TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE AUDITORIA

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

1.Introdução

        Nesta primeira etapa das Atividades Práticas Supervisionadas será apresentado e trabalhado o conceito básico de auditoria, seus aspectos conceituais. O trabalho conterá a resolução de uma problemática sobre o tema. Mantendo assim maior visibilidade do conteúdo solicitado por este.

2.Desenvolvimento

2.1 Interna vs. Externa

        

Auditoria Interna

Auditoria Externa

O auditor se preocupa principalmente com a detecção e precaução de fraude. A revisão das operações e do controle interno. É realizado para determinar o alcance das análises e a fidedignidade das demonstrações financeiras.

O auditor é independente, sendo contratado quando solicitado por alguma instituição. Porém subordinado às indigências e desejos da alta administração.        

É realizada por um funcionário da empresa. O principal objetivo é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações contidas nas demonstrações financeiras.

Sua realização é subdividida em comparação às áreas operacionais e às de responsabilidade administrativa. O auditor deve se manter independente em relação à administração.

O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual. A revisão é feita periodicamente.

Com o objetivo de atender as necessidades de terceiros a revisão das operações e do controle interno é realizado para desenvolver aprimoramento e para certificar que as políticas e normas serão cumpridas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa.

O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.

2.2 Procedimentos de auditoria – Cia Alfa S.A

Exame físico

         Em sua maioria envolve a avaliação da quantidade de um ativo ou a deliberação de sua propriedade comparada com um padrão pré-determinado. Desenvolvendo assim a opinião do auditor sobre a existência do objeto físico a ser analisado. A análise dos itens físicos efetivado pelo auditor em relação à existência dos estoques de um órgão/entidade, tem por finalidade a comprovação visual de que estes existem e nas quantidades demonstradas. O auditor deve, sempre, ter a segurança e preocupação de que aquilo que será examinado tem por objetivo a identificação correta. Sendo assim, a constatação física serve para determinar que os registros estão corretos e os valores são adequados em função da qualidade do item examinado.

Circularização

Técnica empregada na aquisição de uma declaração formal e independente, de pessoas não ligadas a entidade, seja por interesses comerciais, afetivos, etc., de fatos ligados às operações do mesmo. Este método só tem legitimidade para verificação de autoria quando o gestor, ligado ao assunto à ratificar, tem conhecimento no processo, porém ficando a remessa e obtenção das respostas dos pedidos circulados que estão sob controle do auditor. A primeira condição deve-se ao fato de o Auditor não ter poderes para assinar ou solicitar pedido de confirmação pelo entidade. A segunda é para evitar-se que haja influência ou alteração, por parte do auditado, dos dados dos itens objeto do processo da circularização.

Documentos Originais

Consiste na comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por documentos que afirmam estas transações. A análise realizada pelo auditor, sobre os documentos, deve atender às seguintes necessidades, constar a fidedigna e merecimento de crédito do documento (Autenticidade); constar a operação normal e de acordo com o objetivo da empresa (Normalidade); verificar a aprovação das pessoas responsáveis nas operações executadas (Aprovação); e a comprovação de que as operações foram realizadas de forma adequada, documentado sua correspondência fiscal, contábil etc. (Registro)

Cálculos

Procedimento este mais simples e completo. Esta técnica é largamente utilizada em benefício do conjunto das operações da entidade que envolvem valores, números etc. Muito embora os valores auditados possam ter sido conferidos pela entidade, é de grande importância que sejam refeitos várias vezes para sua efetiva comprovação.

Escrituração

Procedimento usado pela auditoria para constatação da veracidade das informações contábeis, fiscais etc., além de possibilitar levantamentos específicos nas análises, composição de saldos, conciliações etc.

Investigação (ou confirmação)

Obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras das operações realizadas, dentro ou fora da entidade.

Inquérito

Consiste na formulação de perguntas e na obtenção de respostas satisfatórias. As respostas vão desde as declarações formais, por escrito, até aos comentários em conversações normais ou sem compromisso. Podendo ser um inquérito acerca do aumento das vendas no período; sobre a posição de investimentos; sobre a existência de materiais morosos ou obsoletos entre outras exemplificações.

Registros Auxiliares

         Constituem como suporte de autenticidade dos registros principais examinados. O uso desta técnica deve sempre ser ajustado com o de outras que possam confirmar a fidedignidade do registro principal. Porém, há sempre perigo de que esses registros também possam não ser autênticos, que eles tenham sido apressadamente preparados com a única finalidade de apoiar dados incorretos.

Correlação

Relacionamento harmônico do sistema contábil de partidas dobradas; A harmonia interna, ou a uniformidade das contas que se relacionam, constitui certamente alguma prova de que elas está livres de, pelo menos, erros mecânicos, senão outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com