TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Contabilidade 2º semestre

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário:

Etapa um2

Passo três (Contabilidade)3

Princípios fundamentais da contabilidade5

Entidades 6

Competências e prudências7

Regime da competência8

Confiabilidade9

Referencias Bibliográfica10

Etapa 01

Passo 02

  1. O homem primitivo, 3000 A.C.
  2. Na mesopotâmia.
  3. No Egito.
  4. Os egípcios simplificaram os registros.
  5. Os Romanos.
  6. O homem que fez parte do renascimento, sua contribuição foi sua obra, que expõe o método das Partidas Dobradas.
  7. O princípio contábil, todo lançamento a credito de uma conta, faz com que surge outra conta onde se registra a mesma importância a debito.
  8. Os contadores.
  9. Em 1810, iniciava-se (Aula de Comercio da Corte).
  10. Associação dos Guardas Livros da Corte, fundada em 18 de Abril em 1869 no Rio de Janeiro.
  11. Em 1924, na cidade do Rio de Janeiro.
  12. Eurico Gaspar Dutra.
  13. Um instrumento surgiu cerca de 3500 anos atrás, sua função era auxiliar o contador.
  14. Em 1642, o francês Blaise Pascal.
  15. Halcon Ellis, em 1901, a máquina se chamava Ellis.
  16. Uma máquina de escrever.
  17. É a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Exemplos de contabilidade: tipos de acessória, contabilidade completa atendendo a legislação, guias e relatórios da empresa de fatos contábeis, balanço patrimonial, demonstração de resultado de exercício.
  18. O livro diário é obrigatório pela legislação comercial e registra as operações da empresa no seu dia-a-dia, surgiu entre 1450 e 1455, ele serve para registrar as operações das empresas, como citado acima.
  19. A contabilidade teve uma enorme importância no seu surgimento, pois sem seu surgimento não existiria hoje a “História da Contabilidade”, pois o homem primitivo já praticava a contabilidade contando seus alimentos e instrumentos de caça e pesca. O homem começava a registrar seu patrimônio na mesopotâmia, já era a origem do diário.  
  20. Hoje em dia a contabilidade é tão importante que é reconhecida como uma ciência e também é lei, obrigatório às empresas registrarem seus fatos contábeis, com um método simples muito conhecido, o método das “Partidas Dobradas”. É tão importante, pois seu objetivo e a correta representação do patrimônio e na apreensão, nas causas e nas suas mutações. Exemplos: A aplicação da contabilidade, é uma entidade particularizada, busca promover os usuários, com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações o que compreende registros, demonstrações, analises a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.

Passo 03

Contabilidade algo que já vem de muitos e muitos anos atrás, e que hoje é de extrema importância para todos, pessoas e empresas, a contabilidade no dia-a-dia das empresas tem sua função de determinar o patrimônio da entidade e suas mutações assim, dando uma visão muito mais ampla da entidade, de seus custos, suas despesas entre outros.

Essa profissão é uma profissão que ao ser formar, e ser um bom profissional na área, a probabilidade de desemprego são zero, por que desemprego zero, porque toda empresa que está formalizada precisa no mínimo um contador, para realizar os cálculos e deixa-la em condição de atuar no mercado.

Maneiras de ganhar dinheiro na contabilidade hoje em dia:

  1. Trabalhar como um contador: você pode ser auditor, trabalhar para empresas públicas ou privadas da área.
  2. Abrir um escritório de contabilidade: já é diferente do número 1, pois você não irá trabalhar para outros e sim para si mesmo, seu próprio negócio, mas prestando serviço por conta para outras empresas.
  3. Abrir outro tipo de negócio: porque abrir outro tipo de negócio, pois o conhecimento contábil ele te auxilia até com outro negócio que não tenha nada a ver com a contabilidade, ele te dá uma visão muito mais ampla de como administrar seu negócio, como resolver problemas na empresa com atitude.
  4. Usar o conhecimento contábil para melhorar na carreira: seja você um médico, um advogado ou qualquer outra profissão, se você tem um conhecimento contábil com certeza você vai organizar suas finanças, se planejar melhor, organizar sua vida pessoal, seu dinheiro pagar menos juros, enfim fazer investimentos no momento certo.

Sobre o profissional da contabilidade, quantos são na atualidade, são cerca de 490 mil profissionais dentro do sistema CFC (Conselho Federal de Contabilidade) em todos os conselhos regionais, e só em são Paulo aproximadamente 138 mil profissionais que participam efetivamente, e dentro desses 138 mil em torno de 27% são jovens até os seus 38 anos de idade (números de agosto de 2013) e essa profissão é a quarta profissão demandada no mercado mundial, era a quinta em um passado não muito distante. Essa condição permite um acesso mais rápido e efetivo no mercado de trabalho e também em relação ao custo benefício, muito bom ótimo, diga-se de passagem.

 Existe uma demanda de jovens, para atender empresas de pequeno, médio e até grande porte, o Brasil como é um país em desenvolvimento, a contabilidade e bem diferente em relação a um País desenvolvido, por exemplo, em um País sendo desenvolvido, ainda existe essa cultura sendo desenvolvidas, muitas empresas especialmente as pequenas e médias elas acabam gerindo seus negócios, nãos monitorando seus negócios, pela contabilidade, quando que pelos países desenvolvidos as decisões são tomadas com base na contabilidade é uma metodologia de gestão que assegura a qualidade na tomada das decisões. O Brasil ainda tem muito que se desenvolverem, assim nós jovens têm tendências a se desenvolver nas diversas frentes, montando a própria empresa de contabilidade ou desenvolver um carreiro solo, ou se dedicar em uma empresa de auditoria.

Hoje existem em torno de 80 mil escritórios de contabilidade, existe uma massa de escritórios significativa para atender empresas.

A contabilidade é a profissão da transparência, a profissão da ordem e do progresso de uma nação, de uma empresa e de uma sociedade, sem a transparência não existe controle, sem o controle não existe organização e muito menos disciplina. Todas essas características e competências vão além de uma característica ou competência técnica que um profissional da contabilidade tem que ter, hoje em dia existe aquele profissional muito mais multidisciplinar, desenvolvendo competências sócias, competências técnicas, competências comportamentais e nesse sentido o conselho regional de contabilidade do estado de são Paulo ele é muito ativo, principalmente existe toda uma oferta para esses profissionais da contabilidade de se manterem atualizados, nas diversas frentes, por exemplo, na indústria, no comercio, no terceiro setor, na área pública que é muito competitiva, não basta ser só disciplinado, não basta só ter colado grau e ter passado pelo exame de eficiência, e ter seu registro, mas do que tudo isto é se manter atualizado referente a todas as mudanças que acontece em nosso pais e no dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com