TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria ADM Etapa 1

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

PASSO 2

Principais verificações de Taylor e Fayol para administração.

Taylor foi responsável pela teoria da administração cientifica, ênfase na definição das tarefas dos empregados , para aumentar a eficiência nas fábricas, os principais pontos de sua teoria foram: Princípios científicos em substituição ao empirismo, divisão do trabalho, divisão de autoridade e responsabilidade, treinamento e seleção do trabalhador e coordenação entre as atividades. Já Fayol foi responsável pela teoria administrativa clássica, ênfase na estrutura da organização, para aumentar  a eficiência da organização como um todo, complementando a teoria de Taylor, com seis funções básicas existentes na empresa, a quais são: Função técnica, comercial, financeira, contábil, de segurança e por fim a função administrativa, Fayol ainda elaborou 14 princípios que devem ser aplicados em empresas de acordo com a própria empresa: 1º Divisão de trabalho, 2º Autoridade e responsabilidade, 3° Disciplina, 4º Unidade de Comando, 5º unidade de direção, 6º Subordinação do interesse individual ao coletivo, 7º Renumeração, 8º Centralização, 9º Cadeias Hierárquicas, 10º Ordem, 11º Equidade, 12º Estabilidade, 13º Iniciativa e a  14º Cooperação.  

PASSO 3

Analisando a atual situação da empresa  JC confecções, destacamos os seguintes problemas organizacionais presente na empresa : A falta de organização e planejamento, falta de comunicação e liderança, falta de execução e controle, falta de divisão de cargos, falta de informação e conhecimento, desmotivação e insatisfação dos colaboradores, desperdício de tempo e material e por esses motivos a empresa passa pelas dificuldades, resultando na queda de venda e insatisfação dos clientes.   Podemos verificar que as causas dos problemas organizacionais ocorre pelo fato que a JC Confecções é uma empresa familiar fundada a pouco tempo pelos irmãos José e Carlos,  porém os dois não tem experiência  em administração, a empresa não tem nenhum tipo de planejamento, procedimento e definição dos cargos.  Por isso que atualmente os irmãos estão com dificuldades em administrar seu próprio negócio e essa falha não está afetando apenas no faturamento da malharia,  mas também no relacionamento de José e Carlos com seus colaboradores.

José Cuida de toda parte administrativa incluindo o departamento pessoal,  a falta de organização nessa área reflete em toda confecção,   exemplo disso é a falta de planejamento e organização, pois na empresa não tem  divisão de cargos conforme cada especialidade do colaborador. Carlos mas oito colaboradores são responsáveis por todo processo da produção: Molde, corte, costura e estamparia, porém não há um supervisor para garantir a qualidade do corte, da costura ou das malhas usadas. Por não haver organização e planejamento no processo da fabricação das peças, acaba fabricando um produto de má qualidade, onde o cliente acaba reclamando referente à qualidade dos produtos, já a desmotivação dos colaboradores acontece pela falta de liderança, refletindo-se no atendimento dos clientes, que sai prejudicado gerando um desconforto em relação a qualidade e atendimentos dos serviços prestados.        
- Contribuição das Teorias de Taylor e Fayol para a resolução dos problemas na empresa ‘JC Confecções ‘.
Para Taylor, os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas, eles também deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida. Se a empresa JC Confecções se basear nesses princípios conseguirá fazer a divisão de seu pessoal com a Administração Cientifica ocorreu uma repartição de responsabilidades: a administração (gerência) fica com o planejamento (estudo minucioso do trabalho do operário e o estabelecimento do método de trabalho) e a supervisão (assistência contínua ao trabalhador durante a produção), e o trabalhador fica com a execução do trabalho, pura e simplesmente. Para Taylor, a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas por quatro princípios, Principio de Planejamento, Princípio do Preparo, Princípio do Controle e Princípio da Execução. Já Fayol, tinha uma visão mais gerencial com resultados finais na produção. As funções da empresa são repartidas em cinco nas quais as Administrativas englobam as funções universais da Administração que são: prever (envolve avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele), unidade, continuidade, flexibilidade e previsão (aspectos principais de um bom plano de ação), organizar (proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa), comandar (leva a organização a funcionar). Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais, coordenar (harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu negócio e seu sucesso). Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins e controlar (consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos). O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a ocorrência. Com essas cinco funções, é possível a JC Confecções conseguir se reerguer no mercado, fazendo a previsão, a organização, o comando, a coordenação e o controle, e assim aumento sua produção no final do mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com