TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ESTRUTURADA AUDITORIA OPRACIONAL

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE ESTRUTURADA-AUDITORIA OPERACIONAL

JOELIO DE FREITAS CHAVES

MATRICULA: 201401399096

PARTE 1

01-O que é auditoria?

É o exame sistematico e cuidadoso das atividades desenvolvidas em determinada empresa cujo o objetivo é averiguar se elas estão de acordocom as planejadas ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e adequadas (em conformidade) a consecussão dos objetivos.

02- Quais os objetivos da auditoria?

Identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresentar recomendações para melhorá-los. Podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.Assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

03 – Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria?

Instituições financeiras , assim como empresas de seguro. Empresas de capital aberto e todas as empresas classificadas como empresa de grande porte.

04 – Como é caracterizada a auditoria independente?

Ultiliza-se de procedimentos tecnicos e especificos. Busca atestar a dequação de um fato com o fim de imprimir-lhe confiabilidade

05 – Quem pode exercer a função de auditor independente?

Exige nivel superior e é atribuição exclusiva do bixarel em ciencias contábeis com registro no crc de sua região. Devem estar registrados na CVM , os auditores que oretendem auditar as empresas de capital aberto e aquelas que operam no mercado financeiro ao controle do Banco Central do Brasil. Ter Capacidade profissional e exercendo a profissão de auditor por periodo não inferior a 5 anos.

06 - Quais as principais diferenças entre auditoria interna e externa?

AUDITORIA INTERNA: É realizada por um funcionário da empresa com o objetivo principal em atender as necessidades da administração, preocupa-se com a detectação e prevenção de fraudes, a revisão das atividades da empresa é continua.

AUDITORIA EXTERNA:É realizada atraves de contratação de um profissional independente, o objetivo principal é atender as necessidades de terceiros ao que diz respeito a fidedignidade das informações financeiras, preocupa-se com o prevenção de fraudes a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras o exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica  geralmente semestral ou anual.

07 – Quais as etapas da auditoria independente?

Planejamento Inicial, Análese do Risco, Execução do Trabalho e Resultado Final.

08 – O que são controles internos?

Conjunto de procedimentos, metodos ou rotinas com o objetivo de proteger os ativos, produzir dados confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negocios da empresa.(Almeida Marcelo Cavalcanti)

09 – O que é auditoria Governamental?

Conjunto de tecnicas que visa avaliar a gestão publica pelos processos e resultados gerenciais e a aplicação de recursos por entidade de direito publico e privado, mediante a confrontação de uma situação encontrada com um determinado critério tecnico operacional ou legal.

10 – O que é auditoria operacional? Qual é o seu ciclo?

Análese e avaliação do desempenho da organização em todos os processos ou em partes visando a elaboração de recmendações e comentários que contribuirão para melhorar os processos quanto aos seus objetivos economicos de eficiencia de eficãcia e de efetividade

CICLO DA AUDITORIA OPERACIONAL: Seleção, Planejameto, Execução, Relatório, Comentário do gestor, Apreciação, Divulgação e Monitoramento.

PARTE 2

  1. Quais os outros termos ultilizados como sinonimo para designar a Auditoria Operacional?

Auditoria Administrativa, Auditoria de Gestão, Auditoria dos três “E´s”(economia, eficiencia e eficácia), Auditoria de Desempenho, Auditoria de Efetividade. Auditoria de Resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com