TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA INTERNA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  1/5/2018  •  Monografia  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 18

AUDOTORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES

SANTOS, Alexandre Eduardo Reis[1]

RESUMO

As organizações encontram-se, na atualidade, em um mercado cada vez mais competitivo. Nesse sentido, torna-se indispensável um departamento que possa assegurar a qualidade dos controles internos da organização, de seu patrimônio e da efetividade de seus resultados e não somente a confecção de relatórios e controles contábeis. A auditoria interna é um ramo da ciência contábil que proporciona aos usuários plena segurança e clareza nas informações, através de conferências sistemáticas e constantes. Revela-se como uma oportunidade para os contadores oferecendo algo mais do que os serviços típicos da profissão, agregando muito mais valor ao ofício do profissional contábil. Desse modo, o tema do presente auditoria interna e sua importância para as organizações. Tem-se por objetivo analisar tal conceito demonstrando os benefícios de tal tipo de auditoria no âmbito das organizações.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde se procurou colacionar importantes considerações sobre o tema escolhido.

 

Palavras-chave: Ramo. Contabilidade. Auditoria. Interna.  

1        Introdução

A auditoria é uma técnica contábil representada pelos processos de acompanhamento e conformidade das atividades contábeis e financeiras de uma organização, para fins de detecção de erros e fraudes com a finalidade de prevenção e orientação. Suas tarefas consistem em verificação da autenticidade dos relatórios, contas contábeis, processos financeiros, registros, entre outros documentos, para fins de fornecer maior segurança às empresas, sócios, acionistas e terceiros interessados na saúde da organização. A auditoria é importante como ferramenta de autocontrole das empresas.

As empresas necessitam de segurança quanto aos seus procedimentos, bem como à conformidade de seus registros com o que determina a legislação correlata, nos aspectos contábeis, tributários, financeiros e comerciais. Um departamento específico de auditoria interna, composto de colaboradores da própria organização, devidamente habilitados a exercerem as funções de auditores, trarão essa segurança, bem como agirão tempestiva e preventivamente quanto à algum aspecto que deva corrigido/orientado.

 Nesse sentido, os auditores da organização precisam ter acesso livre e irrestrito aos registros das atividades da empresa, em todos os setores e áreas de atuação, para fins de coleta de dados que possibilitem a verificação da conformidade dos registros com o que realmente está sendo realizado.  Os aspectos de risco, relevância e materialidade devem ser observados quando do desenvolvimento das atividades de auditoria para fins de que a mesma seja eficiente, eficaz e efetiva.

Desse modo, o tema do presente estudo é auditoria interna e sua importância para as organizações.

A justificativa de tal tema reveste-se da importância de um departamento especializado de auditoria para as organizações bem como para os profissionais de contabilidade, que passam a exercer funções mais do que as rotineiramente exercidas no âmbito de suas atribuições podendo contribuir com o sucesso da organização de forma mais atuante, e não apenas no registro passivo das rotinas contábeis.

Com a complexidade do mundo os negócios bem como pelas mudanças constantes no cenário nacional e, por que não dizer mundial, as empresas necessitam, cada vez mais, de controlarem seus empreendimentos de uma forma abrangente e segura. O papel da auditoria interna nessa questão é fundamental, visto da independência funcional que seus especialistas devem ter, no sentido de terem amplo acesso aos registros da organização, para a execução ode suas atividades. Nesse diapasão indaga-se: Qual a importância efetiva da auditoria interna em uma entidade/sociedade?  

O Objetivo geral deste trabalho é apresentar a auditoria interna e demonstrar a sua importância na estrutura organizacional e nos sistemas de controle  de uma organização.

Como objetivos específicos pretendem-se:

  • Caracterizar a auditoria interna dentro de uma organização;
  • Levantar os atributos necessários ao profissional que pretenda exercer as atividades de auditor interno;
  • Demonstrar as técnicas utilizadas para fins de realização de auditoria interna em uma organização.

O presente trabalho define-se por uma pesquisa científica, bibliográfica, de caráter qualitativo realizada através de livros, artigos acadêmicos, periódicos e sites especializados quanto ao tema proposto.

2        A Utilização da Informação Contábil

Em um mercado globalizado a concorrência será sempre acirrada e a informação contábil demonstra-se cada vez mais imprescindível para a determinação da estratégia adequada para fins, principalmente, de favorecer as organizações nacionais quanto à competitividade com grandes corporações transnacionais, almejando a expansão mundial das mesmas.  

Neste ambiente competitivo, Araújo e Assaf Neto (2003, p.16) apresentam uma nova finalidade para a contabilidade: além da divulgação das informações financeiras usuais: a divulgação de informações econômicas destinadas a diversos níveis de usuários (tanto internos como externos).  

Desse modo, a utilidade da contabilidade se conceitua no sentido de atender a diversificados interesses dos seus usuários, nas diversas abordagens e não apenas na área financeira, visto que as mesmas não são excludentes mas complementares em termos informacionais.

A contabilidade deve gerir informações sobre os dados que retratem a organização, não apenas sua rentabilidade, mas, principalmente, o valor econômico gerado por suas atividades. Afirma Padoveze (1999, p.01), que a contabilidade gerencial moderna deve estar inclusa no processo de gestão para investigar de forma contínua a efetividade da utilização dos recursos organizacionais para a criação de valor para os acionistas, clientes e credores.

Como bem ponderam Araújo e Assaf Neto (2003, p.32), os métodos utilizados pelos gestores para a gestão financeira da empresa mudaram, visando como objetivo primordial a maximização da riqueza dos acionistas. Deste modo, os gestores necessitam de informações que permitam aos acionistas verificar se os seus fins estão sendo alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com