TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE EMPRENDEDORISMO

Por:   •  6/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FERNANDO DE OLIVEIRA SILVA RA: 5670148235

SIMONE MANTOVANI DA SILVA FARIA RA: 5899072382

 

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

 

JACAREÍ - SP

2015

FERNANDO DE OLIVEIRA SILVA RA: 5670148235

SIMONE MANTOVANI DA SILVA FARIA RA: 5899072382

 

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

EMPREENDEDORISMO

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada, de Empreendedorismo, entregue ao professor da matéria, e orientador, Cícero.

JACAREÍ – SP

2015

FERNANDO DE OLIVEIRA SILVA RA: 5670148235

SIMONE MANTOVANI DA SILVA FARIA RA: 5899072382

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

EMPREENDEDORISMO

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada, de Empreendedorismo, entregue ao professor da matéria, e orientador, Cícero.

Aprovada em     de                 de        .

BANCA EXAMINADORA

________________________________

Cícero

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo, visualizar de uma forma simples e objetiva os princípios básicos e essenciais da constituição de uma empresa. Durante a vida passamos o tempo todo planejando coisas, seja em casa, no trabalho ou na escola, estamos sempre pensando antes de agirmos a fim de completarmos com sucesso nossas ideias sobre algo ou tarefa, pelo menos deve ser planejado, seja ela simples ou complexa. Esse trabalho desmembra como constituir uma sorveteria, com estudo de mercado, cuidado com os concorrentes, análise de público alvo, e criação de um plano de negócio.

SUMÁRIO

1.        ETAPA 1        

2.        ETAPA 2        


  1. ETAPA 1

O empreendedor é capaz de identificar, e aproveitar as oportunidades, empreendedorismo é um processo que busca e gerencia diversos recursos para transformar a oportunidade em um negócio de sucesso e lucrativo.

Ser empreendedor não consiste em ter apenas iniciativa, dinheiro ou sorte, é necessário um estudo amplo do que se busca realmente, é necessário informação e capacitação do empreendedor, estudo de mercado e de sua viabilidade econômica. Podemos ver que o bom empreendedor é aquele que assume uma postura de verdadeiro líder, é fundamental ter planejamento estratégico, tático e operacional constante, verificando sua vocação no ramo, o mercado e os recursos necessários para à realização do negócio.

Para quem pretende iniciar um negócio, é indispensável buscar informações junto a faculdades e instituições como SEBRAE, IBGE, bem como pessoas bem sucedidas dispostas a auxiliar os novos empreendedores através de suas experiências adquiridas ao longo dos anos. Porém o empreendedor deve ter ciência que não são todas as experiências de pessoas bem sucedidas serão positivas, mas demonstram como não cometer os mesmos erros.

O Brasil tem mudado muito nos últimos anos, pesquisas realizadas pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que o Brasil perde apenas para os Estados Unidos e a China em número de empreendedores, cerca de 27 milhões, desse número 15%, ou seja, cerca de quatro milhões estão no estágio inicial do empreendimento, levantando informações sobre o mercado, por exemplo. Porém no tangível à inovação tecnológica deixamos a desejar e muito, apenas 3,4% dos empreendedores lançam novos produtos com diferencial tecnológico nacional, inovações que em sua maioria conquistam o mercado, e que um empreendedor preparado aproveita para evoluir seu negócio expandindo, trabalhando em novas inovações para lançamentos futuros.

Os novos jovens empreendedores brasileiros necessitam de ferramentas, treinamentos e cursos de extensão. Além de formação acadêmica especializando novos executivos para trabalhar em empresas, é de suma importância que se formem líderes capazes de iniciarem seus próprios negócios empresariais e que sejam capazes de alcançar o sucesso. O processo de capacitação tende a ajudar os jovens empreendedores a não temerem a abertura de novas empresas diferenciadas com produtos tecnologicamente inovadores, mesmo num mundo de obrigações fiscais, juros altos, e impostos elevados.

Quando criança, brincamos de descobrir o mundo a nossa volta, pequenas coisas e atitudes são capazes de nos encantar, pipoca, algodão doce no circo e no cinema e porque não, sorvetes deliciosos. Hoje, adultos e sonhadores, jovens empreendedores almejando o próprio negócio. No entanto sabemos que não é tão simples assim, o caminho é árduo e os desafios são muitos, mas com noções e conceitos técnicos que estamos desenvolvendo, o sonho é possível.

Um bom empreendedor está em constante auto avaliação, avaliando também os possíveis riscos do empreendimento falhar, estar aberto às novidades é uma condição empreendedora, tentar entender, comparar com as coisas que você conhece e ampliar seus horizontes lhe dá uma vantagem permanente na análise das novas oportunidades. No entanto, se faz necessário uma análise profunda das etapas para criação de um novo negócio, estudo de mercado e elaboração de um plano de negócio.

Nem sempre o empreendimento que você identificou pode ser viabilizado sozinho. Se sentir que o negócio é maior, busque aliança ou sociedade e possibilite o negócio. Pensando nisso surge a Sorveteria Cuca Fresca Ltda., dois sócios se juntam com o intuito de formar uma empresa no ramo alimentício onde qualidade e satisfação do cliente tende a ser um de seus pilares, além da diversidade em sorvetes que chamem a atenção e a vontade de saborear.

Antes de iniciar, os sócios resolvem realizar um breve estudo de mercado, perguntas importantes para abertura de qualquer negócio, para que preparam-se para os desafios do negócio próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com