas de curto e longo prazo mostradas no passivo (Ciculante Exigível). Os recursos de terceiros tem origem sob duas formas :

Recursos Naturais ou Operacionais – são aqueles provenientes da atividade normal e operacional da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com