TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  22/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As Demonstrações Contábeis são essenciais para uma organização, é através delas que relatamos como a entidade se encontra, também tem como objetivo fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, as demonstrações são compostas basicamente por: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Fluxo de Caixa, e Demonstração do Valor Adicionado, também possui outros itens de prestação de contas anual.

“A Análise de Balanços permite uma visão da estratégia e dos planos da empresa analisada, permite estimar seu futuro, limitações e potencialidades. É de primordial importância, portanto, para todos que pretendem relacionar-se com uma empresa, quer como fornecedores, financiadores, acionistas e até como empregados”.

MARION José Carlos, Analise das Demonstrações Contábeis, 7ª edição. São Paulo: Editora Atlas. S.A 2012

Mais com toda a movimentação que ocorre em uma empresa faz-se necessário a utilização de instrumentos que possibilite uma abordagem mais clara das informações contábeis, é a partir daí que as Demonstrações se tornam ferramentas que transmitem as informações de um modo mais resumido e simplificado, mas sem deixar de passar qualquer dado que se diz importante da empresa.  Os dados que constam nas demonstrações são extraídos de relatórios da contabilidade da empresa, após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil.

São esses dados que expressam a situação patrimonial da empresa, auxiliam-nos diversos usuários no processo de tomada de decisão. As Demonstrações deverão obedecer aos critérios e formas expostas na Lei, onde estão estabelecidos quais são as demonstrações que deverão ser elaboradas pelas empresas, seja de capital aberto ou não.

“As Demonstrações Contábeis também englobam notas explicativas, quadros suplementares e outras informações. Por exemplo, podem conter informações adicionais que sejam relevantes às necessidades dos usuários sobre itens constantes do balanço patrimonial e da demonstração do resultado”. CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARÁ

Desta forma nota-se que a apresentação dos relatórios contábeis facilitam obter dados específicos e sintetizados da situação econômico-financeira da empresa, tais Demonstrações Contábeis se tornam uma espécie de “raio-x” da empresa, que permite avaliar e analisar a empresa, sua situação atual e consequentemente cogitar situações futuras.

As Demonstrações podem ser resumidas como sendo algo de extrema importância para a empresa, e é através destas que os usuários conhecerão a situação e o potencial da entidade, e assim a mesma poderá obter novos investimentos e ter um bom reconhecimento no mercado.

ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL

Este método de análise consiste em comparar percentualmente valores, crescimento de um período para outro no caso da análise vertical e na análise horizontal indicar o valor de um item comparado ao todo.

Na análise vertical o percentual de cada conta mostra a sua relevância no conjunto todo, por isso esse método é de extrema importância para a administração da empresa no que se diz respeito ao controle de relevância de cada conta em um determinado período. Por exemplo, podemos citar uma empresa que está com endividamento grande, podemos identificar qual é o credor com maior relevância dentro do contexto.

“A análise de balanços envolve a avaliação de um conjunto de demonstrações financeiras e outras informações fornecidas pelas empresas, não se limitando exclusivamente ao Balanço Patrimonial e à Demonstração de Resultado do Exercício”. (SCHRICKEL, 1999, p. 118)

São contemplados com essa análise o ativo, passivo e demonstração de resultado do exercício, análise vertical toma como base o total do grupo de contas, como exemplo o total do ativo equivale a 100% e a conta Estoques corresponde a 34,7%, isso indica que a conta Estoques corresponde a 34,7% do ativo total.

A Análise Horizontal nos mostram em percentual a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes períodos, ela nos mostra o passado da empresa e também nos ajuda a projetar as possíveis tendências.

Esta análise também é feita no ativo, passivo e na demonstração de resultado do exercício, e ela toma como base sempre a última demonstração ou demonstração mais antiga, comparada a informação atual.

Com o objetivo de facilitar a apresentação dos demonstrativos financeiros, foi desenvolvido um novo tipo de análise, denominada análise referencial, proposta por Saporito que descreve:

A análise referencial diferencia-se da análise vertical e também da horizontal por conservar uma única base para todas as demonstrações contábeis estudadas, em qualquer data ou época. O valor do ativo total mais recente funciona como base única de comparação”. Saporito (2005, p.51).

As análises apresentadas apesar de serem muito úteis mostram-nos que somente dados como a representatividade de tal conta no contexto que ela está inserida e a evolução que a conta teve em comparação com outros períodos.

INDICADORES ECONOMICOS FINANCEIROS

A economia financeira nas empresas tem intuito de procurar identificar por meio de índices de liquidez, estrutura e rentabilidade, a saúde financeira da empresa comparando seus desempenhos, medindo a capacidade de pagamento a curto/longo prazo, além da medição da rentabilidade em função dos investimentos e patrimônio líquido. Utilizando através de estudo uma análise exploratória do Balanço Patrimonial (BP) e da Demonstração de Resultados do Exercício (DRE).

Os indicadores Econômicos financeiros são elementos que tradicionalmente representam o conceito de análise de balanço. São cálculos matemáticos efetuados a partir do balanço patrimonial e da demonstração de resultados, procurando números que ajudem no processo de clarificação do entendimento da situação da empresa, em seus aspectos patrimoniais, financeiros e de rentabilidade.

A contabilidade, com os dois relatórios, o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício, um complementando o outro, atinge a finalidade de mostrar a situação patrimonial e econômico financeira da empresa. Com os dois relatórios, qualquer pessoa interessada nos negócios da empresa tem condições de obter informações, fazer análise, estimar variações, tirar conclusões de ordem patrimonial e econômico-financeira e traçar novos rumos para futuras transações. (IUDÍCIOS 1998, p.145-146).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com