TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVOS INTANGÍVEIS: Identificação, Mensuração e Divulgação

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.286 Palavras (26 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1] 

Curso de Administração/Ciências Contábeis 

 

 

 

 ATIVOS INTANGÍVEIS:

Identificação, Mensuração e Divulgação 

 

 

 

 

 

Deyvisson Henrique de Castro Batista 

Leonardo Moraes Castro 

Lilian Carolina Corlaete da Trindade 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte 

2015

Deyvisson Henrique de Castro Batista

Leonardo Moraes Castro 

Lilian Carolina Corlaete da Trindade 

 

ATIVOS INTANGÍVEIS:

Identificação, Mensuração e Divulgação 

Relatório final do Projeto Interdisciplinar do 2° período do Curso de Administração/Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes, apresentado à Coordenação do Curso como requisito parcial para aprovação no semestre.

Orientador: Prof. Eduardo Bavose

Belo Horizonte

2015

AGRADECIMENTOS

A realização deste trabalho seria impossível sem a colaboração de algumas pessoas que, de diversas formas, deram a sua contribuição em diferentes etapas. Destas, manifesto um agradecimento especial.

Ao professor Jaime José Veloso, pelas críticas, sugestões, e pela boa vontade em orientar o grupo, apresentando materiais que contribuíram para a pesquisa.

À coordenadora Fernanda Jupetipe, pelo estímulo acadêmico e pela disposição em ajudar com as dificuldades.

E por último, mas não menos importante, ao professor Eduardo Bavose, pela paciência e pela contribuição com o envio de materiais.

RESUMO

Este projeto interdisciplinar tem como objetivo, analisar se o processo de identificação, mensuração e divulgação dos ativos intangíveis das empresas esta sendo realizado de acordo com a regulamentação brasileira, tendo em vista que esse tema exerce grande importância para área gerencial e especialmente a área contábil. A escolha do tema deve-se ao fato da realização de uma apresentação dos critérios para caracterização de um ativo intangível, comparar as demonstrações financeiras da empresa TOTVS, no que diz respeito aos ativos intangíveis no primeiro e segundo trimestres de 2015 e analisar o método de amortização dos ativos intangíveis utilizado pela empresa. Através de uma analise documental o método de pesquisa utilizado foi o descritivo no qual foi utilizado a empresa TOTVS como objeto de pesquisa, uma empresa brasileira de software, serviços, plataforma e consultoria. É líder absoluta no Brasil e na América Latina e está entre as maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão integrada do mundo. Utilizando o método comparativo os resultados demonstraram que a empresa seguiu a regulamentação brasileira, abordada no referencial teórico, ao realizar o processo de identificação, mensuração, amortização e divulgação dos ativos intangíveis. Notou-se também que a empresa em um curto período de tempo obteve aumento dos seus ativos intangíveis, e  em sua divulgação de resultados a empresa publicou que acredita que em momentos como esse, as organizações buscam ser mais competitivas, via aumento da eficiência e ganhos de produtividade. Como uma provedora de soluções de negócio, a TOTVS afirma que continuará a ajudar seus clientes a atingir esses objetivos e perseguirá o crescimento sustentável, especialmente em segmentos mais prominentes, com foco contínuo em inovação de suas soluções e otimização de custos, sem por seu futuro em risco.

 

Palavras-chave: Ativo intangível, identificação, mensuração, divulgação

        SUMÁRIO        

1 INTRODUÇÃO        7

2 REFERENCIAL TEÓRICO        9

2.1 Demonstrações Contábeis        9

2.2. O Balanço Patrimonial        11

2.2.1 Ativo Imobilizado        13

2.3. Ativo Intangível        14

2.3.1. Identificação        17

2.3.2. Mensuração        19

2.3.3 Divulgação        20

3 METODOLOGIA        22

4 ANÁLISE DE DADOS        23

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS        28


1 INTRODUÇÃO

A lei das Sociedades Anônimas (lei nº 6.404/1976) regula a forma como as demonstrações financeiras devem ser elaboradas e apresentadas ao público desde 1976. Esta lei passou ao longo dos anos por várias mudanças.

Entre as modificações mais significativas, destaca-se uma recentemente realizada. A lei nº 11.638/2007 que, entre outras coisas, incluiu o subgrupo ativo intangível no balanço patrimonial das entidades, originalmente classificado no grupo ativo permanente.

Tendo isto em mente, este projeto interdisciplinar aborda o seguinte assunto: ativo intangível.

É fundamental o estudo desse tema para que os acadêmicos de ciências contábeis e administração desenvolvam maior conhecimento sobre ativos intangíveis. Este projeto auxiliará aos acadêmicos a identificar e caracterizar os ativos intangíveis, avaliar a importância da mensuração destes e também como é feita sua divulgação. Como estudantes de curso superior, o aprofundamento neste assunto permitirá discutir formas de aprimoramento do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (291.3 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com