TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Fatores que demonstram o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade

Seminário: ATPS: Fatores que demonstram o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Seminário  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3

Objetivo da contabilidade

O objetivo da contabilidade é medir o patrimônio de seus usuários através de balanços e relatórios, mostrando seus lucros e prejuízos em períodos de tempo.

Fatores que demonstram o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade

A contabilidade tornou se cada vez mais presente na vida dos grandes e pequenos empreendedores da época, pois era necessário medir o patrimônio, a contabilidade sendo uma ciência social acompanha a Ascenção econômica, sendo assim o seu desenvolvimento esta diretamente ligado as mudanças que ocorreram na época tais como a evolução da escrita, os algarismos e etc.

Usuários da contabilidade

Todos de uma maneira geral estão ligados à contabilidade, quando acordamos e verificamos se estamos dentro do horário para o trabalho, quando recebemos nosso salário e equiparamos nossos lucros e dividas, tudo a nossa volta esta ligado a contabilidade.

Bens tangíveis e intangíveis

Bens tangíveis são bens palpáveis que podem ser trocados tais como terrenos, carros, imóveis e etc...

Já os bens intangíveis são bens que não podem ser trocados e nem apalpados tais como marcas e patentes de uma empresa que não podem ser trocados devido a tradição que já existe dentro de um determinado setor do mercado.

Bens, direitos e obrigações

Os bens de uma empresa podem ser carros, imóveis, maquinas entre outros tipos de bens, já os direitos também podem ser apontados como pontos positivos porém de uma maneira diferente os direitos de uma empresa podem títulos a receber, dinheiro em banco entre outros.

De um modo geral o que diferencia os direitos dos bens é a posse, se você já recebeu este recurso ou se ainda vai receber.

Já as obrigações de uma empresa abrangem tudo oque se diz respeito a pagamentos por serviços prestados ou bens adquiridos, podemos citar exemplos como salários a pagar, pagamentos a fornecedores entre outros.

Finalidade de um balanço patrimonial?

O balanço patrimonial tem por importância mostrar a real situação financeira de uma empresa em um determinado período prefixado.

Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado

As contas patrimoniais são aquelas que entram no balanço patrimonial podemos citar como exemplo as contas de caixa, banco, fornecedores entre outras.

Já as contas do resultado são as contas que são usados no demonstrativo do resultado do exercício (DRE), podemos citar como exemplo contas como,

Despesas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com