TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria da contabilidade etapa 3 e 4

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

Passo 1 (Individual)

Ler o capítulo 1 do PLT e responder as questões a seguir:

a) Qual o objetivo da Contabilidade?

O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade.

b) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da

Contabilidade?

A qualidade das normas contábeis é superior à qualidade atual dos profissionais da área. Tal fato se deve, em parte, a expansão do número de Universidades pelo país, sendo a maioria privada. Porém, pode-se constatar que por outro lado existem contadores de grande qualificação, capazes de editar normas de tal escalão.

c) Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.

São eles: Investidores atuais, potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público.Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades.

d) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante.

Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufruído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos. É o que se convenciona chamar de "good will". 

e) O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens: São objetos que satisfazem a necessidade da empresa, possuem valor econômico podendo ser tangíveis (físico, exemplo Casa, Carro...) e intangível (algo que não existe fisicamente um exemplo seria marcas de empresas).
 
* Direitos: São valores que a empresa tem para receber de terceiros. As contas seguem com a denominação à receber. Ex: cheque à receber.

*Obrigações: São valores que a empresa tem para pagar à terceiros, as contas seguem com a denominação à pagar. Ex: Cheques à pagar.

f) Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data). O balanço patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivo. Na Contabilidade e no Direito, a palavra "balanço" decorre do equilíbrio ou da igualdade expresso nas seguintes fórmulas contábeis:
Patrimônio Líquido = Ativo - Passivo
Aplicações = Origens.   

g) Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos

As Contas Patrimoniais representam os Bens, Os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido, Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa num dado momento, através do Balanço Patrimonial. Exemplos:

Ativo

Bens: Caixa Veículos

Direitos: Duplicatas a Receber  e Títulos a Receber

 

Passivo

 Obrigações: Fornecedores e Duplicatas a PagarPatrimônio Líquido: Capital Social e Lucros Acumulados

As Contas de Resultados dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas. 

Por exemplo: a energia elétrica consumida, os materiais de limpeza consumidos (sabões, desinfetantes, vassouras, detergentes), o café consumido, os materiais de expediente consumidos (canetas, papéis, lápis, impressos etc.), a utilização dos serviços telefônicos etc.

h) Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?

É um relatório contábil que apresenta as receitas, custos, despesas, perdas e ganhos obtidos e suportados pela entidade, assim como as participações no seu resultado, evidenciando o lucro líquido apurado em um determinado período.

i) Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil?

Explique.

Uma sistemática contábil tem como objetivo organizar os dados da empresa e transformar informações geradas em relatórios. A tecnologia da informação auxilia as empresas que desejam manterem-se competitivas, pois além dela propiciar produtos melhores e mais modernos, faz também da informação, um instrumento eficiente de gestão empresarial para a tomada de decisões. Com isso, podemos compreender a importância sobre a utilização dos sistemas de informação contábil como componente de auxilio para um bom desenvolvimento e este sistema fortalece o plano de atuação das empresas, produzindo informações rápidas, precisas e principalmente úteis, propiciando uma estruturação de gestão inovadora.

j) O que se entende por capital de terceiros? Explique.

É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc.

Passo 2 (Equipe)

Discutir sobre as questões do passo 1 e desenvolver um texto explicativo sobre os entendimentos de definição e critérios de avaliação de ativo, passivo e patrimônio líquido em no mínimo cinco laudas e no máximo dez.

É importante uma compreensão mais ampla da teoria da Contabilidade para que se possa ter um melhor conceito e compreensão dos termos contábeis, que são um alicerce para a contabilidade, onde esse estudo contribuirá para evolução da percepção dos conceitos, sendo assim podemos concluir que o Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar a situação patrimonial e financeira de uma entidade em determinado momento, dentro de certas regras. Nessa demonstração, são evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (350.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com