TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE NOÇOES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Por:   •  27/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 2]

ATPS DE NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

TEMA: PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE AS ATIVIDADES ATUARIAIS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.1

TURMA: N70

PROFESSOR: Prof.  Me. LUIZ PALMEIRA

TUTORA PRESENCIAL: FABIANA LIMA SUBRINHO

GRUPO:

        EDENILSON GOMES DE OLIVEIRA                                RA: 401823

        MARA RÚBIA NUNES DE OLIVEIRA                                RA: 387736

MARCOS ANTONIO GÓES BEZERRA                                RA: 349628

        TADEU PEREIRA DA SILVA                                        RA: 375936

        

        

SERRA TALHADA-PE, 26 DE MAIO DE 2015.[pic 3]

SUMÁRIO

1 - Introdução ...................................................................................................................

03

2 - Desenvolvimento .........................................................................................................

04

   2.1 - ETAPA I – O Surgimento do Seguro no Brasil.....................................................

05

      2.1.1 – Como Surgiu o Seguro no Brasil?...................................................................

05

      2.1.2 – Quais os elementos e Definição do Seguro?...................................................

06

      2.1.3 – Qual o objetivo de se fazer um seguro?...........................................................

06

  2.2 - ETAPA II – Cosseguro. Resseguro, Retrocessão e Fraude....................................

07

  2.3 - ETAPA III – Plano de Previdência Privada e Diferenças entre VGBL E PGBL

 08

     2.3.1 – Plano de Previdência Privada...........................................................................

08

     2.3.2 – Diferença entre VGBL E PGBL

09

3 – Considerações Finais...................................................................................................

10

4 Referências Bibliográficas ..........................................................................................

11

1-INTRODUÇÃO[pic 4]

        Dando continuidade ao desenvolvimento de atividades que facilitem o desenvolvimento de aprendizado, durante as etapas deste trabalho procura-se esclarecer de forma prática, em linguagem acadêmica um estudo detalhado sobre as técnicas especificas de análises de riscos e expectativas principalmente na administração de seguros, fundos de investimentos e as diferenças entre Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Para isso existem as ciências atuariais.

As ciências atuariais ou atuária nada mais é do que a área de estudo que avalia os as expectativas econômicas e financeiras assim como, os riscos que possam existir na administração de pensões e seguros. Esta ciência trabalha com métodos mais tradicionais e que são baseados em hipóteses econômicas, a onde são envolvidas uma série de análises numa forte comparação de dados, numa conjuntura empresarial. Então, “Atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares”. (FEAUSP.

Os primeiros estudos realizados por esta ciência foram basicamente a mortalidade da população, a mais ou menos 150 anos, tempo este do surgimento da mesma.  Sendo que depois este estudo voltou-se para o cálculo da expectativa de vida, com interesse nas questões de aposentadoria e pensão.

Com a expansão do mercado de seguros no século XX, a área de estudo atuarial fez passou a ser muito importante e cada vez mais frequente nas empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fazendo com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos financeiros e econômicos.

O desenvolvimento das ciências atuariais passou a ser cada vez mais importante a partir do momento em que as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações.

Os principais ramos de estudos da atuária são o “vida e o não-vida”. O ramo “vida” trabalha as questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. Já o ramo “não-vida”, ou seja, se tratam de objetos materiais, está relacionado a características de curto prazo, como os seguros de automóveis, responsabilidade civil, etc.

A seguir será estudada a origem do seguro no Brasil, seus elementos e definições, e porque é importante fazer um seguro nos dias atuais.

Na etapa II, serão trabalhados os temas: Cosseguro, Reseguro, Retrocessão e Fraude. E finalizando na Etapa III entendimento do que é um Plano de Previdência e diferenciação entre os dois planos de Previdência Privada.

Por fim, as considerações finais com apresentação do resultado dos estudos e demonstração dos aprendizados adquiridos durante as realizações da atividade.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – ETAPA I

O SURGIMENTO DO SEGURO NO BRASIL

        Nos dias atuais, é muito comum ver alguém falar que seu carro tem seguro, ou tal pessoa fez um seguro de vida, um seguro de sua residência em caso de perca por causa de incêndio ou desastre natural, mas não vem ao caso a curiosidade de saber como surgiu este tipo de mercado e com que finalidade. Por isso, algumas questões surgiram para que essas dúvidas possam ser esclarecidas como, por exemplo:

2.1.1 – COMO SURGIU O SEGURO NO BRASIL?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com