TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADAS AUDITORIA

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTABEIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADAS

AUDITORIA

KENIN ELIDIANA DE SOUZA                  RA 370832

VILMAR TEIXEIRA                                    RA 384421

GONÇALINA MARQUES DE ARRUDA  RA 382899

                                           VALDECY LOPES DE MATOS                  RA 397549

Cuiabá-MT

2015




Desafio de aprendizagem apresentado à Universidade Anhanguera UNIDERP - Centro de Educação a Distância, como complemento de avaliação da disciplina de Auditoria do curso Ciências Contábeis 8º semestre, período letivo 2015/2

                                                                                                   Tutor Presencial Ana Cristina Gonçalves


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        ASPECTOS CONCEITUAIS        

2.2        PROCESSOS E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA        

2.3        PLANEJAMENTO DA AUDITORIA        

2.4        CARTA DE RESPONSABILIDADE E LEI DE SARBANES-OXLEY        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O diagnóstico é um processo realizado nas organizações por métodos e técnicas com o objetivo de identificar falhas ou ponto de atenção dentro dos processos administrativos e operacionais de uma organização, bem como os pontos positivos.

Através deste diagnóstico os  gestores podem realizar sua tomada de decisão a partir de uma avaliação minuciosa na organização, levando-se em conta os ambientes organizacionais internos e externos, elaborando planos de ações e/ou implementando projetos de acordo com as necessidades específicas.

Independentemente da complexidade dos processos, do ramo de negócio e do tamanho da organização, cada uma possui uma peculiaridade que difere uma das outras e que exige grande entendimento sobre o seu funcionamento, isso para que não tenha conclusões equivocadas sobre sua saúde, é o que se pretende obter quando da realização de diagnóstico que visa auxiliar no processo de se tomar qualquer  decisão dentro da organização.

Dentro desse contexto, a auditoria surge como uma ferramenta que consiste na análise de políticas e práticas de uma organização, e avaliação do seu funcionamento atual, seguida de sugestões de melhorias para as falhas observadas.

Portanto, considerando que esta atividade é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por um conjunto de etapas programas e supervisionado e que tem por objetivo favorecer, estimular e fortalecer o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas para solução de situações inerentes a sua atuação profissional.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ASPECTOS CONCEITUAIS

Considerando que a auditoria é uma importante ferramenta de gestão cujo objetivo é promover o controle e revisão das práticas e políticas de uma organização e seus diversos setores, tem o intuito de trazer informações a gestão da organização quanto a eficácia do funcionamento interno ou externo da mesma. Que segundo Gil (1996, p.17) afirma que,

A auditoria é a função organizacional de revisão, avaliação e emissão de opinião quanto ao ciclo administrativo (planejamento, organização, direção e controle). Sendo assim, diversos vetores podem ser estruturados e combinados nesta prática, como estratégico, tático e operacional linha de produtos, negócios e serviços.

Segundo Lima (2009, p.152), a classificação e formas do processo de auditoria, podem ser: Quanto ao objeto ou escopo (Sistema, processo, produto ou serviço); Quanto às partes auditoras (interna ou externa); De adequação; e de conformidade.    

O auditor é o profissional com competência para realizar uma auditoria, que segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2000, p.15),

É de sua responsabilidade compor a equipe de auditores com base no escopo da auditoria e o tamanho da organização. A equipe de auditoria pode ser composta por: auditor líder, auditor externo e interno, representante da organização e auditor membro. Para isso o auditor deve ter capacidade gerencial para condução das auditorias, ter habilidades em comunicação e relacionamento, ter habilidades para julgamentos dignos de confiança e, dominar conceitos, técnicas e metodologias de ferramenta de gestão.

Quanto ao auditado, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2000, p.16) esclarece que, é de sua responsabilidade receber a equipe auditora, fornecer informações necessárias ao auditor, facilitar o acesso às áreas a serem auditadas, facilitar o trabalho dos auditores e, programar ações corretivas.

Em relação à postura do auditor, este deve estar sempre atento às novas tendências do mercado onde a empresa a ser auditada está inserida, procurando participar na elaboração de estratégias de atuação para desenvolvimento crescente da empresa. Outro fato importante, é o fato do auditor sempre se mostrar interessado, simpático e compreensivo, desta forma irá encontrar à sua disposição todas as informações necessárias para o bom desenvolvimento da auditoria, bem como terá sempre os auditados prontos para o diálogo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com