TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – LABORATORIO DE GESTÃO CONTÁBIL

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.909 Palavras (24 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA



ATPS – LABORATORIO DE GESTÃO CONTÁBIL

6º SEMESTRE



Fabiano Ulissesde Souza

380.976

KamillaPatricia Martins Barros

396.891

Munielle Cristina G.de Sousa

365.649

Solange Silva Moreira

351.083

Valdivino Gomesdos Anjos

356.666





Porangatu
Novembro/ 2014


Fabiano Ulissesde Souza

380.976

KamillaPatricia Martins Barros

396.891

Munielle Cristina G.de Souza

365.649

Solange Silva Moreira

351.083

Valdivino Gomesdos Anjos

356.666


/

ATPS – LABORATORIO DE GESTÃO CONTABIL

6º SEMESTRE


Atividade Prática Supervisionada apresentada á Universidade Anhanguera Interativa Uniderp como pré-requisito para da aprovação na disciplina de Laboratório de Gestão Contábil.










Porangatu/GO
Novembro/2014

 ETAPA 1

  1.  ABERTURA DE UMA EMPRESA COMERCIAL

       O processo de abertura de empresa requer que alguns critérios e normas estabelecidas sejam seguidos, como as regidas pelo Departamento Nacional de Registro do Comercio (DNRC) e o Código Civil. Primeiramente, é necessário definir todos os parâmetros dessa empresa, como o tipo de empresa, ou seja, o enquadramento como empresário individual, sociedade empresaria limitada ou sociedade simples limitada, bem como o tipo de participação dos sócios, como sócio administrador, que corresponde ao que exerce as funções na empresa e também se responsabiliza legalmente pela mesma e ainda recebe o retirado pró-labore, regido pelo registro desse desempenho mediante o contrato social, e o sócio quotista, que apenas tem participação tanto nos lucros quanto nos prejuízos da organização, não podendo exercer funções ou fazer retirada pró-labore.

       No entanto, após fazer essas definições, é preciso escolher e estabelecer o nome fantasia, que se trata da marca, apresentação ao publico, e o nome empresarial, que se trata da razão social da empresa, que será utilizado na documentação de toda sua movimentação. A definição dessa razão social envolve algumas restrições, e a Junta Comercial ou o Cartório são as instituições responsáveis por essa definição legal da pessoa jurídica. Além disso, é indispensável à definição e descrição do valor do capital social, que corresponde ao investimento inicial para existência da empresa e também para capital de giro, enquanto a mesma conquista espaço e melhores oportunidades no mercado ou no ramo de atividade inserida por meio das estratégias de marketing e divulgação adotadas.

      Do mesmo modo, é necessário fazer maior detalhamento das atividades a serem exercidas, bem como o ramo de atividade, que se divide em indústria, comercio atacadista, comercio varejista e prestação de serviços, sendo identificada por meio de codificação do CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica). Acrescenta-se também, as copias autenticadas da documentação (RG, CPF, comprovante de endereço dos sócios) e comprovante de endereço também da empresa, sendo este o alvará de licença para funcionamento, visto que é indispensável sua apresentação na elaboração do contrato social.

      Dessa forma, após a execução de todas essas definições e procedimentos, a empresa esta apta a ser registrado no órgão competente, que corresponde a Junta Comercial (Juceg) através da Agencia do Vapt Vupt, o que resultará na obtenção do contrato social da empresa.                   Posteriormente, é preciso fazer o cadastro na Receita Federal para obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), na Secretaria da Fazenda em Uruaçu-GO devido ser empresa mercantil, que contribuirá com ICMS, na Prefeitura Municipal de Porangatu-Go, que verifica as possibilidades de locação, liberando o alvará de funcionamento, além de cadastro na Previdência Social e Caixa Econômica Federal, para obtenção da inscrição, bem como cadastro no sindicato de categoria.

Em síntese, o processo de abertura se resume em:

  1. Elaboração do Contrato Social
  2. Busca e Definição do Nome Empresarial
  3. Registro na Junta Comercial
  4. Cadastro na Receita Federal
  5. Cadastro na Prefeitura Municipal
  6. Cadastro na Previdencia Social (INSS)
  7. Cadastro na Caixa Economica Federal (FGTS)
  8. Registro no Sindicato da Categoria

Razão Social: M S Silveira e Cia Ltda.

CNPJ: 10.125.375/0001-01

Nome Fantasia: Imperativos Computadores

2 ETAPA

2.1. PROCEDIMENTOS E DOCUMENTAÇÃO NECESSARIOS PARA CONTRATAÇÕES DE FUNCIONARIOS.

O processo de admissão inicia após o processo seletivo e escolha das pessoas adequadas para cada função. Assim, o empregador deverá fazer a solicitação da realização do Exame Admissional, pelo qual ira analisar a saúde ocupacional do contratado, tornando mais clara e real a capacidade física e mental para realização das tarefas proposta. Vale ressaltar que o custeio do exame médico é de responsabilidade do empregador. Independentemente da função ou salario, todo trabalhador a ser contratado tem esse trajeto a ser realizado. Após, o empregador solicitará também a documentação necessária para registro dos contratados, sendo estes xerox da RG, CPF, Titulo de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão de nascimento dos filhos (se tiver) juntamente com carteira de vacinação, Certificado Militar, Cartão do PIS, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS), Carteira de Habilitação, Comprovante de Endereço, Comprovante de Escolaridade, 2 fotos 3x4 para ficha cadastral, comprovante de contribuição sindical, ficha de solicitação de emprego assinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.6 Kb)   pdf (605.2 Kb)   docx (564.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com