TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRIDUTÓRIOS

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        - INTRODUÇÃO        

2        - conceito, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE        

2.1        - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL        

2.1.1        - A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL        

3        - DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS        

3.1        - BALANÇO PATRIMONIAL        

3.1.1        - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DE EXERCICIO        

4        -  MISSÃO DA EMPRESA        

4.1        - VISÃO EMPRESARIAL        

5        - PROCESSO ADMINISTRATIVO        

5.1        - AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES        

5.2        - AMBIENTE-TAREFA        

5.3        - MACRO AmBIENTE        

6        - ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE        

7        - PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS        

8        - CONCLUSÃO        

9               - REFERÊNCIAS        

10             - ANEXOS.................................................................................................12



  1. - INTRODUÇÃO

  A contabilidade surgiu em decorrência da necessidade de proprietários de controlar, analisar, perceber a evolução e conhecer mais seu patrimônio. Com o aumento de surgimento de empresas as pessoas começaram a dar mais importância para a contabilidade, pois ela esclarece e responde duvidas de seus usuários.

   O estudo da contabilidade tem a finalidade de identificar o objeto. Assim, neste trabalho procura-se mostrar a evolução do pensamento contábil, identificando o objeto, os objetivos e as funções desta importante ciência que é a contabilidade.


  1. - CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

   A Contabilidade além de gerar informações ela controla, prevê e projeta exercícios seguintes, entre tantas outras funções. Contabilidade é a ciência que tem por objeto o Patrimônio da Entidade, que tem por objetivo o controle do Patrimônio da Entidade e que tem por finalidade fornecer informações sobre o Patrimônio da Entidade.

  1. - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

    É uma técnica contábil que registra em livros próprios todos os atos e fatos administrativos do patrimônio. O mais importante livro sob o ponto de vista legal é o diário que registra todos os acontecimentos dia-a-dia das entidades, já para a visão contábil o livro de maior importância é o livro razão, atualmente obrigatório ele permite o controle separado de cada conta.

  1. - A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

   A contabilidade é uma ferramenta indispensável para uma boa gestão empresarial, pois auxilia a administração a tomar as decisões para o bom andamento das atividades da empresa. Tais decisões como comprar ou alugar um bem, quanto de estoque de material ou mercadoria se ter em estoque, quando será necessário reduzir gastos, quanto investir em tal negócio, etc.
Este auxílio é realizado através da coleta de todos os dados econômicos da empresa, registrando-os e transformando-os em relatórios ou comunicados, que contribuem fundamentalmente para as tomadas de decisões por parte dos gestores.


  1. - DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

   O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, que são úteis para tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.

  1. - BALANÇO PATRIMONIAL

     O balanço patrimonial te a função de fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período ( geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano ). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente.

  1. - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DE EXERCICIO

   Basicamente a DRE (demonstração do resultado do exercício) é um demonstrativo exigido pela legislação do imposto de renda. Neste demonstrativo é apurado, como o nome diz os resultados do exercício, se for prejuízo ou lucro, de um determinado período. É indispensável, pois através dele saberemos se realmente a empresa lucrou e quanto exatamente ela faturou, gastou com despesas e quanto foi seu lucro líquido.

 


  1. -  MISSÃO DA EMPRESA

   A missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência, ela mostra o hoje, o presente a razão pela empresa existir, ela indica o que a empresa se propõe a fazer. A empresa tem a missão de produzir, oferecer, contribuir, trabalhar, disponibilizar, entre outras. A missão, longa ou curta, não deve ter mais do que um parágrafo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com