TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Treinamento E Desenvolvimento

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  5.318 Palavras (22 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO:PALMAS – TO

GESTÃO DE PESSOA

Maria de Jesus Bezerra da Silva- RA 361502

Maria dos Reis Barbosa Ribeiro- RA 361558

Filomena Maria Rodrigues de Oliveira-RA 360365

Nercina Barbosa Silva- RA 361905

GESTÃO DE PESSOAS

TUTOR: prof. Dante Bonetti de Freitas

GESTÃO DE PESSOAS

MARIA DE JESUS BEZERRA DA SILVA- RA 361502

MARIA DOS REIS BARBOSA RIBEIRO- RA361558

FILOMENA MARIA RODRIGUES DE OLIVEIRA-RA 360365

ELISÂGELA RIBEIRO TEVARES - RA 358580

NERCINA BARBOSA DA SILVA - RA 361905

GESTÃO DE PESSOAS

Turma:E30- Semestre 3º

Palmas 22 / 04/2013

INTRODUÇÃO

O principal objetivo desse trabalho é compreender uma ferramenta tão importante adotada dentro das organizações, que é a moderna Gestão de Pessoas, com ênfase na capacidade do ser humano e das organizações que usa essa ferramenta para alcança seus objetivos .

Com uso dessa ferramenta as pessoas são vistas como geradores de conhecimento e são tratados como seres humanos com histórico, onde podem ser vistos como parte produtiva de uma organizações, essa junção contribui para a eficácia das organizações e o sucesso dos empregados que são incentivados,com isso trazem resultados satisfatório.

ETAPA 1

PASSO 1-

CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Gestão de Pessoas é um processo intenso onde as organizações encontram métodos eficaz para um bom relacionamento, desenvolvimento e sucesso dos colaboradores e instituições.

O setor de Gestão de Pessoas é de grande importância na formação de profissionais, tem como objetivo formar colaboradores no intuito de potencializar a capacidade humana.

Os interesse das organizações na moderna Gestão de Pessoas vem contribuindo para avanço das organizações, consiste em uma junção dos interesses de ambas as partes.

A Gestão de Pessoas teve um grande avanço gerando conhecimento que contribui com o sucesso das pessoas . Essa junção vem trazendo grandes transformações, incentivando as pessoas a terem um amplo conhecimento, onde cada parte contribui com as mudanças organizacionais buscando resultados satisfatórios para ambas as partes.

As atribuições de Gestão de Pessoas vem ajudando para um bom relacionamento entre empregado e empregador, de um lado, os empregados passam a seres vistos como parte produtiva , não mais apenas como fonte de lucro, as organizações tem bons resultados com o aumento da produtividade onde todos ganham .

Com a velocidade da mudança , criatividade , inovação passam a ser requeridas e a pessoa – passa a ser mais valorizado e uma nova forma de tratar as pessoas se estabelece a partir daí.

(CHIAVANATO , 2004)Administração de recursos humanos é ''o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionadas com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

PASSO -3

Filme Tempos Moderno

O filme retrata a opressão vivenciada pelos os trabalhadores das grandes fábricas na época da revolução industrial,onde pessoas eram tratado com desprezo de maneira desumana, seus direito eram deixado de lado. Pois a única coisa que realmente importava era o lucro.

Tempos modernos é um filme que traz sérias críticas ao modo capitalista, representado através da industrialização. Mostra a forma depressiva e desgastante que eram exposto os trabalhadores.

Na história sobre a industria , o trabalhador da primeira metade do século xx em vários aspectos do mundo moderno, destacamos alguns desajustes na modernidade burguesa, por o outro lado a industria apresenta neste período marcado pelo desemprego em massa, queda acentuada nos produtos interno bruto em decadência do declino da produção industrial,que levou várias fabricas a falência e os preços das ações subsequente, a queda da bolsa de nova Iorque em 1929.

A grande depressão gerou repercussão para os notes americanos cerca de 325 bilhões de dólares foram perdidos só em bens, que atingiu toda a população principalmente os operários que perderam seus empregos , no entanto não conseguiam guardar suas economia para eventuais situações.

O filme também mostra um romance vivido pelos os personagens,onde o amor superou todas as dificuldades.

ETAPA -2

PASSO - 1 Artigo sobre recrutamento e Seleção de Pessoal.

Passo 1- Artigo sobre recrutamento e Seleção de Pessoal

O Recrutamento e Seleção embora constituam um processo continuo entre as empresas são conceitos diferentes com fronteiras entre si. De modo geral, o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função. Assim, a empresa conhecera no momento da seleção o perfil do candidato, ou seja, seu agir, seu comportamento individual e em grupo, para identificar se o mesmo esta de acordo com a vaga que a empresa esta oferecendo.

Desta forma, podemos concluir que este é requisito indispensável de qualquer empresa que queira conhecer seu novo funcionário antes mesmo dele fazer parte das organização.

PASSO 2 - ORGANIZAÇÃO

Atacadão - Distribuição, Comércio e Indústria LTDA.

PASSO -3 -QUESTIONÁRIO

Nome : Hélio Medeiros, Luiz Fazzio, José Roberto Mussnic

Função: Administrador

1- Qual o método usado pela á organização na inclusão de novos funcionários? Existe uma política voltada para a capacitação e orientação dos mesmos ?

R - Eles são recebidos com treinamentos específico para desempenhar melhor suas funções na área em que irá atuar. Além dos treinamentos também são oferecidos palestras de inclusão onde é apresentada a estrutura ,valores éticos da organização.

2 - De que forma a organização reconhece as ideias inovadoras de seus colaboradores? Quais as vantagens?

R -O reconhecimento vem através das remunerações por competência , as vantagens são o aumento da produtividade e um bom relacionamento entre empregado e empregado, onde todos ganham.

3 -Quais as vantagens adquirida pelo empregador e empregado na moderna gestão de pessoas?

R -Com a moderna gestão de pessoas são grandes as vantagens tanto para o empregado quanto para o empregador, de um lado o empregado é valorizado e passa a ser visto como pessoas dentro das empresas.

4 - Como você identifica um funcionário que esteja ao caminho para o sucesso?

R- Através das competências e habilidades no decorrer dos trabalhos, desempenhando suas tarefas e oferecendo resultados positivo para á empresa, criatividade, interesse em aprender e desenvolver metas em seus trabalhos.

5 - Como é feito o reaproveitamento dos funcionários em destaque na empresa ? E quais os benefícios que são oferecidos?

R - Os funcionários em destaques, são avaliados e posteriormente são contratado em funções diferentes dentro da organização, para exercer cargos com melhores salários, e são oferecido cursos de capacitação voltado para a função que vai atuar.

Os benefícios são de grande valia para o funcionário: como treinamento, qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da empresa, proporcionando competitividade, ajudar alcançar seus objetivos, e satisfação dos empregados no trabalho.

PASSO - 4

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

RAZÃO SOCIAL: Atacadão - Distribuição, Comércio e Indústria LTDA.

Nome fantasia: Atacadão

Endereço:QD 1112 SUL QI N AL JANDAIA LT-02

Cidade: Palmas

Estado: Tocantins

CEP: 77.000.000

Executivos: Hélio Medeiros, Luiz Fazzio, José Roberto Mussnich.

Tamanho: grande porte

Ramo de negócios: o Atacadão é uma empresa que atuante no setor atacadista e varejista de produtos industrializados, distribuindo e abastecendo os grandes consumidores, comerciantes, empórios e supermercados.

A linha de produtos comercializados é composta de gêneros alimentícios, industrializados, frios, laticínios hortifrutigranjeiro, higiene, limpeza, doces biscoitos bebidas, artigos de uso de consumo em geral.

Quantidade de funcionários: na loja de Palmas é de 261, mais em todas as lojas são 26.000 (vinte seis mil) e possui um clima organizacional de confiança, feita de forma clara e objetiva.

Números de clientes cadastrados 600.000(SEISSENTOS MIL)

Números de Fornecedores: 1.700

Frota própria: 150 (caminhões e veículos)

Posição no país: entre as 100 maiores e melhores empresas (Revista Exame).

Mercado atacadista: destaca entre as 03 primeiras empresas.

Mercado de varejo: destaca entre as 05 primeiras empresas.

Atualmente a empresa localizada na região norte em Palmas – to tem um faturamento de Nove milhões por mês.

Atuação: em todo território nacional.

Linha de produtos: a linha básica dos produtos estende-se a aproximadamente 9.000 itens em suas variedades de marcas, embalagens e espécies.

As lojas do Atacadão estão estrategicamente localizadas para facilitar os negócios dos nossos clientes oferecendo o mesmo padrão de qualidade e atendimentos.

Histórico da empresa:

A história do Atacadão teve início em 1.962 na cidade de Maringá- PR. A empresa era um pequeno negócio de venda de produtos por consignação, como sardinha, queijo, banha entre outros.

Com a necessidade de expansão, em 1.976, a matriz foi transferida para São Paulo, e o crescimento do negócio se deu por meio da abertura de novas filias, aprimoramentos da linha de produtos e fortalecimento do relacionamento com clientes e fornecedores.

Nos anos 90, expandiu seu horizonte com abertura da Royal Brasil uma nova empresa do grupo que tinha como foco a administração de imóveis, bem como projetos e execução de obras de novas lojas.

Com reconhecimento nacional, o Atacadão conquistou grandes prêmios, ocupando uma posição entre as cinco maiores empresas em seu segmento, além de ser reconhecida como uma das 100 maiores e melhores empresas do país em razão de seu porte e faturamento.

O Atacadão, cujo nome representa garra, energia e superação, caminha deixando marcas de vitória e conquista, acreditando que o trabalho só é possível quando há equilíbrio na relação entre o colaborador e a empresa, com intuito de atingir a plena satisfação do cliente.

Um dos fatos marcante da história do Atacadão foi em maio de 2007, quando o Atacadão foi adquirido pelo Grupo Carrefour, um dos maiores grupos de varejo mundo.

MISSÃO

É a distribuição de produtos por meio de compra e venda de mercadorias, bens e serviços, visando atender as necessidades dos clientes, que proporcionarão o lucro necessário á perpetuação e ao crescimento permanente e linear da empresa.

OBJETIVO:

• Ser justa em todas as suas ações.

• Basear nossa administração na relação custo – beneficio.

• Ter princípios e valores claros, sendo obstinado em sua busca;

• Ser gerenciado de forma que todos sintam gosto;

• Ser formadora de cultura e exemplo em nosso âmbito interno e externo;

• Ser honesto, ético e moral;

• Ser líder de nosso segmento por nossa excelência;

• Ter planejamento, organização, direção, controle e objetivo único;

• Ser vencedora, sólida e rica, tendo assim capacidade de investimento;

ETAPA 3

PASSO - 1 Programa de Incentivo

Programa de Incentivo é uma ferramenta muito importante e eficaz usada para gerenciar pessoas, estimulando colaboradores a alcançar objetivos e metas desejadas, Além de contribuir para o desempenho e sucesso, valorizando assim o mesmo.

PASSO -4 Plano de Ação no setor atacadista , varejista de produtos industrializados.

1- Plano de ação na rede de Comércio.

Oferecer satisfação ao cliente, visando a melhoria no atendimento. (saber transmitir ao cliente confiança nos produtos oferecidos pela empresa.

Observar o desempenho de cada funcionário para que se possa alcançar a meta estabelecida pela empresa.

Promover a realização do colaborador estimulando a executar a trabalhar com eficiência, para que ele possa ver o seu desempenho dentro da empresa e que o seu crescimento depende dele para o seu sucesso.

A empresa precisa oferecer aos funcionários curso de qualificação, treinamento buscando alternativas inovadoras os funcionários, como atender a clientela com clareza e transparência, porque o funcionário é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de qualificação dentro de uma organização

Etapa -4

Passo1- Artigo Relação entre Empregado e Empregador

A relação entre empregado e empregador está presente na vida de todos,mesmo que indiretamente.Ser empregado, porém, é estar subordinado diretamente a um empregador, a ele prestar serviço continuamente e por isso receber um salário.

O empregador, por sua vez, é aquele que lidera os empregados, assume os riscos de sua atividade econômica e em hipótese alguma os transfere aos seus empregados.

Para que tenha um bom relacionamento entre empregado e empregador as partes tem que ser harmoniosa. São inúmeras as discordância entre empregados e empregador, causadas principalmente, pelo desconhecimento das leis que regulamentam e disciplinam o trabalho.

Como direto do empregador, o mesmo poderá cobrar que todas as funções e normas estabelecidas em contrato sejam cumpridas. Já no caso do empregado, o seu direito, é receber pelo o serviço contratado e demais benefícios acordados entre as partes ou por influência de governo ou sindicatos.

Enfim, trata-se de uma relação de ajuda mútua: um deve compreender que precisa do outro e nessa condição não há quem precise mais ou menos. Necessitam-se mutuamente e trocam, a fim de cumprirem com o movimento do mundo, onde há espaços para todos, desde que a transparência, a justiça e o respeito sejam os panos de fundo da relação.

Passo 2 – Artigo Higiene e Segurança no Trabalho

Segurança e Higiene no trabalho é indispensáveis a prevenção das doenças e eventuais acidentes no trabalho.

Higiene no trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, esquivando dos ricos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

Segurança no trabalho é um conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente,seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implantação de práticas preventivas

princípios gerais de prevenção

Prevenir o acidente é mais barato do que corrigir as consequências possíveis de não o ter feito!

A filosofia preventiva,prevista na lei sobre Higiene e Segurança no Trabalho visa à obtenção de níveis elevados de segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores em cada local de trabalho, reduzindo ou eliminando os riscos de Acidente, o mais possível.

Princípios da prevenção de acidentes

1°- Evitar os riscos de acidente

2°Avaliar(qualificar e quantificar) os riscos que não possam ser evitados.

3° Substituir elemento(produtos, matérias,equipamentos,etc.,) perigosos por outro não perigosos, ou menos perigosos.

4° - Aplicar medidas de proteção coletiva, de preferência, a medidas de proteção individual

5º - Adaptar o trabalho ao homem, especialmente no que se refere à concepção dos locais de trabalho,a escolha dos equipamentos e dos métodos de trabalho e de produção

Passo 3

O plano de ação foi elaborado pelo grupo seguindo o seguimento no setor atacadista , varejista de produtos industrializados.

A o mesmo que utilizamos na etapa 2 do trabalho, onde através de pesquisas e informações tiradas por um integrante do grupo na própria empresa, podemos elaborar melhorias que podemos perceber que seriam essenciais a organização e as clientes, buscando assim a satisfação de ambas as partes.

Anexo Passo 3

Etapa 1

Devido as grandes mudança ocorridas, e a inclusão da moderna Gestão de Pessoas, as alterações e adaptações a nova era , novos conceitos de gestão influência diretamente no comportamento das pessoas e das organizações, Uma das descobertas nos estudos sobre comportamento individual e organizacional é que as organizações e seus membros resistem às mudanças.

Segundo ROBBINS (2003, p.455): A resistência à mudança pelo fator humano nas empresas, é o ponto crucial para a garantia de sucesso dos resultados no processo de mudança organizacional.

A moderna Gestão de Pessoas está ligada as grandes mudanças dentro das organização, também ao sucesso e desenvolvimento dos empregados e empregador.

Ao se tratar de Gestão de pessoas o empregado e empregador só tem a ganhar com

essa fermenta, que proporcionou uma junção de ideias onde as empresas transformam seus funcionários em colaboradores com grande potencial, para atuar no mercado competitivo, alcançando bons resultados e sucesso para empregado e empregador.

Considerações Finais

Em primeiro lugar gostaria de dizer que: Esse trabalho foi um grande avanço no processo contínuo do nosso aprendizado,como pessoa e futuro profissional na área de Recursos Humanos.

O caminho que foi desbravado na realização desse trabalho foi uma nova experiência para nós. Através dele aprimoramos nosso conhecimento na área de Gestão de Pessoas, foram esclarecidos muitas informações que nós permitiu uma ampla visão para o nosso aprendizado, entretanto foi uma ferramenta que nos proporcionou um vasto conhecimento, essa ferramenta tão eficaz dentro das organizações possibilita um bom relacionamento entre empregado e empregador, impulsionando o sucesso das pessoas e desenvolvimento das organizações.

Referências Bibliográficas

-http://www.slideshare.net/martinssoul/gestaodepessoaspresentation>.Acesso em: 20 março.2013

https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00ZTdjLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en>. Acesso em: : 20 março.2013.

-https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoO

AqH5__b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em: : 20 março.2013.

-https://docs.google.com/leaf?id=0Bx_5PbrqB6B8ODIyOGY0MjUtN2U4MC00MD

A0LTllMDgtMDUzMmI0NWY5ZTYy&hl=. Acesso em: : 20 março.2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MjQyZTNiYWYtNzBiMS00

ZDgyLWE4MmYtM2M3OGVjNGQ4OGY4&hl=en>. Acesso em: 23março 2013.

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWNhY2E3YzAtOWM5NC

00YTA3LTgyNjgtZGY0Y2JhZTcwM2Mw&hl=en>. Acesso em:23março 2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWMyNmYzZDAtMTBlN

C00Nzk0LWExYzctOWM1ZTI2MmViYWZi&hl=en>. Acesso em: 25março 2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8NDRmZmNlZDAtZDc4NS

00OGQ2LThlNmUtMTc3OTczMzg2OWQz&hl=en>. Acesso em: 26março 2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MmIxZGRhNzEtMDBiNi00

NzliLWJkZGYtMzlkZGY1MTVmMDY2&hl=en>. Acesso em: 2 abril 2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MTYzMmJmYmQtNmI3M

C00YzIxLTk0YTktNDhkNmNhMWY4NjE3&hl=en>. Acesso em: 5 abril 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO:PALMAS – TO

GESTÃO DE PESSOA

Maria de Jesus Bezerra da Silva- RA 361502

Maria dos Reis Barbosa Ribeiro- RA 361558

Filomena Maria Rodrigues de Oliveira-RA 360365

Nercina Barbosa Silva- RA 361905

GESTÃO DE PESSOAS

TUTOR: prof. Dante Bonetti de Freitas

GESTÃO DE PESSOAS

MARIA DE JESUS BEZERRA DA SILVA- RA 361502

MARIA DOS REIS BARBOSA RIBEIRO- RA361558

FILOMENA MARIA RODRIGUES DE OLIVEIRA-RA 360365

ELISÂGELA RIBEIRO TEVARES - RA 358580

NERCINA BARBOSA DA SILVA - RA 361905

GESTÃO DE PESSOAS

Turma:E30- Semestre 3º

Palmas 22 / 04/2013

INTRODUÇÃO

O principal objetivo desse trabalho é compreender uma ferramenta tão importante adotada dentro das organizações, que é a moderna Gestão de Pessoas, com ênfase na capacidade do ser humano e das organizações que usa essa ferramenta para alcança seus objetivos .

Com uso dessa ferramenta as pessoas são vistas como geradores de conhecimento e são tratados como seres humanos com histórico, onde podem ser vistos como parte produtiva de uma organizações, essa junção contribui para a eficácia das organizações e o sucesso dos empregados que são incentivados,com isso trazem resultados satisfatório.

ETAPA 1

PASSO 1-

CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Gestão de Pessoas é um processo intenso onde as organizações encontram métodos eficaz para um bom relacionamento, desenvolvimento e sucesso dos colaboradores e instituições.

O setor de Gestão de Pessoas é de grande importância na formação de profissionais, tem como objetivo formar colaboradores no intuito de potencializar a capacidade humana.

Os interesse das organizações na moderna Gestão de Pessoas vem contribuindo para avanço das organizações, consiste em uma junção dos interesses de ambas as partes.

A Gestão de Pessoas teve um grande avanço gerando conhecimento que contribui com o sucesso das pessoas . Essa junção vem trazendo grandes transformações, incentivando as pessoas a terem um amplo conhecimento, onde cada parte contribui com as mudanças organizacionais buscando resultados satisfatórios para ambas as partes.

As atribuições de Gestão de Pessoas vem ajudando para um bom relacionamento entre empregado e empregador, de um lado, os empregados passam a seres vistos como parte produtiva , não mais apenas como fonte de lucro, as organizações tem bons resultados com o aumento da produtividade onde todos ganham .

Com a velocidade da mudança , criatividade , inovação passam a ser requeridas e a pessoa – passa a ser mais valorizado e uma nova forma de tratar as pessoas se estabelece a partir daí.

(CHIAVANATO , 2004)Administração de recursos humanos é ''o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionadas com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

PASSO -3

Filme Tempos Moderno

O filme retrata a opressão vivenciada pelos os trabalhadores das grandes fábricas na época da revolução industrial,onde pessoas eram tratado com desprezo de maneira desumana, seus direito eram deixado de lado. Pois a única coisa que realmente importava era o lucro.

Tempos modernos é um filme que traz sérias críticas ao modo capitalista, representado através da industrialização. Mostra a forma depressiva e desgastante que eram exposto os trabalhadores.

Na história sobre a industria , o trabalhador da primeira metade do século xx em vários aspectos do mundo moderno, destacamos alguns desajustes na modernidade burguesa, por o outro lado a industria apresenta neste período marcado pelo desemprego em massa, queda acentuada nos produtos interno bruto em decadência do declino da produção industrial,que levou várias fabricas a falência e os preços das ações subsequente, a queda da bolsa de nova Iorque em 1929.

A grande depressão gerou repercussão para os notes americanos cerca de 325 bilhões de dólares foram perdidos só em bens, que atingiu toda a população principalmente os operários que perderam seus empregos , no entanto não conseguiam guardar suas economia para eventuais situações.

O filme também mostra um romance vivido pelos os personagens,onde o amor superou todas as dificuldades.

ETAPA -2

PASSO - 1 Artigo sobre recrutamento e Seleção de Pessoal.

Passo 1- Artigo sobre recrutamento e Seleção de Pessoal

O Recrutamento e Seleção embora constituam um processo continuo entre as empresas são conceitos diferentes com fronteiras entre si. De modo geral, o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função. Assim, a empresa conhecera no momento da seleção o perfil do candidato, ou seja, seu agir, seu comportamento individual e em grupo, para identificar se o mesmo esta de acordo com a vaga que a empresa esta oferecendo.

Desta forma, podemos concluir que este é requisito indispensável de qualquer empresa que queira conhecer seu novo funcionário antes mesmo dele fazer parte das organização.

PASSO 2 - ORGANIZAÇÃO

Atacadão - Distribuição, Comércio e Indústria LTDA.

PASSO -3 -QUESTIONÁRIO

Nome : Hélio Medeiros, Luiz Fazzio, José Roberto Mussnic

Função: Administrador

1- Qual o método usado pela á organização na inclusão de novos funcionários? Existe uma política voltada para a capacitação e orientação dos mesmos ?

R - Eles são recebidos com treinamentos específico para desempenhar melhor suas funções na área em que irá atuar. Além dos treinamentos também são oferecidos palestras de inclusão onde é apresentada a estrutura ,valores éticos da organização.

2 - De que forma a organização reconhece as ideias inovadoras de seus colaboradores? Quais as vantagens?

R -O reconhecimento vem através das remunerações por competência , as vantagens são o aumento da produtividade e um bom relacionamento entre empregado e empregado, onde todos ganham.

3 -Quais as vantagens adquirida pelo empregador e empregado na moderna gestão de pessoas?

R -Com a moderna gestão de pessoas são grandes as vantagens tanto para o empregado quanto para o empregador, de um lado o empregado é valorizado e passa a ser visto como pessoas dentro das empresas.

4 - Como você identifica um funcionário que esteja ao caminho para o sucesso?

R- Através das competências e habilidades no decorrer dos trabalhos, desempenhando suas tarefas e oferecendo resultados positivo para á empresa, criatividade, interesse em aprender e desenvolver metas em seus trabalhos.

5 - Como é feito o reaproveitamento dos funcionários em destaque na empresa ? E quais os benefícios que são oferecidos?

R - Os funcionários em destaques, são avaliados e posteriormente são contratado em funções diferentes dentro da organização, para exercer cargos com melhores salários, e são oferecido cursos de capacitação voltado para a função que vai atuar.

Os benefícios são de grande valia para o funcionário: como treinamento, qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da empresa, proporcionando competitividade, ajudar alcançar seus objetivos, e satisfação dos empregados no trabalho.

PASSO - 4

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

RAZÃO SOCIAL: Atacadão - Distribuição, Comércio e Indústria LTDA.

Nome fantasia: Atacadão

Endereço:QD 1112 SUL QI N AL JANDAIA LT-02

Cidade: Palmas

Estado: Tocantins

CEP: 77.000.000

Executivos: Hélio Medeiros, Luiz Fazzio, José Roberto Mussnich.

Tamanho: grande porte

Ramo de negócios: o Atacadão é uma empresa que atuante no setor atacadista e varejista de produtos industrializados, distribuindo e abastecendo os grandes consumidores, comerciantes, empórios e supermercados.

A linha de produtos comercializados é composta de gêneros alimentícios, industrializados, frios, laticínios hortifrutigranjeiro, higiene, limpeza, doces biscoitos bebidas, artigos de uso de consumo em geral.

Quantidade de funcionários: na loja de Palmas é de 261, mais em todas as lojas são 26.000 (vinte seis mil) e possui um clima organizacional de confiança, feita de forma clara e objetiva.

Números de clientes cadastrados 600.000(SEISSENTOS MIL)

Números de Fornecedores: 1.700

Frota própria: 150 (caminhões e veículos)

Posição no país: entre as 100 maiores e melhores empresas (Revista Exame).

Mercado atacadista: destaca entre as 03 primeiras empresas.

Mercado de varejo: destaca entre as 05 primeiras empresas.

Atualmente a empresa localizada na região norte em Palmas – to tem um faturamento de Nove milhões por mês.

Atuação: em todo território nacional.

Linha de produtos: a linha básica dos produtos estende-se a aproximadamente 9.000 itens em suas variedades de marcas, embalagens e espécies.

As lojas do Atacadão estão estrategicamente localizadas para facilitar os negócios dos nossos clientes oferecendo o mesmo padrão de qualidade e atendimentos.

Histórico da empresa:

A história do Atacadão teve início em 1.962 na cidade de Maringá- PR. A empresa era um pequeno negócio de venda de produtos por consignação, como sardinha, queijo, banha entre outros.

Com a necessidade de expansão, em 1.976, a matriz foi transferida para São Paulo, e o crescimento do negócio se deu por meio da abertura de novas filias, aprimoramentos da linha de produtos e fortalecimento do relacionamento com clientes e fornecedores.

Nos anos 90, expandiu seu horizonte com abertura da Royal Brasil uma nova empresa do grupo que tinha como foco a administração de imóveis, bem como projetos e execução de obras de novas lojas.

Com reconhecimento nacional, o Atacadão conquistou grandes prêmios, ocupando uma posição entre as cinco maiores empresas em seu segmento, além de ser reconhecida como uma das 100 maiores e melhores empresas do país em razão de seu porte e faturamento.

O Atacadão, cujo nome representa garra, energia e superação, caminha deixando marcas de vitória e conquista, acreditando que o trabalho só é possível quando há equilíbrio na relação entre o colaborador e a empresa, com intuito de atingir a plena satisfação do cliente.

Um dos fatos marcante da história do Atacadão foi em maio de 2007, quando o Atacadão foi adquirido pelo Grupo Carrefour, um dos maiores grupos de varejo mundo.

MISSÃO

É a distribuição de produtos por meio de compra e venda de mercadorias, bens e serviços, visando atender as necessidades dos clientes, que proporcionarão o lucro necessário á perpetuação e ao crescimento permanente e linear da empresa.

OBJETIVO:

• Ser justa em todas as suas ações.

• Basear nossa administração na relação custo – beneficio.

• Ter princípios e valores claros, sendo obstinado em sua busca;

• Ser gerenciado de forma que todos sintam gosto;

• Ser formadora de cultura e exemplo em nosso âmbito interno e externo;

• Ser honesto, ético e moral;

• Ser líder de nosso segmento por nossa excelência;

• Ter planejamento, organização, direção, controle e objetivo único;

• Ser vencedora, sólida e rica, tendo assim capacidade de investimento;

ETAPA 3

PASSO - 1 Programa de Incentivo

Programa de Incentivo é uma ferramenta muito importante e eficaz usada para gerenciar pessoas, estimulando colaboradores a alcançar objetivos e metas desejadas, Além de contribuir para o desempenho e sucesso, valorizando assim o mesmo.

PASSO -4 Plano de Ação no setor atacadista , varejista de produtos industrializados.

1- Plano de ação na rede de Comércio.

Oferecer satisfação ao cliente, visando a melhoria no atendimento. (saber transmitir ao cliente confiança nos produtos oferecidos pela empresa.

Observar o desempenho de cada funcionário para que se possa alcançar a meta estabelecida pela empresa.

Promover a realização do colaborador estimulando a executar a trabalhar com eficiência, para que ele possa ver o seu desempenho dentro da empresa e que o seu crescimento depende dele para o seu sucesso.

A empresa precisa oferecer aos funcionários curso de qualificação, treinamento buscando alternativas inovadoras os funcionários, como atender a clientela com clareza e transparência, porque o funcionário é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de qualificação dentro de uma organização

Etapa -4

Passo1- Artigo Relação entre Empregado e Empregador

A relação entre empregado e empregador está presente na vida de todos,mesmo que indiretamente.Ser empregado, porém, é estar subordinado diretamente a um empregador, a ele prestar serviço continuamente e por isso receber um salário.

O empregador, por sua vez, é aquele que lidera os empregados, assume os riscos de sua atividade econômica e em hipótese alguma os transfere aos seus empregados.

Para que tenha um bom relacionamento entre empregado e empregador as partes tem que ser harmoniosa. São inúmeras as discordância entre empregados e empregador, causadas principalmente, pelo desconhecimento das leis que regulamentam e disciplinam o trabalho.

Como direto do empregador, o mesmo poderá cobrar que todas as funções e normas estabelecidas em contrato sejam cumpridas. Já no caso do empregado, o seu direito, é receber pelo o serviço contratado e demais benefícios acordados entre as partes ou por influência de governo ou sindicatos.

Enfim, trata-se de uma relação de ajuda mútua: um deve compreender que precisa do outro e nessa condição não há quem precise mais ou menos. Necessitam-se mutuamente e trocam, a fim de cumprirem com o movimento do mundo, onde há espaços para todos, desde que a transparência, a justiça e o respeito sejam os panos de fundo da relação.

Passo 2 – Artigo Higiene e Segurança no Trabalho

Segurança e Higiene no trabalho é indispensáveis a prevenção das doenças e eventuais acidentes no trabalho.

Higiene no trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, esquivando dos ricos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

Segurança no trabalho é um conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente,seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implantação de práticas preventivas

princípios gerais de prevenção

Prevenir o acidente é mais barato do que corrigir as consequências possíveis de não o ter feito!

A filosofia preventiva,prevista na lei sobre Higiene e Segurança no Trabalho visa à obtenção de níveis elevados de segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores em cada local de trabalho, reduzindo ou eliminando os riscos de Acidente, o mais possível.

Princípios da prevenção de acidentes

1°- Evitar os riscos de acidente

2°Avaliar(qualificar e quantificar) os riscos que não possam ser evitados.

3° Substituir elemento(produtos, matérias,equipamentos,etc.,) perigosos por outro não perigosos, ou menos perigosos.

4° - Aplicar medidas de proteção coletiva, de preferência, a medidas de proteção individual

5º - Adaptar o trabalho ao homem, especialmente no que se refere à concepção dos locais de trabalho,a escolha dos equipamentos e dos métodos de trabalho e de produção

Passo 3

O plano de ação foi elaborado pelo grupo seguindo o seguimento no setor atacadista , varejista de produtos industrializados.

A o mesmo que utilizamos na etapa 2 do trabalho, onde através de pesquisas e informações tiradas por um integrante do grupo na própria empresa, podemos elaborar melhorias que podemos perceber que seriam essenciais a organização e as clientes, buscando assim a satisfação de ambas as partes.

Anexo Passo 3

Etapa 1

Devido as grandes mudança ocorridas, e a inclusão da moderna Gestão de Pessoas, as alterações e adaptações a nova era , novos conceitos de gestão influência diretamente no comportamento das pessoas e das organizações, Uma das descobertas nos estudos sobre comportamento individual e organizacional é que as organizações e seus membros resistem às mudanças.

Segundo ROBBINS (2003, p.455): A resistência à mudança pelo fator humano nas empresas, é o ponto crucial para a garantia de sucesso dos resultados no processo de mudança organizacional.

A moderna Gestão de Pessoas está ligada as grandes mudanças dentro das organização, também ao sucesso e desenvolvimento dos empregados e empregador.

Ao se tratar de Gestão de pessoas o empregado e empregador só tem a ganhar com

essa fermenta, que proporcionou uma junção de ideias onde as empresas transformam seus funcionários em colaboradores com grande potencial, para atuar no mercado competitivo, alcançando bons resultados e sucesso para empregado e empregador.

Considerações Finais

Em primeiro lugar gostaria de dizer que: Esse trabalho foi um grande avanço no processo contínuo do nosso aprendizado,como pessoa e futuro profissional na área de Recursos Humanos.

O caminho que foi desbravado na realização desse trabalho foi uma nova experiência para nós. Através dele aprimoramos nosso conhecimento na área de Gestão de Pessoas, foram esclarecidos muitas informações que nós permitiu uma ampla visão para o nosso aprendizado, entretanto foi uma ferramenta que nos proporcionou um vasto conhecimento, essa ferramenta tão eficaz dentro das organizações possibilita um bom relacionamento entre empregado e empregador, impulsionando o sucesso das pessoas e desenvolvimento das organizações.

Referências Bibliográficas

-http://www.slideshare.net/martinssoul/gestaodepessoaspresentation>.Acesso em: 20 março.2013

https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00ZTdjLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en>. Acesso em: : 20 março.2013.

-https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoO

AqH5__b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em: : 20 março.2013.

-https://docs.google.com/leaf?id=0Bx_5PbrqB6B8ODIyOGY0MjUtN2U4MC00MD

A0LTllMDgtMDUzMmI0NWY5ZTYy&hl=. Acesso em: : 20 março.2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MjQyZTNiYWYtNzBiMS00

ZDgyLWE4MmYtM2M3OGVjNGQ4OGY4&hl=en>. Acesso em: 23março 2013.

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWNhY2E3YzAtOWM5NC

00YTA3LTgyNjgtZGY0Y2JhZTcwM2Mw&hl=en>. Acesso em:23março 2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWMyNmYzZDAtMTBlN

C00Nzk0LWExYzctOWM1ZTI2MmViYWZi&hl=en>. Acesso em: 25março 2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8NDRmZmNlZDAtZDc4NS

00OGQ2LThlNmUtMTc3OTczMzg2OWQz&hl=en>. Acesso em: 26março 2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MmIxZGRhNzEtMDBiNi00

NzliLWJkZGYtMzlkZGY1MTVmMDY2&hl=en>. Acesso em: 2 abril 2013

-https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MTYzMmJmYmQtNmI3M

C00YzIxLTk0YTktNDhkNmNhMWY4NjE3&hl=en>. Acesso em: 5 abril 2013

...

Baixar como  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »