TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA

Seminário: AUDITORIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Seminário  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

AUDITORIA

Explicar o que é auditoria ?

Auditoria é em um examinar sistematicamente as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas à consecução dos objetivos, podendo ser no público ou privado, nos órgãos públicos para fiscalizar a aplicação dos recursos e nas lojas comerciais, indústrias, etc., para averiguar se os impostos e planejamentos estão de acordo.

Quais os tipos de auditoria existentes ? explicar cada uma?

A auditorias podem estar em conformidade com diversos critérios, como por exemplo, o objetivo, a periodicidade e o posicionamento do auditor/órgão fiscalizador. O objetivo de uma auditoria pode estar relacionado à necessidade de se verificarem falhas em um processo e, assim, poder corrigi-lo.

Tipos de auditoria são :

Para a forma de abordagem:

Auditoria Horizontal – Auditoria com tema específico, realizada em várias entidades ou serviços, paralelamente.

Auditoria Orientada – Foca em uma atividade específica qualquer ou atividades com fortes indícios de fraudes ou erros.

Para o órgãos fiscalizadores:

Auditoria Interna – Auditoria realizada por um departamento interno, responsável pela verificação e avaliação dos sistemas e procedimentos internos de uma entidade. Um de seus objetivos é reduzir a probabilidade de fraudes, erros, práticas ineficientes ou ineficazes. Esse serviço deve ser independente e prestar contas diretamente à classe executiva da corporação.

Auditoria Externa – Auditoria realizada por uma empresa externa e independente da entidade que está sendo fiscalizada, com o objetivo de emitir um parecer sobre a gestão de recursos da entidade, sua situação financeira, a legalidade e regularidade de suas operações.

Auditoria Articulada – Trabalho conjunto de auditorias internas e externas, devido à superposição de responsabilidades dos órgãos fiscalizadores, caracterizado pelo uso comum de recursos e comunicação recíproca dos resultados.

Por área envolvida:

Auditoria de programas de governo – Acompanhamento, exame e avaliação da execução de programas e projetos governamentais.

Auditoria do planejamento estratégico – verifica se os principais objetivos da entidade são atingidos e se as políticas e estratégias são respeitadas.

Auditoria Administrativa – Engloba o plano da organização, seus procedimentos, diretrizes e documentos de suporte à tomada de decisão.

Auditoria Contábil – É relativa à fidedignidade das contas da instituição. Essa auditoria, consequentemente, tem como finalidade fornecer alguma garantia de que as operações e o acesso aos ativos se efetuem de acordo com as devidas autorizações.

Auditoria Financeira – Conhecida também como auditoria das contas. Consiste na análise das contas, da situação financeira, da legalidade e regularidade das operações e aspectos contábeis, financeiros, orçamentários e patrimoniais, verificando se todas as operações foram corretamente autorizadas, liquidadas, ordenadas, pagas e registradas.

Auditoria de legalidade – conhecida como auditoria de conformidade. Consiste na análise da legalidade e regularidade das atividades, funções, operações ou gestão de recursos, verificando se estão em conformidade com a legislação em vigor.

Auditoria Operacional – Incide em todos os níveis de gestão, nas fases de programação, execução e supervisão, sob a ótica da economia, eficiência e eficácia. Analisa também a execução das decisões tomadas e aprecia até que ponto os resultados pretendidos foram atingidos.

Auditoria da Tecnologia da Informação – Tipo de auditoria essencialmente operacional, por meio da qual os auditores analisam os sistemas de informática, o ambiente computacional, a segurança de informações e o controle interno da entidade fiscalizada, identificando seus pontos fortes e deficiências.

Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?

Auditor:

• agir de acordo com os requisitos de auditoria aplicáveis.

• comunicar e elucidar os requisitos da auditoria.

• planejar e realizar as suas atribuições eficaz e competentemente.

• documentar as observações.

• relatar os resultados da auditoria.

• verificar a eficácia das ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com