TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL        4

2.2 MDEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA        7

2.2.1 Medida Macroeconômica        7

2.2.2 Medida Microecnômica        9

2.4 OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA        11

2.5 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS        11

2.5.1 A carga tributária no Brasil        11

2.5.2 Inabilidades administrativas        12

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Os textos apresentados neste trabalho vai nos levar a um entendimento maior no que diz respeito a implantação da tecnologia nas sociedades empresariais, governamentais e social. A criação do Sistema de Escrituração Digital, como a criação desse contribuiu para o profissional contábil, organizações e governo. Leis, decretos e medidas provisórias para adaptação da sociedade nesse novo sistema, que com certeza vai mudar a história da Escrituração Contábil.

 As medidas macro e microeconômicas, os estudos realizados, os impactos dessas medidas para sociedade, no que elas contribuem para consumidores e firmas, benefícios para o mundo dos negócios e para profissionais da contabilidade.

Ainda abordaremos um pouco sobre como a carga tributária do Brasil influi na economia do país. O mortis de empresas micro e pequenas, fatores que levam a mortandade prematura dessas entidades.

        


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil

A Escrituração Digital traz ferramentas importantes para os seus usuários. Não só contadores se beneficiam, mas as entidades e o governo por exemplo, pois são a partir das informações do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que os fatos ocorridos em qualquer instituição podem ser acompanhados a qualquer momento.

A evolução da informática também ajuda bastante, pois os avanços são de suma importância na atualidade.

Nos últimos trinta anos, aconteceram mudanças significativas na legislação tributária e nos procedimentos contábeis. As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se da tecnologia da computação (informação) trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área. (ALMEIDA FILHO, 2000, p.1)

Dados, lançamentos contábeis que antes eram feitos de forma manual através dos livros de registro que não podiam ser alterados, rasurado, agora passam por uma transformação que leva o profissional contábil a se organizar de forma prática, moderna e com mais eficiência. Os resultados da informática aplicada à contabilidade são plenamente favoráveis a empresa.

A informática atualmente é fundamental em todo os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem a ajuda dos computadores, e hoje percebe-se um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil. (ALMEIDA FILHO, 2000, p.1)

Em todos os setores de uma organização, seja na folha de pagamento, controle de contas a pagar, emissão de cheques, controle de vendas elaboração de relatórios, legislação previdenciária e trabalhista, independente da área da empresa, o profissional é beneficiado com o novo sistema de escrituração.

Segundo Marion, p. 102, a principal vantagem para adoção de equipamentos eletrônico de processamento de dados é tirar partido da extraordinária velocidade de que esse equipamento é dotado.

                         Com a constante evolução da tecnologia, a adoção de processamento eletrônico nas empresas se tornou a maneira mais eficiente de uma entidade, seja ela de pequeno ou grande porte realizar suas operações financeiras.

O Novo Código Civil, dispõe de algumas alterações que interessam tanto o empresário quanto a contabilistas, haja visto a importância que a lei confere a ciência contábil.

Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço e o de resultado econômico.

 De acordo com a nova lei, ao pequeno empresário fica a responsabilidade de criar um sistema de contabilidade, neste deve conter uma escrituração uniforme de seus livros. Segundo o Art. 970, a lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto a inscrição e aos efeitos daí decorrentes.

O processo de Escrituração nas entidades, envolve mais que as atividades normais de uma instituição, como, analisar recursos financeiros econômicos e sociais, que dão contas as demonstrações contábeis, estarão também disponíveis para análise e recursos de outros setores da organização.

A obrigatoriedade do seguimento de um sistema, segundo o Código Civil Brasileiro é para as empresas enquadradas no Nacional Simples, a escrituração contábil só é dispensada no caso do microempreendedor individua.

A Escrituração Contábil, traz consigo uma bagagem de suma importância para as empresas. Destaca-se algumas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com