TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Instituições Financeiras e Mercados de Capitais

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 4

1. Elabore um resumo sobre o Copom e a ata da sua última reunião.

O COPOM – Comitê de Política Monetária – é um órgão com a finalidade de estabelecer diretrizes da política monetária, definir a taxa básica de juros e regular a liquidez da economia utilizando instrumentos de política monetária. Este comitê se reúne a cada 45 dias para fixar a Selic, taxa básica de juros, que serve como baliza de outros indicadores econômicos.

Nestas reuniões são feitas análises da situação econômica no país e no mundo, são feitas projeções em relação à economia e apresentam propostas de mudança ou não da taxa Selic. As ponderações são feitas e depois é votada a proposta de variação na taxa Selic. Na semana seguinte, a ata da reunião é divulgada à imprensa.

A 185ª reunião do COPOM, aconteceu no mês de setembro e teve início com uma análise a respeito da evolução da economia. Esta análise levou em conta vários índices; com relação ao IPCA, observou-se que há persistênciada em inflação, em especial , no setor de serviços.

O IGP teve uma diminuição em razão das pressões de custos de mão de obra, que dependerão das condições atuais prospectivas da demanda e das expectativas dos formadores de preços em relação à trajetória da inflação.

Foi observado um declínio marginal da produção do setor privado pelo quinto mês consecutivo. O índice de confiança do consumidor recuou 4,3% e o índice de confiança na indústria e nos serviços recuaram pelo oitavo mês seguido. Quanto à agricultura, houve um crescimento de 2,6% na produção de 2014, em relação ao mesmo período de 2013.

Em relação ao emprego, houve a menor geração líquida de postos de trabalho desde 1999. O comércio também recuou e continuará sendo influenciado pelas transferências governamentais, pelo ritmo de aumento da massa salarial real e pela expansão moderada do crédito.

Após todas estas análises, passou-se a debater a respeito da implementação da política monetária. O COPOM indica que taxas altas de inflação elevam riscos e diminuem investimentos, diminuem o poder de compra dos salários e de transferência, reduzem o potencial crescimento da economia com o geração de empregos e renda.

O Copom afirmou também que riscos baixos para a inflação subjacente no curto prazo potencializam os efeitos das ações de política monetária que poderão afetar de forma mais duradoura a dinâmica da inflação plena no futuro.

Considerou, por fim, que os riscos para a estabilidade financeira global permanecem elevados e diante de todos os dados e avaliações, decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11%.

2. Apresente uma opinião sobre o conteúdo da ata para o atual momento do país. Você pode ou não concordar com o que leu em revistas ou portais que analisaram a mesma ata, mas é importante que fundamente a sua opinião.

A leitura da ata da 185ª reunião do Copom, confesso, que me deixou ainda mais assombrada com a situação econômica do país. A situação econômica há algum tempo não é das melhores, mas o cenário apresentado e comentado na reunião do Copom é, no mínimo, desastroso.

Na época em que houve a divulgação dos dados, a imprensa e vários analistas fizeram comentários pessimistas, mas poucos se detiveram a explicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com