TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS IDENTIFICAÇÕES DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES OU DEFICIÊNCIAS DOS FUTUROS GESTORES

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2ª SÉRIE

DISCIPLINAS

ECONOMIA E TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor Presencial: Rosana Alves de Andrade

São Bernardo do Campo

2014


SUMÁRIO

Conteúdo

1 – INTRODUÇÃO        

2 – DESENVOLVIMENTO        

3 –SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA...................................................................................4

4 – IDENTIFICAÇÕES DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES OU DEFICIÊNCIAS DOS FUTUROS GESTORES....................................................................................................5

5 – ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES..................7

6 – PARECER TÉCNICO..........................................................................................................9

7– DESIGNAÇÕES DE FUNÇÕES........................................................................................10

8 – NOVO ORGANOGRAMA ATUALIZADO        11

9– CONCLUSÃO        13

10 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................14


1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um Desafio Profissional dado aos alunos do curso de Ciências Contábeis, as disciplinas norteadoras são Teoria da Administração e Economia e tem por objetivo desenvolver as competências e habilidades requeridas em nossa atuação profissional.

Neste desafio realizaremos uma consultoria em gestão e administração, transmitindo e compartilhando o nosso conhecimento. Vamos analisar, identificar e definir os problemas em que se encontra uma empresa familiar, e auxiliar na tomada de decisão para a o seu crescimento.

2 – DESENVOLVIMENTO

A Oliveira, Santos e Silva Contadores Associados (OSS), fundada em agosto de 2001, está estabelecida em sede própria sob o endereço: Rua dos Administradores, nº 41, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP: 09750-000, Inscrita sob o CNPJ: 74.555.232/0001-20 e CRC: 1SP202014/0-1.

É uma empresa do terceiro setor especializada na prestação de serviços de assessoria contábil, fiscal, administrativa e societária, que atende às empresas de diversos ramos como, comércio, prestação de serviços, comércio exterior, indústrias e profissionais liberais. A diretoria da empresa é constituída por uma sociedade de sucesso, formada por cinco profissionais altamente qualificados na área. Sua equipe é composta por 15 funcionários com ampla experiência no mercado, além de todos serem orientados com legislação atualizada (livre acesso a assinaturas com empresas de informações empresariais como IOB, CENOFISCO, ECONET).

A OSS desenvolve com ética e responsabilidade um trabalho de qualidade e atendimento qualificado aos seus clientes. Esta sempre preocupada com os avanços tecnológicos utiliza sistemas avançados de integração para adequar-se cada vez mais às reais necessidades dos clientes, oferecendo maior competência, exatidão das informações e agilidade nos serviços prestados.

Nesses treze anos em que está no mercado de consultoria empresarial, a OSS obteve bastante êxito no auxílio à gestão de empresas familiares e é com esse objetivo de esclarecimentos e consultoria em seu plano de sucessão que a empresa Indústria de Bebidas Pira contará com esta parceria.

A Indústria de Bebidas Pira, uma empresa de gestão familiar, situada na região metropolitana de São Paulo, no mercado desde 1965, tem como seu presidente seu fundador Sr. João Barroso. O que começou com um processo artesanal, foi se aprimorando, passando a ser produzido por equipamentos e sistemas avançados de armazenagem e envelhecimento. Seu produto passou a ser referência em qualidade e sabor em território nacional. Atualmente o diretor, Sr. João, decidiu se aposentar e transferir a responsabilidade da gestão dos negócios da empresa aos seus dois filhos: Paulo e Iran. Ambos já atuam junto ao pai na companhia, porém, desempenham cargos de gerência em áreas generalizadas, determinadas de acordo com as orientações e respaldo do pai. Paulo e Iran não possuem qualificação profissional para gerenciamento e todo o conhecimento que possuem é baseado no intuitivo de Sr. João e a bagagem que possuem é da vivência com o mesmo. Diante deste fato decidem contratar a empresa de consultoria: Oliveira, Santos e Silva Contadores Associados para lhes auxiliarem e apresentarem um plano de sucessão.  

3 - SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA

A Indústria de Bebidas Pira é uma empresa familiar que está no mercado há 51 anos. Consolidou sua marca ao longo desse tempo e se mantém como uma renomada empresa do setor de bebidas destiladas do país. Seu diretor, Sr. João Barroso, decidiu se aposentar e passar a sucessão da empresa aos seus dois filhos: Paulo e Iran.

Paulo e Iran atualmente atuam junto ao pai na gestão da empresa, porém como gerentes, ambos não possuem formação acadêmica como gestores, todo o conhecimento adquirido foi através do convívio e exemplo do pai. Traçaremos abaixo o organograma inicial da empresa, retratando a situação em que se encontra antes de nosso trabalho de consultoria no plano de gestão de sucessão:

[pic 2]

[pic 3]

        

No decorrer do nosso trabalho, esse organograma poderá ou não sofrer alterações, isso dependerá de toda a análise que será feita do perfil profissional dos dois sucessores.

4– IDENTIFICAÇÕES DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES OU DEFICIÊNCIAS DOS FUTUROS GESTORES

 

 

 

 

ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES OU DEFICIÊNCIAS

 

 

IRAN

PAULO

 

CONHECIMENTO

 

 

 

 - Know-how

 x

-

 

 - Facilidade de aprendizado

 x

-

 

 - Ampliar Conhecimento

 x

 x

 

 - Transmitir Conhecimento

 x

-

 

 

 

 

 

HABILIDADE

 

 

 

 - Aplicar o conhecimento

 x

 x

 

 - Visão Global e Sistêmica

 x

 x

 

 - Trabalho em equipe

 x

 x

 

 - Liderança

 x

 x

 

 - Motivação

 x

 x

 

 - Comunicação / Interação

 x

-

 

 

 

 

 

JULGAMENTO

 

 

 

 - Avaliar a Situação

 x

 x

 

 - Obter dados e informação

-

 x

 

 - Ter espírito Crítico

-

 x

 

 - Autocontrole emocional

 x

 x

 

 - Definir prioridades

 x

 x

 

 

 

 

 

ATITUDE

 

 

 

 - Atitude empreendedora

 x

 x

 

 - Inovação

 x

 x

 

 - Assumir Riscos

 x

 x

 

 - Foco e Resultados

 x

 x

 

 - Auto-realização

 x

-

 

 

 

 

 

Legenda: (x) Competência/ Habilidade Identificada (-) Deficiência de Competência/ Habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (301.2 Kb)   docx (104.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com