TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS AUDITORIA

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera

Centro de Educação à Distância - UNIDERP

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Auditoria

Curso: Ciências Contábeis - EAD

Campinas – SP

Sumário

Introdução......................................................................................................Pág. 03

Capítulo I – Aspectos conceituais e questionários........................................Pág. 04

Capítulo II – Demonstrações Contábeis Auditadas e sua finalidade.............Pág. 07

Capítulo III – Planejamentos de Auditoria....................................................Pág. 09

Capítulo IV – Resenha................................................... ...............................Pág. 13

Conclusão.......................................................................................................Pág. 16

Referências Bibliográficas..............................................................................Pág.17

Introdução

Tem este trabalho o objetivo de mostrar a necessidade de esclarecer a importância da auditoria para as entidades no atual cenário de globalização, para que se possa atender as exigências legislativas, demonstrando ao fisco, proprietários, investidores e clientes internos e externos o quanto sua demonstração financeira é clara e não deixar dúvidas quanto os seus resultados e aplicações. Mostraremos algumas informações de como funciona a auditoria, as responsabilidades do auditor e do auditado, assim como o que deve ser auditado, seu objetivo e o que deve ser solicitado pelo profissional de auditoria, seja ele interno ou externo.

Capítulo I

1. Explicar o que é Auditoria:

Auditoria é um exame analítico e pericial das atividades desenvolvidas em uma determinada empresa ou departamento que tem por objetivo acompanhar e verificar se essas atividades estão de acordo o planejamento pré-estabelecido e com as normatizações legais que a regem. Ela deve revisar as demonstrações financeiras, registros, transações e operações comerciais de uma empresa, com o objetivo de assegurar a fidelidade dos registros proporcionando credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração. Em geral elas são classificadas em auditoria financeira, de cumprimento e operacional. Na financeira, o auditor irá expressa sua opinião e se estão sendo seguidos os princípios de contabilidade geralmente aceitos. Já na de cumprimento e operacional, o objetivo será o de medir o grau em que as atividades da empresa estão alcançando seus objetivos.

2. Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.

As auditorias podem ser classificadas em externa e interna, ambiental e de saúde; a auditoria externa que se distribui em diversas áreas de gestão, de sistemas, de recursos humanos, de qualidade, das demonstrações financeiras, jurídica, contábil, etc. O profissional de auditoria será contratado por tempo limitado para se resolver os eventuais problemas da empresa contratante; já a auditoria interna busca avaliar o processo de gestão de sua gerência/direção corporativa, riscos e procedimentos às normas apontando quando houver, desvios e a vulnerabilidade que a empresa esta sujeita. A auditoria ambiental irá investigar as normas ou parâmetros de uma empresa em relação a sua interação com o meio ambiente. Seu objetivo é verificar se uma empresa está cumprindo os regulamentos dispostos na legislação ambiental. Cuidando para que ela não venha deixar de cumprir tais dispositivos legais para obter lucros maiores. No âmbito da saúde a auditoria hospitalar tem o objetivo de averiguar se os serviços disponibilizados pelos hospitais têm qualidade e cumprem as normas estabelecidas. Essa auditoria pode ser aplicada em diversas áreas de um hospital, como por exemplo na enfermagem, etc.

3. Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?

O auditor externo deve agir de acordo com os requisitos de auditoria aplicáveis, comunicar e elucidar os requisitos da auditoria, planejar e realizar suas atribuições de forma eficaz e competente, documentar as observações, relatar os resultados da auditoria, verificar a eficácia das ações corretivas tomadas como um resultado da auditoria, reter e salvaguardar os documentos pertinentes à auditoria entregando tais documentos conforme requerido, garantindo que tais documentos permanecerão confidenciais, tratando as informações privilegiadas com descrição, cooperando com o auditor líder que será responsável por todas as fases da auditoria, tomando decisões finais quanto a conduta e a qualquer observação, participar da seleção dos demais membros da equipe, preparar o plano de auditoria, representar a equipe nas discussões com a administração do auditado e entregar o relatório da auditoria.

O auditado deve informar aos principais funcionários sobre os objetivos e escopo da auditoria, indicando membros responsáveis de sua empresa para acompanhar os membros da equipe de auditoria, prover todos os recursos necessários à equipe de auditoria, a fim de garantir eficácia e competência no processo, prover acesso aos meios e ao material comprobatório conforme requerido pelos auditores, cooperando e permitindo que os objetivos da auditoria sejam atingidos, definindo e iniciando as ações corretivas baseadas no relatório da auditoria.

4. Qual a postura que um auditor deve ter? Explicar.

Sua postura deve ser de independência, integridade, eficiência, confidencialidade e de ética profissional. Sendo imprescindível no cenário empresarial, o parecer de auditores se tornou indispensável para os investidores, assegurando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com