TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATÉGIAS PARA DESEMPENHO, CAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

Por:   •  8/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.900 Palavras (36 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAGUÁ

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Marcos Roberto Fambomel

ESTRATÉGIAS PARA DESEMPENHO, CAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

Paranaguá PR

2017

Marcos Roberto Fambomel

ESTRATÉGIAS PARA DESEMPENHO, CAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

Pré-projeto de TCC apresentado como requisito para obtenção de aprovação no 4º bimestre da disciplina de Metodologia e Técnicas de Pesquisas, na Graduação de Ciências Contábeis, na Universidade Estadual do Paraná Campus de Paranaguá.

Docente: Raphael V. Weigert Camargo

Paranaguá PR

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 06

1.2 TEMA E PROBLEMA 07

1.3 OBJETIVOS 09

1.3.1 Objetivo Geral 09

1.3.2 Objetivo Específico 09

1.4 JUSTIFICATIVA 10

1.5 ESTRUTURA DO TRABALHO 11

2 REFERENCIAS TEÓRICO 11

2.1 COOPERATIVAS DE CRÉDITO 11

2.2 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CAPITAL 13

2.3 CAPTAÇÃO DE RECURSOS E SUAS ESTRATÉGIAS 14

2.4 INFLUÊNCIAS GERADA NO MEIO DA CAPTAÇÃO 15

2.5 APLICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS 17

2.6 EFICIÊNCIA ECONÔMICO FINANCEIRO 18

2.7 DISTRIBUIÇÃO DAS SOBRAS AOS COOPERADOS 19

2.8 ESTUDOS ANTERIORES 20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25

1 INTRODUÇÃO

As sociedades empresarias são definidas pelo Novo Código Civil, e podem ser constituídas por diferentes tipos. Sociedade em nome coletivo onde pessoas físicas tomam parte da sociedade, respondendo todos os sócios solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais. Sociedades em Comandita Simples, dividem os sócios em duas categorias os comanditados, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditários, obrigados somente pelo valor de sua quota. – Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. - Na sociedade anônima ou companhia, o capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir. - A sociedade em comandita por ações tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas à sociedade anônima, sem prejuízo das modificações constantes deste capítulo, e opera sob firma ou denominação.

Já nas cooperativas ao contrário das entidades empresárias, existe um grupo de pessoas com espírito de união, fraternidade, para que além do beneficiamento econômico haja um crescimento pessoal e social dos envolvidos, como afirma o art 3° da lei 5.764/71, “celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro”.

Conforme afirma a lei n° 5.764/71, que rege as cooperativas, o cooperativismo é um sistema democrático, onde os associados são os responsáveis pelo negócio, e ao mesmo tempo em que são beneficiados pelos resultados, cada sócio assume o papel de patrão e empregado, dentro de um convívio social.

O modelo capitalista geralmente propõe uma postura competitiva como forma de alcançar o crescimento. Por outro lado, o modelo cooperativo propõe, como o próprio nome diz, a cooperação comum. Afinal, como mostra a sabedoria popular, duas cabeças pensam melhor que uma. E no caso do cooperativismo, ainda dividem as tarefas e as contas. Então, por que não buscar pessoas que tenham objetivos comuns e habilidades distintas para cooperarem entre si e, dessa forma, facilitar a conquista desses objetivos?

É exatamente isso que o cooperativismo propõe: uma associação de pessoas com interesses comuns para prestarem serviços entre si, visando benefícios maiores para todos. Uma cooperativa é organizada democrática e economicamente, com participação livre, bem como igualdade de direitos e deveres entre todos os associados. Cooperar entre si pode ser uma ótima alternativa, por exemplo, para empresas terem ganho de volume e maior poder de negociação.

Portanto o estudo se especifica em cooperativas de crédito, as quais são instituições financeiras que se destinam, sobretudo, à prestação de serviços financeiros aos seus associados, através do mutualismo. “São, portanto, organizações mutualistas que fornecem serviços de depósitos, empréstimos, financiamentos, entre outros, a um grupo definido por um elo comum”, esse elo comum possibilita a redução do custo de avaliar a capacidade de crédito de potenciais mutuários e, desta forma, facilitar empréstimos em condições razoáveis para membros de uma cooperativa de crédito. Quais tornam o crédito mais acessível, com a metodologia de reduzir os juros e as taxas bancarias, quais se propõem diferenciar-se das demais instituições financeiras por seus objetivos e público. Em geral, a atividade das cooperativas de crédito congrega a intermediação financeira e a prestação de serviços bancários, no entanto, sem a finalidade de maximização de lucros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.5 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com