TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ESTRUTURADA AUDITORIA OPERACIONAL

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Estruturada

Auditória Operacional

Respostas:

1 - Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.

2 - O objetivo geral da auditoria operacional com o staff da administração é assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho, avaliando se a organização, o departamento, as atividades, os sistemas, os controles, as funções ou as operações estão atingindo os objetivos da empresa ou da organização.

3 -Entidades de Fins Filantrópicos (art. 5° Decreto n° 2.536 de 06/04/98)

Sociedades de Investimentos, Empresas de Leasing ou Arrendamento Mercantil; Sociedades Seguradoras, Empresas que obtenham o apoio financeiro do BNDES, Empresas Beneficiárias do FINOR; Companhias Abertas (art. 26 lei n° 6.385 de 07/12/76); Companhias Fechadas de Grande Porte (Lei 11.638/07); Sociedades, empresas e instituições que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários (art. 26 lei n°6.385 de 07/12/76), (bancos, consórcios, factoring, etc.).

4 - Entende-se como independência o estado no qual as obrigações ou os interesses da entidade de auditoria são, suficientemente, isentos dos interesses das entidades auditadas para permitir que os serviços sejam prestados com objetividade. Em suma, é a capacidade que a entidade de auditoria tem de julgar e atuar com integridade e objetividade, permitindo a emissão de relatórios ou pareceres imparciais em relação à entidade auditada, aos acionistas, aos sócios, aos quotistas, aos cooperados e a todas as demais partes que possam estar relacionadas com o seu trabalho.

5 – O auditor independente pode ser pessoa física ou jurídica, inclusive pessoas jurídicas sob a mesma administração, tais como as de consultoria e/ou assessoria e, em sendo o caso, as demais entidades de auditoria por rede, atuando no Brasil ou no exterior.

6 – A auditoria é realizada por um funcionário da empresa, já a auditória externa é realizada através de contratação de um profissional independente.

        

7– 1. Carta de encargo: trata-se de um contrato onde é definido por escrito o acordo do trabalho, evidenciando o alcance e os objetivos a serem alcançados por este. 2. Obtenção de conhecimento e/ou atualização, referente a particularidades do cliente e seu entorno econômico. 3. Revisão geral analítica dos relatórios e/ou de outras informações de interesse.

8 – Planejamento organizacional e todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte de dados contábeis, promover á eficiência operacional e encorajar a aderência as politicas definidas pela direção, com o objetivo de evitar fraudes, erros, ineficiência e crises nas empresas.

9 - Tem por finalidade comprovar a legalidade e a legitimidade da gestão orçamentária de entidades supervisionadas pela administração federal. Ela também avalia o uso dos recursos públicos aplicados por entidades de direito privado.

10 - A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos. Para avaliação da qualidade dos controles internos mantidos poruma empresa, torna-se necessária a identificação de cada um dos ciclos,fluxos operacionais de sua atividade.
Depois de identificado cada ciclo operacional, torna-se necessário classifica-los quanto a sua importância, influência e riscos na atividade global da empresa, objetivando considera-los nos exames e procedimentos de auditoria, no mesmo grau de importância que representem. Dessa forma, daremos mais importância aos ciclos de maiores influências no resultado da atividade da empresa.

II ETAPA: PESQUISA DE CAMPO

Auditoria Governamental

De acordo com a Instrução Normativa 01/2001, da Secretaria Federal de Controle, a Auditoria Governamental consiste no conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal.

A auditoria governamental se relaciona diretamente com o acompanhamento das ações efetuadas pelos órgãos e entidades que compõem as três tarefas de governo e, normalmente, o trabalho é exercido por Entidades de Fiscalização Superior, sejam elas Tribunais de Contas ou Controladorias, e organismos de controle interno da Administração Pública.

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável pelo controle da aplicação dos recursos públicos, pela defesa do patrimônio público, pela apuração de irregularidades praticadas por servidores públicos federais, pela prevenção e combate à corrupção, pelas atividades de ouvidoria e pela ampliação da transparência da gestão, no âmbito dos órgãos do Poder Executivo Federal.

O Estado do Ceará tem dois tribunais de contas: o Tribunal de Contas do Estado (TCE), criado em 1935 para fiscalizar a Administração Pública estadual, e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que fiscaliza os municípios. Ou seja, O TCE controla o Governo do Estado e o TCM os governos municipais.O TCE promove auditorias nos órgãos estaduais e inspeciona suas obras, mesmo sem ser provocado ou sempre que houver suspeita de irregularidades indicadas em denúncias feitas por qualquer cidadão. As denúncias constituem uma forma eficaz de exercício do controle social da Administração Pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com