TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA AUDITORIA

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.035 Palavras (13 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

AUDITORIA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Professor EAD – Carmem Martins Régis

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Auditoria.

MACAÉ

SETEMBRO 2015

1. INTRODUÇÃO

Em virtude das mudanças ocorridas no meio empresarial, há necessidade de ferramentas atualizadas e sintonizadas às necessidades organizacionais, por este motivo, a auditoria contábil é considerada de extrema importância no meio organizacional.

Neste contexto, a auditoria exerce um papel de destaque junto à contabilidade, apontando proteção e controle no patrimônio das empresas, através da obtenção de confirmações corretas para o bem estar empresarial, sendo inclusive, apreciada como um conjunto de estudos e metodologias, cultivados pelo auditor para constatar falhas ou fraudes ocorridas ou não, nas organizações.

Através de técnicas e procedimentos, a auditoria desenvolve de forma sistematizada, avalia, examina os procedimentos e as operações praticadas pelos colaboradores, com vista em apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações. Desta forma, a auditoria possui caminhos que auxilia formar uma avaliação da atual realidade e perspectivas futuras, em instituição por ventura analisada.

Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo enfatizar a importância da auditoria contábil nas grandes empresas como ferramentas de gestão.

2. DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

1. Explique o que é Auditoria?

A auditoria consiste em um exame cuidadoso, sistemático e independente, cujo objetivo seja averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente.

É um processo de inspeção detalhado e sistemático das mais diversas atividades desenvolvidas. O objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as diretrizes planejadas ou estabelecidas previamente.

2. Quais os tipos de auditorias existentes? Explique cada um deles.

Auditoria Interna: É conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de serviços e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e/ ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.

Auditoria Externa: Conhecida também por auditoria independente, a auditoria externa é executada por profissionais sem vínculo empregatício. A finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no(s) período(s) sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específicas aplicáveis.

3. Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?

Tanto o auditor como o cliente-auditado têm obrigações e responsabilidades perante todos os stakeholders. Um primeiro e fundamental ponto a ser destacado é o fato de que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado e que este, por conseguinte, é o responsável direto por tudo o que nela conste o que porventura seja omitido por qualquer motivo.

O auditor independente é submetido a diversas normas em relação ao seu trabalho. A seguir, destacamos algumas dessas normas:

• Registro na CVM: todo auditor, seja ele pessoa física ou jurídica, tem a obrigação de ter registro efetuado junto a Comissão de Valores Mobiliários.

• Guarda da documentação e sigilo: para fins de fiscalização do exercício profissional, toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres dos serviços realizados devem ser conservados em boa guarda, pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do parecer. Toda a documentação da auditoria é confidencial, devendo ser mantida em local seguro e sob sigilo.

• Responsabilidade compartilhada: em nenhuma hipótese a responsabilidade do auditor será modificada, mesmo quando algum contador na função de auditor interno contribua na realização dos trabalhos. O fato de um papel de trabalho ser preenchido pela auditoria interna do auditado não isenta o auditor independente de responsabilidade sobre algum tipo de erro ou fraude que possa acarretar erro no seu parecer final.

• Revisão externa: os auditores deverão se submeter a cada quatro anos a uma revisão externa realizada por outro auditor registrado na CVM.

O auditado tem responsabilidades relacionadas em um documento denominado de “carta de responsabilidade da administração”, a data da assinatura é a mesma do parecer da auditoria:

 Obter data igual àquela do parecer do auditor independente;

 Sempre endereçada ao auditor independente;

 Fazer referência às demonstrações contábeis objeto da auditoria;

 Mencionar que a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com