TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Auditoria Etapa 1 E 2

Monografias: Atps Auditoria Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1:

Passo 1

Auditoria Interna Auditoria Externa

O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras.

O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração. A auditoria é realizada através de contratação de um profissional

independente

A auditoria é realizada por um funcionário da empresa. O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz

respeito à fidedignidade das informações financeiras.

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental.

A revisão das atividades da empresa é contínua. O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.

O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.

Passo 2

1. Exame Físico: geralmente envolve a medição da quantidade de um ativo ou a determinação de sua qualidade comparada com um padrão pré-determinado. A técnica pode ser utilizada na procura de provas negativas como o exame de evidências de falta ou avaria de bens. É frequentemente usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis. A evidência é coletada sobre itens tangíveis.

Exemplos: Contagem de caixa; contagem de estoques; contagem de investimentos; contagem do ativo imobilizado; contagem de duplicatas a receber/a pagar; contagem de cautela de ações do capital.

2. Circularização: é uma técnica utilizada pelos auditores para confirmar informações constantes das demonstrações contábeis. Assim, ao fazer a análise de uma rubrica contábil, por exemplo, o “Contas a Pagar”, e querendo verificar se os valores ali constantes são os efetivamente devidos, o auditor encaminha correspondência a todos os credores, ou a uma parte deles, solicitando informações sobre as pendências que ele tem com a empresa auditada. De posse das respostas, faz o confrontamento com os registros contábeis, para ter uma visão da verdadeira situação da rubrica. Havendo divergências entre os registros, caberá ao auditor caracterizar esses pontos e desenvolver ações investigativas para encontrar os números verdadeiros e o que deu causa às diferenças.

Os resultados que ela possibilita podem, perfeitamente, identificar situações que levem a provas documentais que caracterizem uma fraude. Neste contexto, não seria vantajoso fazer-se circularização para apuração de situações onde houvesse o envolvimento de valores reduzidos, já que os custos podem ser superiores a possíveis benefícios.

3. Documentos Originais: é o procedimento de auditoria voltado para a comprovação das transações que por questões legais, comerciais ou de controle, são evidenciadas por documentos comprobatórios de efetividade destas transações.

Estão incluídas nessa prova documental: faturas de compras e vendas; cheques; avisos de remessa; apólices de seguros; contratos; cautelas de ações; certificados de garantia; requisições; pedidos de compras; etc.

Quando o auditor realizar o exame dos documentos originais deve ter sempre em mente:

 Autenticidade – verificar se a documentação examinada é fidedigna e merece fé;

 Normalidade – verificar se a transação realizada é adequada em função da atividade da empresa;

 Aprovação – verificação de que a transação e a documentação suporte foram efetivamente aprovadas por pessoas adequadas e responsáveis;

 Registro – comprovação de que o registro das operações é adequado em função da documentação examinada e está refletida contabilmente em contas apropriadas.

Exemplos: Documentação de aquisição de matérias-primas; de aquisição de itens do imobilizado; de vendas realizadas; de serviços adquiridos ou vendidos; de requisição de matérias-primas à produção; etc.

4. Cálculos: conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; É voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas. É a única forma de constatação das várias operações que envolvam somas e cálculos. É a mais simples e a mais válida técnica de verificação.

Exemplos: Cálculo da listagem de estoques; soma do razão auxiliar de clientes/fornecedores; soma do diário auxiliar de clientes/fornecedores; cálculo de equivalência patrimonial; cálculo de juros a receber/a pagar; etc.

5. Escrituração: É a técnica de auditoria utilizada para a constatação da veracidade das informações contábeis. É usada para o levantamento de análises, composições de saldos; conciliações; etc.

Exemplos: Análise de outras contas a receber; composição do saldo de importações em trânsito; análise de despesas de viagens; conciliações bancárias; etc..

6. Investigação (ou confirmação): - obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;.

7. Inquérito: consiste na formulação de perguntas e na obtenção de respostas satisfatórias. As respostas vão desde as declarações formais, por escrito, até aos comentários em conversações normais ou sem compromisso.

Exemplos: Inquérito acerca do aumento das vendas no período; sobre a posição de investimentos; sobre a existência de materiais morosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com