TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA

Projeto de pesquisa: AUDITORIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP

CURSO: Ciências Contábeis.

AUDITORIA

CORUMBÁ/MS.

2014

AUDITORIA

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado

ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Uniderp,como requisito para a avaliação da disciplina Auditoria, em Ciências Contábeis.para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Introdução

A auditoria desempenha um papel fundamental na empresa que está sujeita á avaliação, que geralmente são empresas de capitais abertos, na maioria dos casos, nesta área opta-se pela auditoria externa, pois este possui maior independência e especialização. Afinal para que se tenha certeza que os fatos apresentados são verídicos as analises devem ser efetuadas por um auditor de extrema confiança profissional de quem o contratou, pois no mercado de investimentos as ações estão em constante

1-Explicar o que é Auditoria.

De maneira geral Auditoria, significa conferencia,verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se opõe.

2-Quais os tipos de auditoria existente? Explicar cada uma delas Auditoria Interna e Auditoria externa. A auditoria interna compreende a exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade de processos, dos sistemas de informação e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento dos seus objetivos.

A auditoria externa tem como principal finalidade aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no período sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica aplicáveis.

3. Quais as responsabilidades de um auditor externo e do auditado?

Tanto o auditor como o cliente-auditado tem obrigações e responsabilidades perante todos os stakeholders. Um primeiro e fundamental ponto a ser destacado é o fato de que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado e que este, por conseguinte, é o responsável direto por tudo o que nela conste ou que por ventura seja omitido por qualquer motivo.

4- Qual a postura que o auditor deve ter? Explicar.

Deve-se seguir sempre de acordo com os procedimentos éticos da profissão contábil, inclusive as relativas a independência, no que diz respeito aos trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis. O código de ética profissional do contabilista bem como as NBC PAs estabelecem princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis e fornece estrutura conceitual para a aplicação desses princípios, que estão em linha com os princípios fundamentais, cujo cumprimento peloauditor é exigido pelo Código IFAC.

Auditoria, significa conferencia, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria seopõe. A auditoria pode ser divida em dois grupos:

Auditoria interna e auditoria externa. A auditoria interna compreende a exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade de processos, dos sistemas de informação e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento dos seus objetivos. A auditoria externa tem como principal finalidade aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Nesse sentido, c ompreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no período sob exame e assegurar que estas forem elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica aplicáveis.

O auditor independente é submetido a diversas normas em relação ao seu trabalho.

Em todos os casos de auditoria, a principal norma é o sigilo das informações e resultados, tanto que nos casos de auditoria interna, não deve estar subordinada qualquer diretoria, uma vez que o auditor interno é funcionário da empresa, deve-se, portanto estar subordinada diretamente a presidência da empresa.

O código de ética profissional do contabilista bem como as NBC PAs estabelece princípios fundamentais de ética profissional relevante para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis e fornece estrutura conceitual para a aplicação desses princípios, que estão em linha com os princípios fundamentais, cujo cumprimento pelo auditor é exigido pelo Código IFAC. A saber: Integridade, Objetividade, Competência e zelo profissional, Confidencialidade, e Conduta Profissional.

As demonstrações contábeis auditadas pelos auditores externos são aquelas obrigatórias pela legislação: Balanço patrimonial, demonstrações das mutações do patrimônio líquido, demonstrações do resultado do exercício, demonstração do fluxo de caixa, demonstração do valor adicionado, demonstração do resultado abrangente. As DCs são complementadas pelas notas explicativas para um melhor entendimento.

O Balanço Patrimonial, apresenta a posição estática dos bens direitos e obrigações, é formado pelo ativo, passivo e patrimônio líquido.

A DCs Demonstração das mutações do Patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com