TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS AUDITORIA

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 15

AUDITORIA

A Auditoria é uma análise cuidadosa e sistemática das atividades desenvolvidas nas empresas ou setor. Seu objetivo é verificar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão em conformidade e alcançaram os objetivos. Atualmente, a auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, havendo várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, etc.

Nosso trabalho será sobre a Auditoria Contábil, que compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do Patrimônio da entidade auditada.

A Auditoria pode ser classificada em Auditoria Externa, que é realizada por um Auditor Independente, ou seja, sem vínculos empregatícios com a empresa, e Auditoria Interna, efetuada por um profissional da própria empresa com o propósito de monitorar e avaliar os controles internos.

A seguir, demonstramos as características gerais da Auditoria Interna e Externa:

Auditoria Interna Auditoria Externa

O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração. O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental

O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado

A revisão das atividades da empresa é contínua O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.

A auditoria é realizada por um funcionário da empresa A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa

O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras. O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras

Fonte: Os autores

Procedimento de auditoria na conta Banco Conta Movimento

Banco conta Movimento é uma conta do Disponível no Ativo Circulante, que é formado pelas contas com realização até o término do exercício seguinte à data do fechamento do Balanço. O Circulante é a parte do balanço que mais detém a atenção dos auditores, por abranger basicamente todos os efeitos das atividades operacionais das empresas.

A conta Banco conta Movimento representa os valores movimentados pela empresa via instituições financeiras. Movimenta valores bem significativos diariamente, o que a torna de suma importância para a auditoria.

Os controles internos sobre as contas bancárias da empresa envolvem basicamente as autorizações de pagamentos e as conciliações bancárias. O ponto forte de controle, e o principal, é a elaboração da conciliação bancária, que consiste em comparar o saldo do extrato bancário com o saldo do razão, evidenciando e explicando as possíveis diferenças.

“A Cia. Alfa S.A. está sendo auditada por auditores independentes, e um dos componentes das demonstrações financeiras é a conta ’Banco Conta Movimento’. Imaginem que vocês são uns dos auditores e irão efetuar os procedimentos de auditoria a seguir descritos. Expliquem cada procedimento e sua importância no processo de auditoria desta conta contábil:

1. Exame Físico – Este procedimento consiste na verificação "in loco", permitindo ao auditor formar opinião quanto à existência física do objeto ou item a ser examinado, que neste caso é o extrato bancário. É um procedimento que permite ao auditor examinar se há correspondência nos registros da entidade.

Deve possuir as seguintes características:

• Existência física: comprovação visual da existência do item;

• Autenticidade: discernimento da fidedignidade do item;

• Quantidade: apuração adequada da quantidade real física;

• Qualidade: comprovação visual ou laboratorial de que o objeto examinado permanece em perfeitas condições de uso.

2. Circularização – Consiste no envio de correspondência para alguns dos Stakeholders da empresa, neste caso o banco, para a confirmação do saldo ou informações necessárias.

As cartas são emitidas pelo cliente-auditado, pela necessidade da sua autorização do fornecimento de saldos, porém as cartas de respostas devem obrigatoriamente ser encaminhadas exclusivamente ao auditor, sem passar pelo cliente auditado.

Os dois tipos de pedidos de confirmações de dados, usados pela auditoria são:

Positivo – Utilizado quando há necessidade de resposta da pessoa de quem se quer obter uma confirmação formal.

Este pedido pode ser usado de duas formas:

 Branco: quando não se colocam valores a serem confirmados, pede-se o saldo das operações mantidas o circularizado;

 Preto: quando utilizados saldos ou valores a serem confirmados na data-base indicada.

Negativo – É utilizado quando a resposta do circularizado somente é enviada em caso de discordância dos valores colocados no pedido de confirmação. Caso o circularizado não envie resposta, o auditor entenderá como concordância do saldo.

3. Documentos Originais – É o procedimento voltado para a comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com