TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS AUDITORIA

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.094 Palavras (13 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

                         [pic 3][pic 4]

[pic 5]

AUDITORIA

        ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TUTOR À DISTÂNCIA: GISELE BAFUME QUIERELLI

Campinas, 21 de SETEMBRO de 2015.

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................................... PÁG. 03

ETAPA 1

1. Explicar o que é Auditoria..................................................................................... PÁG. 04

2. Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.................................... PÁG 04

3. Quase as responsabilidades do auditor externo e do auditado?............................. PÁG. 06

4. Qual a postura que um auditor deve ter? Explicar................................................ PÁG. 07

ETAPA 2

    Demonstrações Auditadas...........................................................................................PÁG. 08

ETAPA 3

Planejamento da Auditoria........................................................................................ PÁG. 09

ETAPA 4

     Lei Sarbanes – Oxley Act. ....................................................................................... PÁG. 10

Carta de Responsabilidade........................................................................................ PÁG. 12

Conclusão...................................................................................................................... PÁG. 13

Bibliografia.................................................................................................................... PÁG. 14

INTRODUÇÃO

        O objetivo e foco da Atividade Prática Supervisionada desenvolvida é apresentar os principais conceitos de Auditoria, consolidando o conceito da disciplina.

        Da mesma forma propõem conhecer melhor os atributos necessários a um Auditor e o conhecimento necessário para esta função.

        No desenvolvimento da ATPS destacaremos, também, os procedimentos éticos que devem ser respeitados diante das circunstâncias, lembrando que a perícia contábil deve basear-se em elementos confiáveis e nenhum elemento útil deverá ser desconsiderado.

         A Auditoria é compreendida também como um ramo da Contabilidade, já que seu objeto da se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos, inclusive aqueles não registrados documentalmente também são objetos da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.

        

          

ETAPA 1

        Após a leitura proposta seguem abaixo algumas definições e apontamentos acerca da matéria apresentada.

1 - Conceito de Auditoria

        Surgida no século XV na Itália, a Auditoria iniciou no Brasil através dos ingleses em 1957, sendo a palavra auditoria de origem latim audire que significa ouvir.

A Auditoria é uma técnica contábil, utilizada para o exame e comprovação da veracidade dos registros e Demonstrações Contábeis, em exame cuidadoso, sistemático e independente, visando averiguar minuciosamente as atividades desenvolvidas pela instituição buscando a equalização das disposições planejadas ou estabelecidas anteriormente, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às informações auditadas.  

         Para tanto, o auditor necessita de um planejamento adequado, avaliando o sistema de controle interno relacionado com a parte contábil e procedendo à revisão analítica das contas do ativo, passivo, despesas e receitas.

 

2- Quais os tipos de auditoria existentes? Explicar cada um. 

A Auditoria divide-se em dois grandes grupos:

Auditoria Interna (Resolução CFC 986/2003 – NBC-TI-01) Sempre é executada por algum funcionário, na maioria dos casos da área contábil, da própria empresa auditada e como regra geral, envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de informática e também a qualidade de produtos e serviços.

Esta forma de auditoria busca identificar e prevenir falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas.

Ela surgiu como aliada à alta administração das corporações com o objetivo de garantir o cumprimento dos regimentos, normas e políticas internas prevenindo fraudes e erros.

As fraudes seriam os atos intencionais de omissão ou manipulação de operações e até mesmo a adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis tanto em termos físicos como monetários.

Já o termo erro aplica-se a ato não intencional        de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

Auditoria Externa ou Auditoria Independente surgiu diante do crescimento das empresas, houve o consequentemente desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento dos controles e procedimentos internos, principalmente visando à diminuição de custos, em função da concorrência e da competitividade, para se mantiver no mercado.

         Para tanto, houve a necessidade de empregar enormes recursos nessas operações, para acompanhar essas mudanças, fazendo com que as empresas tivessem de captar recursos ou na forma de empréstimos bancários de longo prazo ou ates mesmo abrindo seu capital social para novos sócios e acionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (499.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com