TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS CONTÁBEIS

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

TÉCNICAS CONTÁBEIS

Das técnicas contábeis podemos citar a escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e a análise das demonstrações contábeis.

Para obter os valores apropriados, que refletem a real situação do patrimônio, no balanço patrimonial, isto é, os saldos das contas contábeis, diariamente, o contador realiza os registros contábeis – os lançamentos -, e a isso chamamos de escrituração, ou seja, a escrituração é o registro dos fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio. Esse registro é chamado de lançamento e é feito nos livros contábeis, portanto a escrituração também pode ser entendida como um conjunto de lançamentos. A escrituração com base nos documentos que suportam os registros contábeis (nota fiscal, faturas, escrituras etc,) faz-se a escrituração.

Os fatos escriturados que servirão de base para a elaboração do balanço devem obedecer ao disposto no Art. 177 dessa Lei nº 6.404/76 das S.A, que diz:

Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar os métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.

Tem-se ainda um sistema de escrituração, atribuindo características mais ordenadas ao processo de escrituração, o qual, admitidamente, pode ser manual, mecânico ou eletrônico. A necessidade de a escrituração ser executada em ordem cronológica de dia, mês e ano é também destacada, bem como outras características formais.

Existem dois métodos de escrituração: método das partidas simples e método das partidas dobradas.

Método das partidas simples: Contabiliza apenas um débito ou apenas um crédito, ou de outra maneira, “registra as operações através dos controle de um só elemento”. Envolve controles individuais, conta a conta, sem relacioná-las entre si.

Exemplo: Um produtor rural contabilizando suas vendas e compras:

• Venda a vista de produto – lança uma entrada de dinheiro (debita caixa);

• Compra à vista de semente – lança uma saída de dinheiro (credita caixa);

• Vende a prazo para a cooperativa – lança um valor para receber da cooperativa (debita a cooperativa).

Método das partidas dobradas: Consiste no fato de que para qualquer operação envolvendo o patrimônio, há um (ou vários) registro(s) a débito em uma(s) dada(s) conta(s) e um (ou vários) outro(s) registro(s) a crédito em outra(s) conta(s), de tal forma que o total do lançamento a débito é sempre igual ao total do(s) lançamentos a crédito, ou em outras palavras, “a cada débito corresponde um crédito de igual valor”, não há devedor sem credor. Ou seja, as contas possuem relacionamento entre elas. Este é o método mais usado na maioria das entidades.

Exemplo: A Companhia Jetelina solicitou um financiamento ao Banco ZYX no valor de R$ 200.000,00, cujo valor foi depositado em bancos com conta movimento aberta nesta oportunidade. As partidas dobradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com