TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS

Por:   •  7/6/2017  •  Resenha  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO I – AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS

Projetos são executados por vários motivos, sejam pessoais ou organizacionais. Podem ser para fazer uma viagem, um novo curso, uma pós-graduação, a abertura de um negócio, expandir um negócio existente, lançar um produto, enfim por diversas razões. Porém, todo projeto tem riscos associados, além é claro de custos para execução, desta forma antes de investir em determinado projeto é necessário verificar sua viabilidade. Portanto analisar a viabilidade de qualquer projeto é a grande sacada para que o sucesso a ser alcançado não se torne um fracasso.

A tomada de decisão é uma competência indispensável no ambiente organizacional e, portanto, de projetos. A tomada de decisão não é algo puramente quantitativo, é algo que ultrapassa o limite dos números. Para analisar a viabilidade de projetos de investimentos são considerados aspectos como viabilidade técnica e estratégica, que aliados as análises econômico-financeiras, complementam fatores que contribuirão para uma boa tomada de decisão, minimizando assim, o erro. O conjunto das informações coletadas, projetadas e mensuradas, juntamente com a avaliação dos resultados financeiros esperados darão clareza e condições ao gestor tomar a decisão mais adequada ao projeto.

O empreendedor procura sempre investigar e conhecer as oportunidades e tudo o que as rodeia. O empreendedor possui características próprias que são de extrema importância no processo de análise de viabilidade de projetos, já que proporciona uma boa tomada de decisão. São visionários, sabem explorar ao máximo as oportunidades, são determinados, são otimistas, são líderes, assumem riscos calculados, planejam. Baseado nisso, a visão empreendedora do gestor, possibilita a identificação das informações apresentadas pelo estudo de viabilidade de um projeto, a fim de escolher se irá aceitar ou não os riscos e as possibilidades associadas ao projeto de investimento.

O contador é de fundamental importância, pois propicia aos gestores condições como segurança e confiabilidade. Além de contribuir com as projeções tradicionais da contabilidade, como obrigações fiscais, com pessoal, mensuração de materiais e custos, ajudarão na tomada de decisões financeiras do projeto. Desta forma o papel do contador será no desenvolvimento e preparação de dados econômico-financeiros que refletirão a viabilidade do investimento. Além disso, o profissional contábil é preparado para consultoria técnica, a fim de orientar e auxiliar o empreendedor pelo melhor caminho a se trilhar e possíveis otimizações no planejamento a serem realizadas.

Para se ter uma boa análise de viabilidade, é necessário conhecer dados como recursos necessários, recursos disponíveis, projeção de custos e despesas, fluxos de caixa, retorno esperado, preços praticados no mercado. Assim, o orçamento é um valioso instrumento para esta análise, já que será possível visualizar e prever, de forma mais precisa, como se espera que transcorram os projetos do empreendimento, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura. Ainda no orçamento é possível, para o gestor, traçar estratégias e aprimoramentos, a fim de se chegar a projeção de receita, custos, despesas e retorno esperados.

Finalmente pode-se falar dele, um instrumento geralmente usado por formalidade, mas que deveria ser usado constantemente, desde a abertura de um novo negócio, quanto no gerenciamento do mesmo. O Plano de negócios é uma ferramenta em forma de documento que reúne todas as informações de uma futura empresa ou de uma empresa existente que auxilia e muito na elaboração e execução de estratégias. Dentre todas as possibilidades e objetivos de um plano de negócios, a viabilidade de projetos é uma das mais importantes, pois é através dela que será possível responder a questões como: Vale a pensa abrir este negócio? Vale a pena investir nisso? Compensa implementar este serviço? E este produto? O Plano de negócios irá orientar nas informações do ramo, produtos e serviços, possíveis clientes, fornecedores, concorrentes, os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, análises financeiras e de mercado, contribuindo de moda a identificação da viabilidade de execução do projeto, tornando o risco presente na tomada de decisão mínimo.


RESUMO II – PLANEJAMENTO X PLANO DE NEGÓCIOS

Planejar é, antes de mais nada, decidir antecipadamente. O planejamento é importante para tudo o que fazemos em nossas vidas, desde um simples piquenique até uma grande viagem. Isso não é diferente no contexto organizacional, conduzir os passos de uma empresa sem planejamento é o mesmo que sair de viagem sem destino definido. É possível conhecer lugares legais e ter momentos prazerosos, mas é mais provável que tenha situações desagradáveis e que os custos não agradem. Independentemente do tamanho, toda empresa deve fazer um planejamento, pois este é o que tem a função de antecipar o que a organização deverá fazer e quais as metas e objetivos a serem alcançados, servirá como base para a execução dos projetos e atividades e é fundamental para a sua sobrevivência.

Uma importante ferramenta no planejamento, com função primordial, é o plano de negócios, que é uma espécie de roteiro que expõe as ideias, estratégias, a viabilidade, os riscos inerentes ao negócio, ou seja, tudo que é necessário para o crescimento e sucesso da organização. Além de ser usado como um documento para abertura de um novo negócio, o plano de negócios pode ser usado como uma ferramenta de gestão contínuo no empreendimento já estabelecido e em funcionamento, portanto ser usado como um suporte contínuo dos empresários. Além de guiar no processo de melhoria da empresa, o plano de negócios, pode ser usado como feedback, a fim de avaliar se os objetivos e metas estão sendo cumpridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com