TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS_gestao conhecimento

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.734 Palavras (19 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 19

Niteroi, RJ/2014.

INTRODUÇÃO

A gestão do conhecimento vai além do processamento de informações objetivas, consistindo em acessar ideias, intuições, descobertas ou visões e torná-las organizadas, de modo que sejam incorporadas por novas gerações de estudantes, grupos de trabalho ou comunidades sociais. Nas últimas três décadas, as organizações brasileiras, tanto privadas como públicas, de forma crescente passaram a se conscientizar da importância da revisão dos seus modelos de gestão: no caso das empresas privadas, a motivação era a sua sobrevivência e competitividade no mercado; no caso das empresas públicas, tal motivação era a sua capacidade de cumprir sua missão, ou seja, atender com qualidade a prestação de serviços de interesse da sociedade. Assim como Sanchez, Heene e Thomaz (1.996) acreditavam que conhecimento pode ser definido como o “conjunto de crenças mantidas por um indivíduo acerca de relações causais entre fenômenos”, podemos considerar que o conhecimento da empresa é fruto das interações que ocorrem no ambiente de negócios e se desenvolve através do processo de aprendizagem. O conhecimento na organização se cria através de diversos níveis de interação social. O modelo de gestão do conhecimento é caracterizado por um conjunto de processos que governa a criação. Investir na gestão do conhecimento é investir visando o futuro da empresa, e com isso permanecer cada vez mais ativo no mercado competitivo. Na era do conhecimento, a gestão do conhecimento passa a ter um papel importante como sistematização e potencial de inovação nos processos de criação de conhecimento através da interação entre as pessoas. Em muitas empresas a implementação da gestão do conhecimento nas organizações, ainda não é 100% realidade. Deve-se ainda buscar reduzir a resistência presente e futura, diminuindo as barreiras à implantação de novo modelo, e reconhecer a importância dos relacionamentos no ambiente de trabalho. Cada organização deve adaptar o desenvolvimento teórico e acadêmico a sua realidade e que utilize os canais da comunicação para isso. Ao mesmo tempo, focando a realidade empresarial brasileira, constata-se que as organizações nacionais, tanto públicas como privadas, já desenvolvem esforços no sentido de recuperar o tempo perdido (de pelo menos duas décadas) que levou a um atraso em relação à situação mundial. No entanto, se há poucas empresas brasileiras consideradas de "classe mundial", já é possível avaliar a partir destas a aplicabilidade das novas práticas gerenciais que garantirão a sua sobrevivência num mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

DESENVOLVIMENTO

A Gestão do Conhecimento é definida com o objetivo de gerar, identificar e compartilhar o conhecimento intelectual dos membros de equipes em prol de uma empresa. Com o seu incentivo, a organização passa a ter mais uma ferramenta para melhorar sua competitividade. O conhecimento é dividido em Tácito e Explícito, sendo o  primeiro como próprio de cada indivíduo, ou seja, adquirido por suas experiências vividas e o segundo baseado em linguagens já registradas. Tornar gestores e funcionários capazes de aumentar a competitividade da empresa por meio da inovação é um dos maiores benefícios quando se implanta uma gestão de conhecimento com sucesso, e dentro deste contexto de gestores e funcionários, podemos citar a importância do trabalho em equipe, é através dele, que as organizações utilizam métodos de controle da qualidade para solucionar problemas e garantir o cumprimento de padrões operacionais. São as equipes que analisam os problemas, sugerem, implantam e acompanham as soluções quando aprovados.

As equipes são unidade fundamental de aprendizagem nas organizações, a organização só terá capacidade de aprender, se os grupos existentes nela aprenderem. Se levarmos em consideração que as equipes constroem um ambiente importante para socialização de conhecimentos e tomada de decisões, fica evidente que os resultados que o trabalho em equipe pode apresentar tem um impacto significativo para as organizações que prezam a gestão do conhecimento.

A implantação da gestão do conhecimento requer o trabalho em equipe e está equipe deve estar muito bem articulada com toda organização.

A sobrevivência de uma empresa em meio à concorrência da globalização é definida nos resultados organizacionais, nos seus produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Nas organizações, há uma forte ênfase na criação de condições ambientais, sociais e tecnológicas que viabilizam a geração, a disponibilização e a internalização de conhecimentos por parte dos indivíduos, com o propósito de subsidiar a tomada de decisões.

O sucesso ou fracasso de qualquer organização dependem da vantagem competitiva. A vantagem competitiva não pode ser compreendida observando-se a organização como um todo, ela tem origem nas inúmeras atividades distintas que uma organização executa.A diferenciação pode originar-se de fatores diversos, e é criada através das atividades da empresa, essa diferenciação, é que vai definir se a empresa terá espaço na concorrência global.
A gestão do conhecimento ajuda a resolver problemas de competitividade e inovação nas empresas e é tão importante como todos os outros recursos existentes numa organização.
Podemos definir gestão do conhecimento como a vertente responsável pelos processos de criar, recolher, organizar, difundir, usar e explorar a conhecimento dos colaboradores da organização. É a abordagem de integrar, identificar, gerar e partilhar toda informação da empresa e aproveitar ao máximo as experiências pessoais dos trabalhadores.
Os benefícios das organizações adotarem a gestão do conhecimento são muitos, pois oferece maior agilidade e capacidade de resposta, e aumenta o rendimento dos trabalhadores e contribui para que estes setores nem mais competitivos e rentáveis. A gestão do conhecimento é de total importância para as organizações, pois é ela a responsável pela capacidade de inovar, criar novos produtos e novos mercados em uma empresa, sem uma boa gestão a empresa terá sérios problemas com relação à produtividade e crescimento.

Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.
As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.
A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (62.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com