TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.341 Palavras (18 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA[pic 1]

GRADUAÇÃO EM CIENCIAS CONTÁBEIS

PROFESSOR-ORIENTADOR: PROF. ADM. M.S.C. ANDERSON WILSON SIMONI

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVSIONADAS

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

LUCAS MENDES DANIEL                                RA:6814000043

MARIMÍLIA TOZATI                                RA:6662401487

Valinhos

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        ETAPA 1        

1.1.1        Considerações Iniciais        

1.1.2        Estrutura das Demonstrações Financeiras        

1.1.3        Conceitos Básicos de Análise        5

1.1.4        Tipos de Balanço        7

1.1.5        Tipos de índices financeiros        8

1.1.6        Análise Vertical        8

1.1.7        Análise Horizontal        11

1.1.8        Índices Econômicos Financeiros        12

1.1.9        Interpretação dos índices        15

1.2.1        Cálculos Análise vertical e horizontal        15

1.2.2        Análise vertical e horizontal – Balanço e DRE        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21


INTRODUÇÃO

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) tem como objetivo abordar os principais pontos de como realizar uma análise financeira através da discussão da leitura do artigo Estrutura das Demonstrações Financeiras, bem como a análise de um balanço patrimonial de uma empresa. Salienta-se também a compreensão dos aspectos quantitativos e qualitativos do seu patrimônio, geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, a análise, a avaliação, o planejamento e a tomada de decisão.

  1. ETAPA 1

  1. Considerações Iniciais

A contabilidade é um conjunto de contas contábeis elencadas dentro de um plano de contas da empresa. Essas contas são codificadas em balanço patrimonial (ativo, passivo e patrimônio líquido) e demonstrações de resultado.  Através desse plano de contas é possível um estudo, uma interpretação e registro dos fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, tendo em sua finalidade um sistema de informação e avaliação destinada a prover a seus usuários demonstrações e analises de naturezas econômicas e financeiras para a tomada de decisão.

Segundo Azevedo (2013, p.16) “a análise dos demonstrativos contábeis é o exame de laboratório da saúde econômica, financeira e patrimonial da sociedade. É um diagnóstico bem-estruturado da situação do patrimônio.”

  1. Estrutura das Demonstrações Financeiras

  • Estrutura do Ativo

O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui, representando as aplicações e ou uso dos recursos disponíveis. Na legislação brasileira, o Ativo é dividido em três grupos, no qual definem prazos diferentes e como serão distribuídos os recursos para a realização de cada Ativo.

A análise do ativo deve ser feita observando-se quando há de recursos de curto prazo (Circulante, receber ou realizar no prazo máximo de 1 ano) e quanto há de longo prazo (Realizável e Permanente, serão recebidos ou realizados após 1 ano, cuja sua atividade é lenta), sendo o mais importante é o de curto prazo por ter maior liquidez e que é utilizado para garantir o pagamento de despesas e dividas.

As principais contas do ativo circulante são: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoques; Realizável longo prazo destina-se a contas de créditos coligadas e/ou controladas e a conta Permanente são máquinas, equipamentos, veículos, móveis, terrenos, edifícios, etc.

Quanto maior volume de recursos no ativo melhor capacidade para pagamentos

  • Estrutura do Passivo

O Passivo representa as dívidas, obrigações e as fontes ou origem dos recursos que a empresa possui, também é divido em três grupos com prazos diferentes para pagamento das dívidas que são representados através de Recursos de Terceiros (que são dividas efetivas, dividido em CIRCULANTE até um ano e EXIGÍVEL LONGO PRAZO mais de um ano) e Recursos Próprios (ou seja, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, são recursos que pertencem aos sócios e utilizados pela empresa).

O passivo Circulante são contas a serem pagas dentro de um ano, como fornecedores, salários e encargos, impostos a pagar, empréstimos bancários, contas a pagar, adiantamentos de clientes e imposto de renda. A conta exigível em longo prazo é representada por financiamentos, impostos parcelados, dívidas de concordata, e o Patrimônio Líquido são capital social, reservas de capital, reservas de lucros e lucros acumulados. Quanto maior o volume de recursos de terceiros, ou seja, obrigações representa maior risco financeiro, pois a empresa passa a trabalhar muito mais com recursos de outros do que com os seus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com